Olá, pessoal! Lá venho eu fazer mais uma pergunta…
Eu fiz uma autenticação Auth Basic com spring security e estou usando o Postman, em Authorization → Basic Auth e preenchendo os campos de username e password para ver se autentica ou não. Bom, está dando certo, retorna “200 - ok” para usuário cadastrado no banco e “401 - não autorizado” para não cadastrado.
Porém queria criar um controller de login, passar login e senha no body do Postman como uma requisição POST. Alguém consegue me dar uma luz de como fazer isso? Sou novo com spring e tou perdido…
Obs.: não estou usando encriptação, nem Token por enquanto.
Voce esta usando o formulario de login que o spring cria certo?
sua aplicacao vai ser web com um template engine ou api rest ?
pq se for api rest, sugiro que voce use um jwt com o spring security.
do jeito que voce fez hoje, usando postman e passando no corpo da requisicao, voce precisa apenas passar um post na url http://localhost:8080/login e no corpo voce coloca username e password mas nao em formato json mas sim em formdata que da certo
Consegui implementar o JWT e deu certo. Só que estou com outra dúvida: o meu token gerado aparece no body do Postman quando chamo a rota do método de login e passo login e senha, até aí tudo certo. Só que para acessar as rotas que precisam de autenticação, eu estou passando este token no Postman mesmo, em Header → Authorization, porém gostaria de retornar o usuário logado na sessão ou colocar informações para ele no banco passando o token de outra forma que não seja dependendo da interface do Postman.