Oi, comecei a pouco com programação WEB para Java e sei o básico de HTML, ainda menos de JSP.
Procurei o meu problema e fiquei perdido se já houve um ocorrido, me desculpem e mandem o link, pois não achei.
a minha pagina teste JSP está tentando fazer um login padrão, estou usando PreparedStatement pra verificação e está rodando beleza… porém quando eu quero q retorne um erro para a pagina inicial falando q está errado, eu criei um if em “<% %>”… bom vejam e me xinguem… =)
<body>
<form action="do.login">
<%if ( (request.getParameter("loginErr")!= null)) {
if((request.getParameter("loginErr").equals("true")) ) {
%><div> <font color="red"><b>Login Incorreto, tente novamente</b></font> </div>
<% }
}%>
<table><tr> <td>Login: </td>
<td><input type="text" name="username" size="25" maxlenght="15"></td>
</tr>
<tr> <td>Password: </td>
<td><input type="password" name="password" size="25" maxlength="8"> </td>
</tr>
<tr> <td colspan="1"><input type="submit" value="Login"> </td>
</tr>
</table>
</form>
</body>
legal! mas qual é o problema mesmo?
“não retorna para a página inicial” ou “retorna para a página inicial, mas não exibe a mensagem” e etc…
hmm, seguinte, quando o Login é incorreto eu mando para a tela de login com um Flag dizendo q o Login está incorreto.
<% }
}%>
E isso não dá certo, ele volta pra tela de login mas nao entra no if, nao mostrando o texto do DIV
[quote=luizhpegz]hmm, seguinte, quando o Login é incorreto eu mando para a tela de login com um Flag dizendo q o Login está incorreto.
<% }
}%>
E isso não dá certo, ele volta pra tela de login mas nao entra no if, nao mostrando o texto do DIV[/quote]
imprima o valor de loginErr na página e veja o que aparece. o parâmetro pode estar nulo (não ser esse o nome ou não estar na request ou pode ser um atributo e não um parâmetro) ou ser diferente de “true”.
<% }
}%>
<h1><%= request.getParameter("loginErr") %></h1><!-- para teste -->
hehe… era isso, eu tava usando setAttribute na servlet e buscando com getParameter… hehe… malz ae.
Valeu pela atenção e pela ajuda!