Faculdade VS Cursos

Aprendi uma coisa na Universidade, uma coisa é saber uma linguagem e outra coisa completamente diferente e saber programar.

Duas matérias me marcaram muito, “estruturas de dados” e “projeto e analise de algoritmos”

Quero ver um carinha que aprende java em cursinho de 60h descobrir se seu algoritmo se comporta como O(n), O(n²) ou O(n log n) e que isso significa.

Ou saber porque que um solução definitiva para o problema p=np na matemática pode mudar os rumos da computação.

flw
Heber
http://www.heberfa.com.br

Só uma pessoa que fez uma faculdade decente, bem feita, com incentivo à pesquisa, como alguns que já postaram aqui, para dizer o quanto um curso superior abre um grande leque de opções na vida, além de abrir a mente para disseminar melhor seus novos conhecimentos.

Respeito quem abriu mão do ensino superior para se dedicar mais ao mercado, mas infelizmente, todos tem um limite, e o limite destas pessoas normalmente chega mais cedo (tem exceções)… tecnicamente muitos podem ser até melhores, terem mais conhecimento prático… porém, não acredito que todo mundo vai querer criar CRUD e dar manutenção em codigo velho a vida toda… por isso digo que o limite destas pessoas chega mais cedo… porque quando a área de interesse mudar, por exemplo compiladores, construção de bancos de dados, IA ou desenvolvimento de Jogos, não adianta ler um manual qualquer ou fazer um curso de 40 hrs …

lógico que tem os autodidatas que aprendem rapidamente qualquer coisa que lhes interesse … e eu admiro essas pessoas… mas convenhamos que estes não são tão comuns de se ver por aí.

Penso que são indiscutíveis os benefícios de se fazer faculdade, tanto pessoalmente como profissionalmente.
Quem não fez e não pretende fazer, é por que:

• Está satisfeito com a sua formação pessoal e posição profissional e salarial, gosta e pretende continuar fazendo o que faz;
  • Ou não gosta e/ou tem preguiça de estudar.
    São motivos e escolhas pessoais, e obviamente devem ser aceitas e respeitadas, assim como devem ser respeitados todos os que optaram por uma formação superior.
    É simples assim.
    O resto a lei da oferta e procura se encarrega de resolver.

"

[quote=luistiagos]nossa essas faculs ensinam html e ainda estão abertas?
se eu fosse o MEC eu fechava uma faculdade dessas q ensinam html ou struts…[/quote]

Só uma pergunta: O que tem a ver uma coisa com a outra? Por que HTML ou Struts não podem ser ensinados?

pq são tecnologias momentanias… coisa que com o tempa ira se defasar… este tipo de coisa vc deve aprender sozinho… a facul deve focar no desenvolvimento da tecnologia em geral… e não em uma tecnologia xyz q amanha estara defasada… deve lhe dar conhecimento para que por si proprio consiga caminhar sozinho em seu aprendizado para por exemplo conseguir criar um novo framework web melhor q struts ou hibernate, uma nova linguagem de marcação ou até uma nova linguagem de programação… mesmo que vc não faça nada disso vc tendo o conhecimento de como as coisas funcionam vc podera sozinho dominar qualquer framework ou qualquer linguagem pois vc sabe como sua base é feita… não importa se daqui a 10 anos a tecnologia x é melhor e a que vc conhece hj so existe no legado no futuro vc podera migrar facilmente para a tecnologia x pois vc conhece a base das coisas…

"

concordo com o lustiagos… quando fiz faculdade, não vi html ou php ou java ou frameworks web… mas sim compiladores, sistemas operacionais, construção de bancos de dados, engenharia de software, inteligencia artificial, linguagens de programação, lfa, analise de algoritmos, estruturas de dados, microprocessadores, matematica computacional, etc. .etc… etc…

acho que o que deve ser ensinado na facul é o alicerce… depois cada um constrói sua casa do jeito que bem entender… :wink:

"

mas so pra apimentar a conversa, tudo depende do curso também…

Sistemas de Informação por exemplo tem (ou deveria ter) um foco mais comercial do que científico, então para mim não faria tanto sentido o cara estudar compiladores ou construção de bancos de dados, podendo preencher estas lacunas com disciplinas de analise de sistemas, eng software e quem sabe mais para o final do curso ferramentas de mercado, padroes de projeto, etc…

