Faculdade VS Cursos

[quote=gzofera][quote]
entao…

mas uma indicação de alguem de alto cargo dentro dessa grande empresa…
não conseguiria “burlar” toda a necessidade de diplomas universitario?
[/quote]

Agora se vc eh revolucionario, e tem um grande ideia como bill e steve tiveram, esquece a facul, segue seus planos e coloque seu nome na historia.

vlws[/quote]

Bom. Muito bom. =)

concordo plenamente, esse eh o grande problema das facul, grades desatualizadas, talvez uma reforma nesse sentido ajudaria bastante.

mais html e hardware ainda nao vi em grade nenhuma

heheh

[quote=Sergio Figueras][quote=gzofera]
Agora se vc eh revolucionario, e tem um grande ideia como bill e steve tiveram, esquece a facul, segue seus planos e coloque seu nome na historia.[/quote]
Bom. Muito bom. =)[/quote]
É bem isso.
O Gates e o Jobs estavam muito ocupados ganhando milhões de dólares, não faria sentido perderem tempo com faculdade.
São casos raríssimos, empreendedores fantásticos.
Para a grande massa de trabalhadores (os “bundões juramentados”, como disse uma vez o Luca), inclusive eu, só resta fazer faculdade e todos os cursos possíveis para depois bater na porta dos Gates e Jobs da vida pedindo penico.

[quote=vinidouradoh]mas se compararmos a quantidade de assuntos, o enfoque, a profundidade dos assuntos, o tempo de estudo
podemos ter a certeza que Tecnólogo != Curso Superior!
[/quote]
Acho que vc esta confundindo alguma coisa amigo, processamento de dados na Fatec são 4 anos (acho que aqui na capital apenas são 3 anos), fora a grade ainda se deve fazer um mínimo de 3 matérias “opitativas”, pelo que vejo nos cursos que tem por ai, esses itens que vc citou, muitos cursos de tecnólogos ultrapassam em todos os quesitos citados a grande maioria das faculdades particulares.

Curso de 3 anos eu sei que tem grade menor, cursos de 4 anos o MEC reconhece como superior, já tem muito tempo isso, alias o meu diploma é da unesp rs, o problema principalmente em concursos públicos, é exatamente por generalizarem por baixo e alguns não deixam tecnólogos participarem.

Mas este é um assunto bem controverso, acho que poderiamos ficar 10 páginas argumentando sobre rs

[]'s

kkkkkkk

Que faculdade é issa??? que ensina esse tipo de coisa!

hehueheueu

pelo menos na minha passamos bem longe disso.

Se alguém ta pensando em entrar em uma faculdade pra aprender uma linguagem de programação
ou tecnologia especifica pode desistir… Faculdade é muito mais que isso!

Uma faculdade te da mais Visão

De novo isso? :cry:

[quote=Sergio Figueras][quote=vinidouradoh]Caro Luiz Aguiar…

com todo o respeito aos tecnólogos, mas se compararmos a quantidade de assuntos, o enfoque, a profundidade dos assuntos, o tempo de estudo…

[/quote]
Discordo. Acho que é um curso superior mais focado, com menos tempo pra perder com besteira em muitos casos.
Se fosse preciso fazer algum, eu faria um tecnologo de desenvolvimento. Porque ia perder menos tempo aprendendo a ligar computadores e dando “manutenção”.
No final do 1 ano, em muitas faculdades, os alunos estão ENTÂO, aprendendo HTML e hardware. Agora lhe pergunto - vale a pena?
.[/quote]

Primeiro cara, eu defendo o curso superior. Você disse que o superior é mais focado, depois diz q faria um tecnologo pq ia perder menos tempo… ta faltando um pouco de lógica em seu raciocínio.
Segundo, eu faço faculdade e não aprendo a ligar computadores e dar manutenção lá, isto se chama curso técnico.
Terceiro, o mundo precisa de desenvolvedores, faça o curso tecnólogo urgente que daqui a pouco eu serei chefe e precisarei mesmo de alguns desenvolvedores… quem sabe eu até te contrate.

grande abraço!

nunca vi uma faculdade q ensine html ou manutenção faz favor… o foco das faculdades de verdade porai é formar o aluno para produzir tecnologia e não para ele usa-la… faculdade nenhuma ensina html ou alguma linguagem especifica… a maioria ensina C pq C? pq C não tem nada pronto q nem java vc tenque fazer td na mão… alocar memoria na mão enfim… e a maioria da enfase a coisas como IA, Data Mining, Compiladores, SO… etc… enfim materias q não dependem da tecnologia… pois em computação a coisas q mudam rapidamente como tecnologias usuais e coisas q mudam muito lentamente… se uma faculdade forma proficionais vizando ensinar tecnologia como uma linguagem xyz, frameworks da modinha como hibernate, struts, jsf… este conhecimento pouco sera aproveitado pq qdo vc terminar a faculdade ou seja daqui 4 a 7 anos isto ja estara ultrapassado… e alem do mais ensinar tecnologia vai fazer de nos nada a mais de que usuarios finais…

[quote=fantomas]Só para botar fogo de vêz neste assunto rsrsrsrs.

