[quote=pcalcado][quote=caduengenheiro]Só uma pessoa que fez uma faculdade decente, bem feita, com incentivo à pesquisa, como alguns que já postaram aqui, para dizer o quanto um curso superior abre um grande leque de opções na vida, além de abrir a mente para disseminar melhor seus novos conhecimentos.
Respeito quem abriu mão do ensino superior para se dedicar mais ao mercado, mas infelizmente, todos tem um limite, e o limite destas pessoas normalmente chega mais cedo (tem exceções)… tecnicamente muitos podem ser até melhores, terem mais conhecimento prático… porém, não acredito que todo mundo vai querer criar CRUD e dar manutenção em codigo velho a vida toda… por isso digo que o limite destas pessoas chega mais cedo… porque quando a área de interesse mudar, por exemplo compiladores, construção de bancos de dados, IA ou desenvolvimento de Jogos, não adianta ler um manual qualquer ou fazer um curso de 40 hrs …
lógico que tem os autodidatas que aprendem rapidamente qualquer coisa que lhes interesse … e eu admiro essas pessoas… mas convenhamos que estes não são tão comuns de se ver por aí.[/quote]
Vincular ausência de faculdade com conhecimento apenas prático não faz muito sentido. Não é porque a pessoa não frequentou uma sala de aula e teve aulas com um professor que ela não teve acesso ao conteúdo; e não é porque alguém frequentou e teve aulas que ele sequer entende ou lembra do conteúdo depois que sai da faculdade.
Por isso eu pedi que antes de argumentar que autodidatas competentes são exceção alguém mostre alguma prova. É fácil falar em exceção quando se vincula Bill Gates ou Jobs mas não é disso que estou falando. É de gente que faz seu trabalho de desenvolver apicações com maestria e que desenvolve coisas novas.
Em 10 anos nessa indústria minha experiência diz que o fato de alguém ter faculdade não possui relação com a qualidade técnica do indivíduo. Faculdade é apenas um meio de adquirir aquele conhecimento e não o único.[/quote]
olá, então, não dá pra discordar de vc, reconheço que generalizei um pouco, porém, eu disse baseado no que vejo por ai no mercado, conheço muitas pessoas que não fizeram faculdade que estão na área e o conhecimento se restringe na maioria das vezes ao prático.
Lógico que se o cara quer entender e trabalhar com Jogos por exemplo, ele não precisa ter feito uma faculdade para isso, pode ter estudado tudo sozinho e saber mais que muitos Engenheiros por aí, porém, dependendo da área de atuação, vários assuntos como Geometria Analitica são pre-requisitos, e um Engenheiro ou outro fulano ai da vida ficou anos com a bunda na cadeira fazendo aqueles calculos inicialmente “sem sentido” pode já ter essa vantagem.