"

[quote=marcosalex][quote=caduengenheiro]mas so pra apimentar a conversa, tudo depende do curso também…

Sistemas de Informação por exemplo tem (ou deveria ter) um foco mais comercial do que científico, então para mim não faria tanto sentido o cara estudar compiladores ou construção de bancos de dados, podendo preencher estas lacunas com disciplinas de analise de sistemas, eng software e quem sabe mais para o final do curso ferramentas de mercado, padroes de projeto, etc…[/quote]

Cara, esse é um problema sério. O nome do curso não tem nem sempre tem a ver com o conteúdo. Por aqui, Sistema de Informação, Ciência da Computação e Engenharia da Computação tem faculdades que ensinam a mesma coisa e outras enfatizam assuntos diferentes. Pelo menos isso deveria haver alguma padronização mínima.[/quote]

na universidade que me formei, o curso de SI tinha uma disciplina de Linguagens de Programação, e viam Prolog… eu sinceramente achava estranho … claro que Prolog é uma ótima linguagem e ajuda muito no raciocínio lógico, porém, o foco da mesma é totalmente científico (apesar de terem tentado dar uma cara de comercial no Visual 6.1)

Eu sou da opnião de que um completa o outro…

Acho que não só em tecnologia, mas em qualquer area diploma ainda conta muito, certo ou não isso é fato, e isso já é um ponto a favor de cursar uma faculdade.

Em questão de conhecimento, não creio que a faculdade de mais ou menos conhecimento do que um curso. Acho que faculdade da a base sim e o resto você se vira com cursos, estágios, etc… Não concordo que a faculdade não vale de nada, mas também não é SÓ ter faculdade que garante conhecimento e bom emprego.

Alias uma das coisas que mais pesa hoje em dia na hora de contratar um profissional de informática não é bem uma matéria de informática, que é inglês… Muita gente ganha o emprego por saber falar inglês.

Por isso que eu digo, cada caso é um caso, mas em geral é bom fazer faculdade, lógico se o cara for gênio em alguma coisa a têndencia dele se dar bem mesmo sem faculdade é muito grande…

[quote=caduengenheiro]Só uma pessoa que fez uma faculdade decente, bem feita, com incentivo à pesquisa, como alguns que já postaram aqui, para dizer o quanto um curso superior abre um grande leque de opções na vida, além de abrir a mente para disseminar melhor seus novos conhecimentos.

Respeito quem abriu mão do ensino superior para se dedicar mais ao mercado, mas infelizmente, todos tem um limite, e o limite destas pessoas normalmente chega mais cedo (tem exceções)… tecnicamente muitos podem ser até melhores, terem mais conhecimento prático… porém, não acredito que todo mundo vai querer criar CRUD e dar manutenção em codigo velho a vida toda… por isso digo que o limite destas pessoas chega mais cedo… porque quando a área de interesse mudar, por exemplo compiladores, construção de bancos de dados, IA ou desenvolvimento de Jogos, não adianta ler um manual qualquer ou fazer um curso de 40 hrs …

lógico que tem os autodidatas que aprendem rapidamente qualquer coisa que lhes interesse … e eu admiro essas pessoas… mas convenhamos que estes não são tão comuns de se ver por aí.[/quote]

Vincular ausência de faculdade com conhecimento apenas prático não faz muito sentido. Não é porque a pessoa não frequentou uma sala de aula e teve aulas com um professor que ela não teve acesso ao conteúdo; e não é porque alguém frequentou e teve aulas que ele sequer entende ou lembra do conteúdo depois que sai da faculdade.

Por isso eu pedi que antes de argumentar que autodidatas competentes são exceção alguém mostre alguma prova. É fácil falar em exceção quando se vincula Bill Gates ou Jobs mas não é disso que estou falando. É de gente que faz seu trabalho de desenvolver apicações com maestria e que desenvolve coisas novas.

