Fat jar - como instalar e como usar

Ola estou querendo fazer um aplicativo .jar do meu programa que tem um banco de dados com mysql e vi em todos os foruns por ai que se deve usar o plugin fat jar. Mas baixei não consegui utiliza-lo. Bem pesso que alguem faça um tutorialzinho de como instalar e como usar. Se possivel é claro. Pois percebi q muita gente esta atras da mesma coisa q eu.

Eu pelo menos nunca usei plugin pra fazer isso.
O próprio Eclipse pode fazer isso sozinho.

Seleciona as classes do seu projeto, clica com botão direito->Export->Java->JAR File

Escolhe onde vc quer salvar seu .jar e com que nome. Next. Next. Seleciona a main classe do seu projeto. Aquela classe que tem o metodo main e vai inicar a aplicação. Finish.

Pronto.

[]'s

Nem sempre funciona…eu estou lutando…ja fiz este tal export selecionar a main e tudo…e nada…
so com o fatJar…fui la…

fatjar (jar gordo) ele pega as classe que estão em outros jar e coloca dentro da aplicaão fica uma zona
se quiser algo organizado faz um jar com o eclipse coloca as classes, abre com um desconpactaodr e adiciona o caminho do jdbc (é o que tá faltando) no manifest. Um exemplo de manifest que uso uso, neste caso com relatório jasper:

Manifest-Version: 1.0
Main-Class: relatorio.GeraRelatorio
Class-Path: .//lib/ojdbc14.jar .//lib/jasperreports-2.0.2.jar .//lib/commons-collections-2.1.jar .//lib/commons-logging-api-1.0.2.jar .//lib/itext-1.3.1.jar

coloca o jdbc e outros jar(os que usar) numa pasta como o nome de lib no mesmo diretório da tua aplicação que não tem erro

Falei bem do gajo “Fat Jar” e agora esta a me dar merda…

“Could not find Main class” :twisted: :evil: :twisted: :evil: :twisted: :evil:

merda é o que queres fazer um jar com um numero enorme de classe

É obrigaçao do gajo…
por isso é Fat…

e kuando descompacto o Jar…a main classe esta la…
fonix… :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

Ja que insiste veja em:

é só baixar o plugin descompactar …

Bem eu ja tenho o fatjAR INSTALADO…faço o export…coloco classe que tem o metodo main …ele cria o ficheiro…mas kuando vou executar…ele diz no main classe found…
:twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
pensei k fosse o JSDK …mas ja tenho a nova versao e mesmo assim nada…

Consegui instalar mas quando eu vou exportar da um erro.

An error has occurred. See error log for more details.
java.lang.NullPointerException

Como eu resolvo isso agora?
Obrigadaum.

Segui todos os passos para colocar o fat jar para funcionar no eclipse, executo o comando eclipse.exe -clean --clean, ao carregar o eclipse a opção referente ao fat jar não aparece no menu de contexto quando clico com o botão direito do mouse.
Alguém tem uma idéia de como resolvo isso? :?:

Dentro do eclipse

Menu Help > Install new software >> add

depois digite o endereço http://kurucz-grafika.de/fatjar que o próprio eclipse busca e instala o fat Jar. Muito fácil.

Abraços

Hoje em dia isso não é mais necessario, nas versões mais recentes do Eclipse, o Fat Jar vem embutido, voce usa ele indo no seu projeto, dando Export> Runnable Jar File…, é o Fat Jar escondido ali.

Tutorial eu não faço!! mas se vc se esforçar um pouco vai entender, até pq ja tem tutorial pronto!! Direto da fonte!!!

http://fjep.sourceforge.net/fjeptutorial.html

http://fjep.sourceforge.net/