Extrair imagem de .pdf

Bom dia,

Estou na seguinte situação: Preciso ler um arquivo .pdf e verificar se nele existe alguma imagem, caso existir eu preciso apresentar essa imagem para o usuário junto com a legenda(que seria um texto normal, logo após a imagem).

alguém tem alguma sugestão?

já agradeço qualquer ajuda!

também preciso disso,
ja achei como trasnformar as paginas do pdf em imagens…

mas quero o mesmo que voce… extrair imagens no meio do texto do pdf…

após hooooooras de pesquisa consegui encontrar

PS: USANDO iText 5.0.1 http://itextpdf.com/

/**
	 * @author Fernando H. Gomes
	 * 
	 * Extrai imagens de um pdf criando varios Files no outputpath. Cada File é uma imagen extraida.<br/>
	 * A nomenclatura padrão de saida é "Image_P[NumeroPagina]_[Cont_Imagen_P_Pagina]" 
	 * 
	 * @param sourcePdf
	 * @param outputPath
	 */
	public static void ExtractImagesFromPDF(String sourcePdf, String outputPath)
    {
        try
        {
            PdfReader pdf = new PdfReader(sourcePdf);

//percorrendo as paginas do pdf
            for (int pageNumber = 1; pageNumber <= pdf.getNumberOfPages(); pageNumber++)
            {
                PdfDictionary pg = pdf.getPageN(pageNumber);
                PdfDictionary res = (PdfDictionary)PdfReader.getPdfObject(pg.get(PdfName.RESOURCES));
                PdfDictionary xobj = (PdfDictionary)PdfReader.getPdfObject(res.get(PdfName.XOBJECT));
                //pegando o XOBJECT da pagina. que é o que contem as keys q serão usada pra identificar cada "atributo" na pagina
                if (xobj != null)
                {
                	int cont_img_por_pagina = 0;

//percorrendo os "atributos" da pagina
                	for(Iterator it = xobj.getKeys().iterator(); it.hasNext();)
        			{
        				PdfObject obj = xobj.get((PdfName) it.next());

/* An indirect object is an object that has been labeled so that it can be referenced by other objects. Any type of PdfObject 
        				 * may be labeled as an indirect object. An indirect object consists of an object identifier, a direct object, and the endobj 
        				 * keyword. The object identifier consists of an integer object number, an integer generation number, and the obj keyword. 
        				 * This object is described in the 'Portable Document Format Reference Manual version 1.7' section 3.2.9 (page 63-65). 
        				 */
                        if (obj.isIndirect())
                        {
                        	//pego o dicionario de chave-valor do meu "atributo"
                            PdfDictionary tg = (PdfDictionary)PdfReader.getPdfObject(obj);
                            PdfName type = (PdfName)PdfReader.getPdfObject(tg.get(PdfName.SUBTYPE));

//verifico se a propriedade subtype é do tipo IMAGE
                            if (PdfName.IMAGE.equals(type))
                            {            
                            	//pego os bytes do meu objeto
                                int XrefIndex =((PRIndirectReference)obj).getNumber();
                                PdfObject pdfObj = pdf.getPdfObject(XrefIndex);
                                PdfStream pdfStrem = (PdfStream)pdfObj;
                                byte[] bytes = PdfReader.getStreamBytesRaw((PRStream)pdfStrem);
                                if ((bytes != null))
                                {
                                	//escrevo como um arquivo que depois eu vou usar em algum lugar
                                	 cont_img_por_pagina++;
                                	 FileOutputStream fw = new FileOutputStream(outputPath+"Image_P"+pageNumber+"_" + cont_img_por_pagina);
                                	 fw.write(bytes);
                                	 fw.flush();
                                	 fw.close();

}
                            }
                        }
                    }
                }
            }
            pdf.close();
        }

catch(Exception e)
        {
        	e.printStackTrace();
        }

Os créditos do código nao são só meus… esse foi um método que eu montei pra min…
tive como base varios links. principalmente na mailList do próprio iText

Funciona… :smiley:

Eu precisava de algo parecido com isso.

Obrigado!

Só um detalhe:

FileOutputStream fw = new FileOutputStream(outputPath+"Image_P"+pageNumber+"_" + cont_img_por_pagina+ ".jpg");

Faltava a extensão.

Fabinhoocara, só funciona para JPEG/JPG!
O Formato PDF suporta apenas imagens JPEG/JPG e bits primarios, se sua imagens não for um JPEG/JPG ela vai ser transformada em bits primarios e para transforma-la novamente
em imagem voce vai ter que sofrer ^^
vai ter que utilizar as informações de color-space, bits significativos, bit por componente, etc… que vem junto com a tag da imagen no pdf e remonta-la …

é um trabalhinho chato,
eu tentei fazer uma gambiarra utilzando umas classes do PDF RENDERER da sun , que ja tinha umas lógicas q tratavam isso…
GL…

mais explicações da uma olhada ai em baixo.
http://old.nabble.com/Using-Images-extracted-from-a-pdf-to27693711.html#a27693711
"PDF suporta apenas dois tipos de imagens - JPEG e “bits-primarios”. Assim, qualquer formato de imagem de fonte que não é JPEG é convertido em “bits-primarios”

Boa tarde!

Obrigado pelas informações Fernando H. Gomes.
Pesquisarei mais sobre o que você mencionou.

Abraço!

Achei esse código entre uma dificuldade que tive aqui.

Achei excelente e fui testar!

Realmente usando apenas iText não é possivel retornar uma imagem sem saber a sua extensão.

Entretanto

é possível deixar que o java trate isso usando o

if ((bytes != null))
                                {
                                	//escrevo como um arquivo que depois eu vou usar em algum lugar
                                	 cont_img_por_pagina++;
                                	 FileOutputStream fw = new FileOutputStream(saida+"Image_P"+pageNumber+"_" + cont_img_por_pagina+".jpg");
                                         //código adicional ao proposto
                                	 BufferedImage buff = ImageIO.read(new ByteArrayInputStream(bytes));

ImageIO.write(buff, "jpg", fw);

fw.write(bytes);
                                	 fw.flush();
                                	 fw.close();

}

então o java pega os bytes obtidos no código anterior e converte para os formatos padrões dele de imagem.

o problema é que a qualidade da imagem já foi comprimida pelo pdf então mesmo que você mude a extensão a qualidade não muda muito.

mas mesmo assim obrigado pela solução.

E vim aqui contribuir com uma outra parte de código.