Em 10 anos nessa indústria minha experiência diz que o fato de alguém ter faculdade não possui relação com a qualidade técnica do indivíduo. Faculdade é apenas um meio de adquirir aquele conhecimento e não o único.

E a batalha será eterna.

A maioria dos que fez faculdade achará que isso é que faz alguém bom em computação. Pois, supostamente, fê-los. Afinal, quem vai desvalorizar algo que custou tão caro?

Quem não fez faculdade e está a anos na estrada e tem muita vivencia, cansado de gente com faculdade que não sabe codar. E acha um absurdo muitos dos formados não saberem codar muitas vezes. Muitos tem medo da faculdade ou nojo.

E a batalha será eterna.

[quote=pcalcado][quote=caduengenheiro]Só uma pessoa que fez uma faculdade decente, bem feita, com incentivo à pesquisa, como alguns que já postaram aqui, para dizer o quanto um curso superior abre um grande leque de opções na vida, além de abrir a mente para disseminar melhor seus novos conhecimentos.

lógico que tem os autodidatas que aprendem rapidamente qualquer coisa que lhes interesse … e eu admiro essas pessoas… mas convenhamos que estes não são tão comuns de se ver por aí.[/quote]

Vincular ausência de faculdade com conhecimento apenas prático não faz muito sentido. Não é porque a pessoa não frequentou uma sala de aula e teve aulas com um professor que ela não teve acesso ao conteúdo; e não é porque alguém frequentou e teve aulas que ele sequer entende ou lembra do conteúdo depois que sai da faculdade.

Por isso eu pedi que antes de argumentar que autodidatas competentes são exceção alguém mostre alguma prova. É fácil falar em exceção quando se vincula Bill Gates ou Jobs mas não é disso que estou falando. É de gente que faz seu trabalho de desenvolver apicações com maestria e que desenvolve coisas novas.

Em 10 anos nessa indústria minha experiência diz que o fato de alguém ter faculdade não possui relação com a qualidade técnica do indivíduo. Faculdade é apenas um meio de adquirir aquele conhecimento e não o único.[/quote]

olá, então, não dá pra discordar de vc, reconheço que generalizei um pouco, porém, eu disse baseado no que vejo por ai no mercado, conheço muitas pessoas que não fizeram faculdade que estão na área e o conhecimento se restringe na maioria das vezes ao prático.

Lógico que se o cara quer entender e trabalhar com Jogos por exemplo, ele não precisa ter feito uma faculdade para isso, pode ter estudado tudo sozinho e saber mais que muitos Engenheiros por aí, porém, dependendo da área de atuação, vários assuntos como Geometria Analitica são pre-requisitos, e um Engenheiro ou outro fulano ai da vida ficou anos com a bunda na cadeira fazendo aqueles calculos inicialmente “sem sentido” pode já ter essa vantagem.

[quote=pcalcado]
Em 10 anos nessa indústria minha experiência diz que o fato de alguém ter faculdade não possui relação com a qualidade técnica do indivíduo. Faculdade é apenas um meio de adquirir aquele conhecimento e não o único.[/quote]

E as vezes um conhecimento tão pobre que nem dá pra falar que é conhecimento.

Voltando ao tópico… eu estou com um tremenda dúvida na faculdade…
Eu gosto bastante de engenharia de software (não a que o professor ensina, mas a engenharia que eu leio)… mas eu gosto muito também de I.A., complexidade, algoritmos e afins. As vezes, parece que não vai dar pra compilar tudo em uma só coisa, mas eu queria tanto :slight_smile:
Alguém já conseguiu isso? Eu tenho a impressao que alguns já conseguiram, como o Paulo Silveira (que eu acredito que se interessa pela área de Algoritmos pelo mestrado dele).
Até, gostaria de tanto trabalhar com produção de software com qualidade como com problemas complexos que só soluções de I.A. e Algoritmos resolvam.
Eu sei, é uma dúvida muito tosca porque as áreas nem sequer são contrárias (eu tanto posso estudar engenharia de software como i.a. e fazer aplicações em volta disso), mas eu tenho um certo receio de que seja impossível de conciliar as duas partes (afinal, nem tudo na computação pode ser estudado por uma pessoa).