[quote=kicolobo][quote=Luiz Augusto Prado]
Concordo contigo nesse ponto, mas iniciar projetos novos utilizando linguagens “mortas” acho arriscado. Por exemplo o programador de VB do post.
Olha a minha visão:
Para a fábrica que coloca um programa em produção, de forma rápida, eu sugeriria as tecnologias mais atuais como frameworks que aceleram a produtividade, pois eles possuem muitas vantagens além de geradores de código.
Mas para produtos que ficarão anos no mercado eu sugeriria simplicidade. Livre dos geradores de código e componentes de terceiros (ou isolálos do sistema), pois futuramente, caso tenham a necessidade de mudar de linguagem, plataforma, ou etc, terão maior facilidade na recostrução do software e não terão problemas com versões de novos componentes.
Umas das coisas que mais me preocupam quando programo é se o próximo S.O. do cliente vai rodar a mesma versão.
[/quote]
Oi Luiz, e eu concordo com você . De fato, começar coisas novas com tecnologias antigas não é normalmente a coisa mais inteligente a ser feita.
No entanto, meses atrás conheci um caso que foge à regra. Uma empresa daqui de Belo Horizonte especializada no desenvolvimento de aplicativos para gestão comercial que tinha sua base de código toda feita em VB6 resolveu mudar de plataforma. Então começaram um trabalho custoso e longo de pesquisa para escolher de forma correta qual a nova plataforma. A opção mais óbvia era o .net, e logo depois passaram pelo Java, Ruby e diversas outras. Do ponto de vista tecnológico, ir para algo “não VB6” era óbvio pelas razões que você mencionou.
Sabe o que os caras descobriram? O parque tecnológico dos clientes não suportaria .net ou Java e, caso fizessem esta migração, como não teriam condição de manter duas linhas do mesmo produto (VB6 e sei lá o quê), sabe qual foi a opção tomada? Reescrever o sistema em uma nova arquitetura usando… VB6. É uma história interessante, e que vai dar pano pra manga aqui no fórum com gente metendo o ferro nos caras, dizendo que podiam correr atrás de novos mercados e bla bla. E também não acho que deva ser um caso a ser usado como exemplo de forma alguma, mas mostra um aspecto muito interessante: o uso da razão na escolha da plataforma. Os caras vão ter dificuldades em executar o sistema deles no Windows 8,9,10? Provávelmente: mas em contrapartida, viram que se mudassem, iam simplesmente quebrar como empresa.
No final, é tudo uma questão mais de bom senso mesmo. Tirando este caso que citei, normalmente quando vejo alguém desenvolvendo coisas novas com tecnologias não mais em voga, a principal razão é a falta de segurança da própria equipe de desenvolvimento em aprender coisas novas.[/quote]
:thumbup: Entendo.Vc tem razão.
Algo semelhante quando existem vários software trabalhando em conjunto e não dá pra substituir todos ao mesmo tempo.
Acho isso muito foda mesmo. É de chorar.
Uma das maiores necessidades é atualizar o windows para não sofrer com nenhum tipo de bug ou ataque.
As atulizações dos windows 2000 e XP acabaram.
Mas como vão ficar quando a próxima versao do windows não suportar estes programas?
Eles devem começar a correr atras pra proxima versão não serem pegos de surpresa.
Eu também acho uma merda termos que nos atualizar tão rapidamente. Ainda mais quando os fontes dos programas costumam ser gigantescos.
Como vcs pensam em atualizar o programa para as proximas versões?
Designer Pattern Adapter?
Se precisar de ajuda, manda uma MP pra mim.