Sabem me dizer se há uma ferramenta nativa do eclipse pra modelagem ou, em segunda opção, um plug-in? Minha intenção é modelar e a ferramenta gerar o código já dentro da IDE.
Dessas ferramentas de modelagem, qual a mais usada no mercado, hoje?
Ola Joabe, outro dia testei vários plugins para o eclipse mas achei todos ruim e alguns depende de ter um software instalado como um resource externo a IDE, então não sei se ira ajudar você mas o melhor que eu encontrei foi o Astah a versão free tem algumas limitações mas da para usar o top em modo trial por 30 dias, com esta versão é possivel ler seu projeto e gerar de forma automatica diagramas de classes do sistema, a UML é bem simples trabalhar com ele e vários outros tipos de diagramas, vale a pena conferir, abraços.
Mas na minha opinião ele é bem limitado.
Se você for trabalhar com frameworks mais atuais, acredito que vai mais atrapalhar do que ajudar na parte de você gerar o UML e já sair o código java para você.
Eu mesmo não gostei da abordagem dele nesse sentido de já gerar o código java.
Mas para diagrama é uma boa ferramenta free.
Há um plugin para modelagem UML no site do eclipse, chamado Papyrus. Segue o link para escolher a versão do Plugin de acordo com a versão do Eclipse que você usa: