Implementa o pattern na propria linguagem seria isso?? E isso seriam as macros lisp??
Ok, então no Lisp tu programa e abstrai os patterns, implementando eles na linguagem.
E quando tu vai pra casa e vai fazer aquele projeto pessoal as macros criadas nos trabalho que “eliminam” os patters vem junto com voce?? Tipo um cachorrinho correndo??
Humm, legal então supondo que tu nao tem cachorro, onde quer que voce va, tu tem que levar teus macros ou sei la o que no bolso.
Humm isso ta me cheirando uma especie de “framework” de patterns, então se eu fizer um .jar que abstrai os patterns vai dar na mesma, com a diferença que tu abstraiu programando na linguagem e eu usando a linguagem!!!
E por incrivel que pareça nos dois casos, os patterns, ainda assim, estão lá, abstraidos mas estão, pois voce teve que implementa-los, sendo uma unica vez ou não.
Continuando na idéia, então se não vem de fábrica na linguagem, então sim, eu tenho que implementar patterns em Lisp tanto quanto em java, e se eu fizer isso em forma de macro ou de um .jar, terei que fazer apenas uma vez mas terei que carrega-los comigo onde for.
E finalizando então, Lisp é uma maravilha, nele tu tem que implementar patterns apenas uma vez, mas caso voce seja um bom arquiteto java, bom em OO e consigar fazer um .jar para abstrair os teus patterns, no final DA NA MESMA, basta carregar um pen drive no bolso, onde quer que voce vá com duas pastas de nomes “Patterns Lisp(Macros)”, “Patterns para Java(.jar)”