[quote=lina]Exatamente. Geralmente o pessoal que entra na faculdade (voltada para o curso de computação), pensa que é tudo uma maravilha! Me lembro do primeiro dia de aula: O professor pergunta a classe: “Pq vocês estão fazendo este curso?”
A grande maioria: Pq eu gosto de joguinho… Pq eu sei desenhar no mspaint…
Vamos pensar… o problema está na faculdade ou nas pessoas que escolhem o curso?!
Opinião: Em nenhuma das duas… o erro está no Sistema como um todo.
Estudamos a vida inteira (primeira serie até o terceiro ano) para fazer uma prova (com 17 anos), no qual definira o que deverei ser para o resto da vida.[/quote]
Acho esse um bom ponto*. A maioria das pessoas que entram numa faculdade de computação (não só de computação, mas de qualquer outra coisa) geralmente não sabem o que estão fazendo ou o que estão querendo. O mesmo aconteceu no meu curso.
Estou lendo um livro chamado Inteligência Emocional (muito bom, por sinal) e, dentre os vários pontos que os autores abordam, existe a citação a um modelo diferente de ensino que esteve (não sei se está ainda) em fase experimental nos Estados Unidos, onde a escola foca muito mais nas aptidões sociais das pessoas, desde crianças, ao invés de usar o modelo ultra-tradicional de “testes-scripts” padrão para todo mundo (vestibular é um exemplo), o que força as pessoas a se esforçarem somente para conseguirem passar por alguns desses testes durante a vida, mas esquecem (ou ignoram) completamente as questões de convivência social, que vão ser muito mais importantes no restante da vida de qualquer um.
É um assunto muito interessante e talvez fosse uma boa forma de fazer com que somente pessoas com real aptidão, que realmente quisessem, seguissem a área de computação (ou, novamente, qualquer outra área). Assim pelo menos diminuiria a quantidade de pessoas frustradas por aí, entre outras coisas que poderiam melhorar.
- Embora estejamos destoando um pouco do assunto principal do tópico e talvez fosse melhor discutí-lo em outro post.
De resto, acho que esse post já entrou em algo tipo discussão do sexo dos anjos. Acho desnecessário prosseguir com isso.