Fábrica de Sofware

disse tudo…
não consigo visualizar uma fábrica de software utilizando uma metodologia ágil…seja lah qual for…
já trabalhei em 2 fábricas de software, e nelas eu apreendi de tudo…tudo o que NÃO
deve ser feito no desenvolvimento de software. Na minha opnião, desenvolvimento de software é um processo criativo e que valoriza principalmente as pessoas… e uma fábrica de software é o contrário disso. Uma fabrica vende horas … como se fosse um “commodity”.

nas fábricas onde trabalhei, o trabalho poderia ser feito na metade do tempo, com a metade
de pessoas… mas isso numa fábrica não tem a menor importância, o importante é faturar !!! :shock:

Sinceramente, acho que as empresas (onde se incluem também as consultorias de 3 letrinhas) que só visam o curto prazo e lucro imediato, estão fardadas a desaparecer.

Fala Kruger!

Vc ainda ta na Fabrica da Dts?

Concordo plenamente as empresas que começaram com essa história de utilizar fábrica de software há algum tempo, parece que estão acordando e vem pressionando as 3 letrinhas.

Eu trabalho em um projeto d downsizing aonde tem N consultorias que trabalham nesse esqueminha tosco de fábrica… O s subprojetos em que trabalho simplesmente não terminam huahuaha

Trocentos estagiários e jr para fazer um subsistema minúsculo que poderia ser feito por um único cara razoavelmente experiente… Ae vc inclui que boa parte dos analistas (salvo raras excessões) que não tem nem idéia do que estão fazendo… Já viu né… Depois tenho que ficar consertando (REFAZENDO) a merda malfeita… fazer o q…

Ah e sem falar que toda vez q meu gerente fala: “dá pra vc resolver aquele probleminha lá?” pode crer que o dia que eu ia perder fazendo isso já virou 3 meses…

não entra na minha cabeça porque as empresas se submetem a isso ainda… será que os “clientes” são tão burros assim? décadas de projetos errados e prejuízos financeiros não ensinou nada à ninguém?

O problema que os empresários não sabem que a fabrica de software é jogar dinheiro pela janela.

Economizar no profissional é aumentar seu prejuízo.

Pessoal, vou meter o bedelho na discussão também introduzindo uma pergunta: vocês afinal acham então que o conceito de fabrica de software é algo não-aplicável no desenvolvimento de um software?

Eu nunca trabalhei em uma fabrica de SW ou d qq outra coisa mas minha opinião é a seguinte:
Cada vez mais eu acho que um software deve ser desenvolvido por pequenas equipes de no maximo 7 pessoas. Acho que equipes de 5 pessoas sao ideais. Mas dependendo do tamanho sistema, se for mto grande, axo que dividir em partes e formar pequenas equipes pra cada módulo é uma boa prática… é claro utilizando como argamassa uma arquitetura bem definida para colar todos as partes no final! É possivel? Ou apenas utopia? Se eu fosse gerente de um grande projeto axo q eu tentaria esse tipo de abordagem!!! oq vcs acham?

[quote=andre2k2]Pessoal, vou meter o bedelho na discussão também introduzindo uma pergunta: vocês afinal acham então que o conceito de fabrica de software é algo não-aplicável no desenvolvimento de um software?

Eu nunca trabalhei em uma fabrica de SW ou d qq outra coisa mas minha opinião é a seguinte:
Cada vez mais eu acho que um software deve ser desenvolvido por pequenas equipes de no maximo 7 pessoas. Acho que equipes de 5 pessoas sao ideais. Mas dependendo do tamanho sistema, se for mto grande, axo que dividir em partes e formar pequenas equipes pra cada módulo é uma boa prática… é claro utilizando como argamassa uma arquitetura bem definida para colar todos as partes no final! É possivel? Ou apenas utopia? Se eu fosse gerente de um grande projeto axo q eu tentaria esse tipo de abordagem!!! oq vcs acham?[/quote]

O que você pensa não está errado, o problema, como foi falado é que os manda-chuva não pensam.

Eles acham que aumentar o tamanho da equipe faz as cosias andar mais depressa: mentira. Faz andar mais devagar.
Mais pessoas significa mais comunicação, mais controle. Isso significa menos tempo codificando. Aqui entre o Pair Programming onde a rotatividade dos pares aumenta a comunicação e o controle sem sacrificar o tempo de codificação.

Quem paga não entende o que compra. Isso faz com que se pense que terceirizar e pagar N dezenas milhares é melhor que ter uma equipa interna pagando N milhares. Mas isso acontece porque eles não estão comprando o software. Eles estão comprando a responsabilidade. Se o software der problema eles executam a empresa que o fez.

Um lugar onde de faz algo é uma fábrica. O termo Fábrica de Software não deve ser prejurativo, porque as pessoas não sabem outro nome da "empresa que produz software"
Acontece que o erro é esse: o que a empresa produz não é o software. produzir software não significa criar um bem, significa criar um serviço. Criar um software é como treinar pessoas, ninguém fala em “fabrica de pessoas treinadas”.

É o foco que está errado. E com ele toda a nomenclatura e confusão que se cria dai.