1. Consta na mídia que o Bill Gates (o carinha da M$) não terminou o curso que iniciou na faculdade.

2. Consta também que Steve Jobs ( o carinha da Apple) também não terminou o curso superior.
    Neste link http://www.legal.adv.br/?p=114 tem o discurso em português que ele fez para os alunos da Stanford, leia e reflita.

System.out.println( “Abraços!” );
[/quote]

Vou dizer o que penso sobre esse assunto:

Eu sou Tecnico. Nao possuo formacao superior.
Ja desenvolvi muita coisa com Java, tanto desktop como Web. Tenho uma certa experiencia na linguagem.
Apesar de possuir experiencia, certificacao sun e know-how de algumas coisas em Java, estou correndo atras de ingressar no curso superior ainda esse segundo semestre de 2008.

Motivo: exigencia do mercado de trabalho, e das empresas.

Durante muito tempo pensei sobre esse assunto, ouvi ate dizer que em alguns paises no exterior nao interessa sua formacao e blablabla…
Porem, me colocando do OUTRO LADO (do lado do mercado), existe uma coisa que é fato: o mercado nao pode se basear em EXCECOES.

Bill Gates, Steve Jobs (genios), sao excecoes.
Aqueles (como muitos desse forum) que nao possuem curso superior, mas que buscam continuamente um estudo objetivando desenvolver
software de qualidade, mesmo nao sendo genios, sao excecoes a regra tb.

Entao, analisando de grosso modo, talvez seja esse o pensamento das empresas que exigem formacao.
Se vc pegar 30 tecnicos (falo isso pelo menos da minha experiencia, no cefetes… talvez outras pessoas tenham outra realidade), ou pessoas sem formação que sao da area de tecnologia, NO MAXIMO 2, estourando 3, são aptos a desenvolver software (50% disso nem gosta de ouvir falar em programação).
Se vc pega 30 formados em Ciencia da Computacao, ou Sistemas de Informação, esse numero com certeza será bem maior.

Esse é o meu pensamento do pq o mercado de trabalho exigir graduação. E faz sentido pra mim.

como não?

faço Engenharia da Computação…
e tenho (tive) aulas de:
Algoritmos (base pra tudo)…
C/C++
Java
VB
HTML/XML/JavaScript/CSS
entre outras…

fora a parte eletrica da engenharia tb…
funcionamento da arquitetura de computadores
microprocessadores…

e etc…
banco de dados…
estrutura de dados…

resumindo… na minha facul tive a base de tudo… nada eh aprofundado…
mas a partir dai q serviu pra mim escolher a minha area de atuação…
e saber quais cursos eu pretendo fazer e me especializar

[quote=vinidouradoh][quote=Sergio Figueras][quote=vinidouradoh]Caro Luiz Aguiar…

com todo o respeito aos tecnólogos, mas se compararmos a quantidade de assuntos, o enfoque, a profundidade dos assuntos, o tempo de estudo…

[/quote]
Discordo. Acho que é um curso superior mais focado, com menos tempo pra perder com besteira em muitos casos.
Se fosse preciso fazer algum, eu faria um tecnologo de desenvolvimento. Porque ia perder menos tempo aprendendo a ligar computadores e dando “manutenção”.
No final do 1 ano, em muitas faculdades, os alunos estão ENTÂO, aprendendo HTML e hardware. Agora lhe pergunto - vale a pena?
.[/quote]

Primeiro cara, eu defendo o curso superior. Você disse que o superior é mais focado, depois diz q faria um tecnologo pq ia perder menos tempo… ta faltando um pouco de lógica em seu raciocínio.
Segundo, eu faço faculdade e não aprendo a ligar computadores e dar manutenção lá, isto se chama curso técnico.
Terceiro, o mundo precisa de desenvolvedores, faça o curso tecnólogo urgente que daqui a pouco eu serei chefe e precisarei mesmo de alguns desenvolvedores… quem sabe eu até te contrate.

grande abraço![/quote]

Faculdade que ensina HTML e manutenção no 1 ano:

Ulbra-TO.
Universidade Católica TO.

Acho que você que tá com sérios problemas de interpretação - eu disse que CURSO superior não é focado, mas tem uma grande abrangencia em várias coisas que, pra se tornar desenvolvedor, são ridiculas. Então não falta lógica, releia e releia várias vezes. =)
Se voce faz faculdade, meu amigo, isso não é nada demais. É a grade idiota que muitos cursos seguem - Você aprende lingua e comunicação por dois semestres.

O negócio é: não vale a pena fazer faculdade de 4 anos em TI porque você nunca pode abranger tudo em TI, você sempre se foca em uma coisa (ou DB, desenvolvimento, computação gráfica). Então, o certo seria o aluno optar pelo caminho no meio do curso. A maioria dos alunos que entra em muitas universidades não sabe nem o que é placa mãe, gosta só de baixar coisas da internet e acha isso legal e quer fazer disso uma profissão.

Tem certeza que será meu chefe? Cuidado. Não tenha certeza nem se algum dia você vai virar chefe. =) Se bem que se chefe for aquele conhecido bundão que chega 10h no trabalho e não sabe codar quase nada, acho que tem vaga sobrando por ai.

