Olá pessoal, recentemente apliquei o design pattern factory o e interface como DI e ID num pedaço do projeto e que achei que ficou legal e por enquanto estou muito satisfeito quanto a manutenção e flexibilidade. (Por enquanto fazendo o uso sem meios como spring ou cdi e se tiver indicações seria bom)
Porém não posso ficar me iludindo e queria saber a quem aplicou tudo isso, experiência de trabalho seria melhor, se houve cagada nisso e se mesmo assim ainda valeu a pena.
At,
Todas as “cagadas” que vi em sistemas não são derivadas do uso de uma ou outra tecnologia ou metodologia, salvo quando o programador não conhece ou quer misturar tudo o que sabe.
Muito se fala em legibilidade do código, boas práticas de programação, porém ainda comete-se erros bizarros como criar toda uma estrutura de interface e declarar as variáveis usando as implementações e não as interfaces.
O que vale, realmente, é conhecer o modelo/pattern e bom senso. Isso é fundamental.
“criar toda uma estrutura de interface e declarar as variáveis usando as implementações e não as interfaces” queria algo assim de origem em prática, bom senso, legibilidade é muito genérico pra mim… :oops:
Mas obrigado pela resposta, que foi o único e pelo jeito então o pessoal não usa muito as ideias de DI, ID, Factory? :lol:
Ms vlw, não sei como fechar o topico e vou continuar pesquisando mais sobre isso