Fazer software e vender a Clientes, vira?

Olá Galera…
Uma coisa que vejo que alguns profissionais estão fazendo é criar ‘aplicações’ especificas, para empresas e vendem elas e em cima disso para atualizar, cobram a parte…
Na opinião de vocês, ainda vira isso?

Olá

Então acho que depende muito do contrato que é feito entre a empresa e a desenvolvedora de software.

Creio que seria o mais justo, atualizações de tecnologia deve ser compradas e atualização de correção de bug da plataforma deve ser gratuitos, não sei é uma hipótese.

Mas depende muito.

FLwssss

Olá…
Bem, sobre a tecnologia a ser usada, seria Java Swing e MySQL, um sistema remoto a principio.
Agora, quais áreas do mercado, qual seria uma boa idéia pra se desenvolver?
Aguardo dicas… e sugestões.

Algo como freela é bom?

Bom de que tipo de software você está falando, e qual tipo de cliente vc está visando ?

Você pode fazer um software para a locadora da sua rua (se ela já não tiver um em clipper) , ou para a oficina mecânica do seu bairro, e cobrar um valor X e já era, morre ali. Faça um contrato que te dê segurança e se livra da jaca.

Agora se a intenção é desenvolver software para empresas ou escritórios maiores, veja bem onde vai pisar, para não tomar na cabeça depois. Hoje em dia é difícil , normalmente essas empresas apelam para as consultorias da vida ou fábricas de software, a não ser que role uma indicação e tal.

Sobre freela, acho furada na maioria dos casos, cabe sempre a regra de analisar cada caso, é claro.

A é… uma idéia boa a da oficina ou a da locadora, criar um software padrão… com telas e tal… porque não muda muito de uma locadora para outra, por exemplo… Mas vlw as dicas, vo da uma ‘pensada’ nas possiblilidades…

Cara eu só dei um exemplo, de um modelo muito utilizado em décadas passadas, hoje não existe mais locadora sem um sistema, não tem como, é requisito para o negócio.

Aliás não sei nem se existe mais locadora (de vídeo), é um comércio fadado a falência, forraram de grana nos anos 80 e 90 mas não se adaptaram ao cenário atual onde as tecnologias atuais estão indo em rota de encontro.

Quem tem locadora tá matando cachorro a grito, dificilmente investiriam grana em um sistema por melhor que seja.

[quote=Daniel_MV]Bom de que tipo de software você está falando, e qual tipo de cliente vc está visando ?

Faça um contrato que te dê segurança e se livra da jaca.

[/quote]

Olá Caro Daniel_MV,

O que você quis dizer com isso e por que disse isso?

Abraço!

Olá

Uma coisa que ninguém pode esquecer. Estamos no século 21. E como funcionam as coisas neste século? Pela Internet.

Quais os modelos atuais de venda de software?

1. SAAS = http://en.wikipedia.org/wiki/Software_as_a_service

Você faz seu produto, coloca na web e cobra mensalmente de quem quer usar. Cobra pouquinho mas tem uma renda mensal. Provavelmente terá algum percentual de inadimplência. O segredo é cobrar sempre adiantado e cortar quem não paga até o dia combinado

1. Open Source

Você cria seu produto, abre como Open Source, cria uma comunidade em volta, faz uma versão com alguma licença viral como GPL e outra versão com licença comercial (provavelmente com algumas facilidades a mais), vende o de licença comercial e vende também serviços em volta do seu software (treinamento, mentoring, etc.). É o modelo adotado pelo MySQL, ESPER e outros.

Fora isto há desenvolvimento de aplicativos para celular ou para o iPad. So que aqui a concorrência é bem grande. Para o iPhone há mais de 200 mil aplicativos na Apple store em http://www.apple.com/iphone/apps-for-iphone/

Bem, há ainda um modo meio antigo mas que ainda é usado. Você faz sua aplicação, divulga no seu blog, twitter, cria uma comunidade em volta, faz o máximo de barulho ou entrega a algum distribuidor como MacPromo por exemplo. E també o clássico shareware que no Brasil poucos pagam.

[]s
Luca

[quote=Vingdel][quote=Daniel_MV]Bom de que tipo de software você está falando, e qual tipo de cliente vc está visando ?

Faça um contrato que te dê segurança e se livra da jaca.

[/quote]

Olá Caro Daniel_MV,

O que você quis dizer com isso e por que disse isso?

Abraço![/quote]

Olá Vingdel,

Eu realmente me expressei mal e agora relendo fiquei com a sensação que a mensagem que eu disse foi algo como “faça qualquer coisa, venda e saia correndo, deixa a bomba com quem comprou”.

Mas não, longe disse, apesar de ter muita gente que fez e continua fazendo isso no mercado, eu nunca faria e nem recomendaria que fizessem.

O que eu quis dizer foi mais em relação ao formato de venda / licença do software.

Para esse tipo de aplicativo, muita gente não cobra um valor de compra, e sim uma mensalidade de manutenção, etc…uma espécie de licença.

Outros vendem por um valor X e ainda fazem o esquema da manutenção mensal, etc…

Outros somente vendem, e morre ali, foi isso que eu quis dizer. Pois na minha realidade onde trabalho como empregado e estudo, esse é o formato mais ideal, não criando vínculos eternos com o software. Se depois o cliente quiser alguma melhoria ou funcionalidade nova, seria cobrado a parte e feito um novo contrato, etc…

Mas isso só na teoria, pois nunca trabalhei nesse tipo de projeto, o primeiro freela que peguei já tomei um calote de 400 reais na cabeça para largar mão de ser besta e nunca mais entrar em furada hehehehe.