E eu não pretendo seguir em uma empresa de consultoria e desenvolvimento dos outros, como você. =)

Se faculdade abre a cabeça, eu garanto que a tua ela não abriu. Talvez com um abridor de latas. Ou um saca rolhas.

Um martelo também tem seu provavel mérito nessa tarefa.

Agora, se você quer entender COMPUTAÇÃO de verdade, vá fazer no minimo uma engenharia elétrica.

O grande problema eh q nunca aprendemos realmente bem akilo que gostamos na faculdade, minhas aulas de java na facul foram porcas!

nossa essas faculs ensinam html e ainda estão abertas?
se eu fosse o MEC eu fechava uma faculdade dessas q ensinam html ou struts…

[quote=luistiagos]nossa essas faculs ensinam html e ainda estão abertas?
se eu fosse o MEC eu fechava uma faculdade dessas q ensinam html ou struts…[/quote]

Claro que estão, cobram R$700 por mês, e faturam alto.

Velho, pro cara ter uma formação verdadeira em computação, eu acho que o certo inicialmente seria colocar em tempo integral e colocar uma boa dose de engenharia na coisa.

por mais q HTML seja totalmente ultrapassado…
eh bom ter uma noção… mesmo q seja 1 ou 2 aulas abordando isso… (no caso da minha fakul)
vai q um dia o cara ker fazer um blog e nao sabe manipular uma tag HTML uaehuaheuh

mas serio…
nada eh aprofundado… no caso de Java… a minha fakul foi porca tb…
soh q vc tendo uma base de como funciona cada linguagem… vc sabe a utilidade dela em especifica, vantagens e desvantagens… e isso é importante…

se vc soh aprende C na fakul inteira… como vc vai descobrir Java? digitando “Hello World Java” no google?
é muito melhor vc ter contato com um professor q manja disso, e poder tirar suas duvidas pós-classe com ele, perguntando coisas que vc aprende por conta propria e não somente oq ele passa em classe…

[quote=alucardeck]por mais q HTML seja totalmente ultrapassado…
eh bom ter uma noção… mesmo q seja 1 ou 2 aulas abordando isso… (no caso da minha fakul)
vai q um dia o cara ker fazer um blog e nao sabe manipular uma tag HTML uaehuaheuh

mas serio…
nada eh aprofundado… no caso de Java… a minha fakul foi porca tb…
soh q vc tendo uma base de como funciona cada linguagem… vc sabe a utilidade dela em especifica, vantagens e desvantagens… e isso é importante…

se vc soh aprende C na fakul inteira… como vc vai descobrir Java? digitando “Hello World Java” no google?
é muito melhor vc ter contato com um professor q manja disso, e poder tirar suas duvidas pós-classe com ele, perguntando coisas que vc aprende por conta propria e não somente oq ele passa em classe…[/quote]

Mas porra bicho, ensinar HTML 2 semestres é sacanagem né? :stuck_out_tongue:

oras aprende sozinho como html ou qualquer outra linguagem…
isto q é duro nesta area… não e como as outras faculdades como direito, administração…
em computação tem coisa q vc aprende na facul e outras q aprende sozinho…
no meu caso nunca tive java e muito menos html na faculdade so C e C puro ainda…

sim… ai eh oq eu chamo de materia “enche linguiça”…
1 ou 2 aulas de HTML eh suficiente… pelo menos ter uma noção da historia dela e como utilizar…
ateh pq nao tem segredo nenhum…

[quote=luistiados]oras aprende sozinho como html ou qualquer outra linguagem…
isto q é duro nesta area… não e como as outras faculdades como direito, administração…
no meu caso nunca tive java e muito menos html na faculdade so C e C puro ainda… [/quote]
ueh… mas nao seria muito melhor ter uma noção de Java jah na faculdade?
ai q esta o diferencial de grade curricular nas faculdades…
prefiro algo q englobe um pouco de tudo… jah q nenhuma delas vai aprofundar mesmo…

Por favor, alguém me mostre uma métrica confiável de que pessoas sem faculdade ou com faculdade em outras áreas que são bem sucedidos/bons profissionais são exceções ou parem de repetir algo sem embasamento.

[quote=luistiagos]oras aprende sozinho como html ou qualquer outra linguagem…
no meu caso nunca tive java e muito menos html na faculdade so C e C puro ainda… [/quote]

O importante é a grade curricular ser estruturada de forma tal que, o cara ao sair da facu., tenha total condições de se virar sozinho. A final, o objetivo fundamental de qualquer faculdade é preparar a pessoa para “andar com as próprias pernas” quando sair. Por exemplo, não tive Java da facu., mas vimos Assembly, Pascal, C e C++ (sempre como base para aprender algum outro assunto). Vimos também varias linguagens de marcação com a terminação xML, mas não como disciplina na grade curricular, mas como trabalhos e/ou apresentações.

Uma disciplina fundamental nos cursos de TI que nunca deveria faltar é: Paradigmas de Programação. Esta disciplina, literalmente prepara o cara para encarar qualquer linguagem sem fazer cara feia. É ai que mora o diferencial de uma faculdade.