Mas, sim, criar um software passa por criar uma “coisa”, mas essa “coisa” é apenas uma ferramenta. Imagine-se no circo. No Canhão Humano as pessoas pagam pelo quê ? por ver um canhão disparar ? Não, por assistir a coragem do cara lá dentro.
Ninguém paga para ver a qualidade das cartas do ilusionista, paga para ser maravilhado pelo que ele faz com elas.
E quem cria esses engenhos ? Alguem cria, tem uma engenharia , um saber, uma tecnologia associada. Existem fábricas onde se fabricam essas coisas.

Construção de software é mais ou menos como isso. Alguem cria o software, mas não é isso que se está vendendo. Ou pelo menos não deveria ser. Quando se fala de equipe, scrum, XP, java, .net , etc… estamos no nivel do cara que fabrica as cartas que os ilusionistas usam. Software é muitos mais que isso.

Eu ainda nao estou convencido de que TODO desenvolvimento de sw se encaixa nesse modelo software-como-servico. É verdade que o ideal de projeto da maioria das fabricas de sw que conhecemos e daquelas que nao tivemos oportunidade de conhecer pq nao sobreviveram é equivocado. E superficialmente falando, baseado nas ofertas de emprego publicas em listas de java nao creio que a situacao esteja mudando.

Nesse sentido de construcao de produtos de software um grande exemplo de fabrica de sw é a fundacao apache.

[quote=Luiz Aguiar]não entra na minha cabeça porque as empresas se submetem a isso ainda… será que os “clientes” são tão burros assim? décadas de projetos errados e prejuízos financeiros não ensinou nada à ninguém?
[/quote]

Luiz, enquanto no Brasil for comum as pessoas levarem um por fora esse tipo de prática vai ser comum, se é que você me entende, acontece a mesma coisa na política, na administração pública, etc…

[quote=cmoscoso]
Nesse sentido de construcao de produtos de software um grande exemplo de fabrica de sw é a fundacao apache.[/quote]

ótimo exemplo. A fundação apache ( ou a fundação eclipse já agora) é uma fabrica de software ? Eu diria que sim. Mas gostaria de saber o que acha quem diz que “fabrica de software” non ecsisté ou não deveria existir…

A Apache é uma comunidade de desenvolvedores que produzem software de forma colaborativa nos termos da Apache License.

Os projetos dela não nascem pela demanda de um cliente, e sim de uma necessidade coletiva do mundo.

Mais lenha na fogueira!

Às vezes, tenho a impressão de que o pessoal culpa as consutorias de três letrinhas ao mesmo tempo em que coloca o cliente como vítima. Será que é isso mesmo? Eu vejo podridão nos dois lados. Tanto o cliente quanto a consultoria são culpados nessa história.

Exemplo: normalmente, o cliente, de cara, não tem uma TI organizada, que é vista mais como um sangue-suga de dinheiro, reativa, e que não busca inovações. Com isso, o cliente, pra resolver seu problema, ao invés de arrumar a casa, vai lá e terceiriza pra uma consultoria. E com isso, a TI do cliente, ainda sem foco e sem gente qualificada que entenda de software, vai simplesmente pedir pra qualquer consultoria que um projetão deve ser feito em X meses e deve ser o mais barato possível.

E aí? A consultoria atrasou a entrega? Sem problemas! Pega o dinheiro da multa contratual e paga uma outra consultoria barateira que faça o serviço. A consultoria não entregou com qualidade? Mas quem se importa? Não é a consultoria que vai perder com isso, muito menos a TI do cliente, que sempre vai colocar a culpa nas terceirizadas. A TI não compra softwares de terceiros, compra bodes expiatórios.

Mas não sou louco, a fábrica de software é um erro! Mas qual é a responsabilidade de quem os contrata? Será que os clientes são tão vítimas assim?

Acho que são sim. Eles simplesmente não sabem a diferença. Pergunta para eles o que o cara de TI faz.

No caso de empresas estatais, mesmo que tenham um setor de TI p/ atende-las, elas não contratam consultorias diretamente, são as consultorias que ganham licitações, isto é, leva quem oferecer o menor preço(dizem…). E tem o menor preço que oferece os serviços de pior qualidade.

http://fragmental.tw/2008/02/17/architecture-is-about-people-sharing-models/

"

Manter uma equipe desenvolvendo em waterfall (mas falando que é rup) tem grandes chances de sair mais caro.

Mas enfim, quais são os aumentos de custos que há no caso de manter uma equipe trabalhando com metodologias agéis? Nem licença de MSProject vc precisa. :stuck_out_tongue:

"

Discordo. Quando a Toyota, por exemplo, adotou um modelo ágil ela não desviou o foco da sua atividade fim. Uma coisa não exclui a outra, e nem deve!

Reduzir custos de quem ?! Do cliente ?! Da fábrica ?!
Tudo o que eu já vi em fábricas de SW é custo pra ambos os lados…

E numa fábrica de SW voce não teria esses mesmos custos ?

Mesmo com as melhores das intenções e com um “processo bem conduzido”,
a maioria das fábricas de SW precisam de tanta papelada e CMMs da vida,
que esquecem do fundamental, software funcionando com qualidade.

"