Falhas no desenvolvimento

Comecei um sistema, achando que ia ser uma coisa simples, e não respeitei algumas regras de desenvolvimento. Agora, o sistema cresceu, e algumas modificações estão ficando confusas, chegando ao ponto, de ficar inviavel alterar alguns processos. Já aconteceu com vocês? O que voces acham que devo fazer? Voltar do zero e começar a refatorar todas as classes?

O jeito é ir refatorando conforme o necessário.

Refatorar tudo agora vai demandar muito tempo.

Também passo pela mesmas situação, algumas coisas que eu desenvolvi no sistema, achei q n ia passar daquilo e agora tenho que mudar

Sim :!: Quanto tempo você acha que o sistema permanecerá vivo?
Se a resposta for um tempo considerável, vale a pena sim redesenha-lo, pois as mudanças sempre ocorreram! :wink:

Olha, acho que o mais interessante no meu caso, é criar outro projeto, e ir colando os trechos de código necessários!!
Isso é uma boa pratica ?

Outra coisa, é uma aplicação desktop, e para desenvolver a GUI dele, usei o drag n drop do netbeans. O que vocês acham dele? Facilita no começo, mas em um sistema um pouco maior, começa a complicar a nossa vida? É melhor construir tudo na mão mesmo ?

[quote=AndreMendes]Olha, acho que o mais interessante no meu caso, é criar outro projeto, e ir colando os trechos de código necessários!!
Isso é uma boa pratica ?[/quote]

Ola,

Bom, relato de vida e experiencia, eu já passei por isto, e para resolver virei algumas noites de remodelei o projeto, mas se não der, a prática proposta ai… humm… acho legal não, vc poderia ir rafratorando de acordo com a disponibilidade/necessidade.

De antemão sempre siga “A única coisa que não muda em software é a certeza que haverá mudanças.”

A pouco tempo eu entendi perfeitamente o porque desta premissa.
Software são construidos para ajudar a resolver problemas do mundo real, e o mundo real vive em cosntantes mudanças.

Boa sorte e bom trabalho.

Eu acho o matisse do netbeans ótimo, ele ajuda na produtividade, e dependendo de qual padrão vc use para interfaces/modelos vc naõ terá problemas com a escalabilidade no uso dele não.

Aqui nós temos/usamos algo similar, o JFormDesigner, e não temos problemas.

Eu acho o matisse do netbeans ótimo, ele ajuda na produtividade, e dependendo de qual padrão vc use para interfaces/modelos vc naõ terá problemas com a escalabilidade no uso dele não.

Aqui nós temos/usamos algo similar, o JFormDesigner, e não temos problemas.[/quote]

Só para citar um padrão de desenvolvimento de interface/modelo:

Se você começar do zero, poderá ter que andar muito até que possa ter uma validação real (na mão do usuário) do novo software. Também poderá ter que manter os dois. Refatorar provavelmente será um caminho mais seguro e que pode ser executado e validado gradualmente.

Quanto a montagem de tela, legal usar drag n drop, mas não inclua nas classes de tela nada além da construção da interface. Coloque o tratamento de eventos numa classe “handler” que por sua vez, delega para as classes do domínio.

Abraços

Já passei por isso diversas vezes.
O mais correto, no meu ponto de vista, é utilizar MVC e ir refatorando por módulos.

Ex: projeto legado que tem vários módulos tudo estrutural. Usuários, Contas a pagar, contas a receber, contatos com cliente, etc…

Comece pelo mais fácil como Usuários e vai refatorando até chegar nas partes absurdas como a mistureba que vira quando você tem que refazer parte de contas e bancos.

Mas com calma, planejamento e muito trabalho você chega lá e os resultados serão satisfatórios pelo menos para você!

A unica coisa que acho chato no netbeans é eles bloquearem o código que é gerado pela IDE.

Olá, usa o eclipse + WindowsPro Builder para GUI agora ele é da Google e grátis também.

http://code.google.com/intl/pt-BR/webtoolkit/download.html

Abraços.