Interessante, eu só tinha mexido com JQuery até agora.
Gostei dos exemplos, tem bastante coisa mesmo. Achei legal aquele exemplo web desktop e os grids também.
ExtJS para substituir o jQuery eu acho besteira.
A parte dela para manipulação do DOM, Ajax direto (sem usar nos componentes), etc (Ext Core) é mais chata de usar. jQuery é MUITO mais fácil nisso.
O que a ExtJS mata a pau são os componentes de interface gráfica, estruturas de dados, classes utilitárias, etc. Tem muuuuita coisa boa.
O mais legal é que dá p/ usar a jQuery junto, bastando usar o adaptador correto (que é distribuído junto com a ExtJS).
A ferramenta que redesenvolvi no meu mestrado usa ExtJS. Versão 3.1 se não me engano.
Alguém saberia citar um pontos fortes e pontos fracos dele? Já ouvi dizer que ele é meio pesado. Porém sempre que vejo essas aplicações simples e showcase não me parece muito pesado…
Peso 1 - Tamanho
É pesado se você usar a versão para desenvolvimento e também não minificar o seu código Javascript.
Se usar a versao minificada e usar alguma ferramenta para minificar seu Javascript como o Google Closure Compiler, além de ativar compressão GZIP no seu servidor para arquivos .js, pode ficar tranquilo, pois tamanho não vai ser problema.
Peso 2 - Desempenho
Se vc estiver usando um navegador atualizado, não acredito que a aplicação vá ficar lenta.
Acho o ExtJs interessante, mais eu não vejo vantagem nele, caso for desenvolver em java. Se for pra escolher entre ele e o GWT eu fico com o GWT, tem praticamente a mesma ideia, criar aplicações RIA, tem até uma versão do Ext Js para GWT, a vantagem nisso é que GWT você desenvolve em java e não javascript.
Como o @davidbuzatto falou, vai depender muito do navegador a questão da performance.
O navegador tem que carregar o javascript e interpretar, feito isso, o javascript gera o html e css, isso fica meio pesado.
[quote=davidbuzatto]ExtJS para substituir o jQuery eu acho besteira.
A parte dela para manipulação do DOM, Ajax direto (sem usar nos componentes), etc (Ext Core) é mais chata de usar. jQuery é MUITO mais fácil nisso.
O que a ExtJS mata a pau são os componentes de interface gráfica, estruturas de dados, classes utilitárias, etc. Tem muuuuita coisa boa.
O mais legal é que dá p/ usar a jQuery junto, bastando usar o adaptador correto (que é distribuído junto com a ExtJS).
A ferramenta que redesenvolvi no meu mestrado usa ExtJS. Versão 3.1 se não me engano.
[quote=davisnog]Acho o ExtJs interessante, mais eu não vejo vantagem nele, caso for desenvolver em java. Se for pra escolher entre ele e o GWT eu fico com o GWT, tem praticamente a mesma ideia, criar aplicações RIA, tem até uma versão do Ext Js para GWT, a vantagem nisso é que GWT você desenvolve em java e não javascript.
Como o @davidbuzatto falou, vai depender muito do navegador a questão da performance.
O navegador tem que carregar o javascript e interpretar, feito isso, o javascript gera o html e css, isso fica meio pesado.
[/quote]
Cara na empresa que eu trabalhava foi feito um estudo com a ExtJs para o GWT mas ficou absurdamente pesado/lento com relação ao GWT “normal”,alem do componentes serem muito “componentizados” o que tira um pouco da liberdade do programador.Alguem já usou GWT com ExtJs em algum projeto e teve o mesmo problema nessa questão?
[quote=davidbuzatto]ExtJS para substituir o jQuery eu acho besteira.
Pra mim Ext é o melhor framework JS do mercado para componentes.
A versão 4 está bem leve, eles fizeram várias otimizações na parte de layout, o que era que gastava mais tempo e era a parte “pesada”. Pra mim agora ficou perfeito!
Usei Ext em um projeto bem grande - pra uma empresa americana de grande porte da área de saúde, onde a rapidez e performance eram algumas das questões chaves, e Ext caiu como uma luva.
Ext não se compara a JQuery, existe um core da biblioteca, mas ainda não é tão bom quanto JQuery para manipulação de DOM.
Você pode comparar Ext com Dojo, YUI, JQuery UI.
@Markus Alemao, realmente a versão do Ext JS pra GWT é bem pesada, mais tem algumas facilidades que eu interessantes.
Apesar de nunca ter usado nenhuma das soluções(GWT, GWT + Ext JS ou Ext JS), usei somente em aplicações protótipos.
Até então só usei o Jquery.
Eu discordo quanto ao GXT (gwt com extjs) ser pesado. Temos aplicações rodando internamente com ele e nunca tivemos problema com isso.
Muito pelo contrario, é muito satisfatorio sua performance…
Na minha opinião não tem como comparar GXT com GWT pois são coisas diferentes… Seria igual criar um campo html, e criar um campo usando JSF e comparar qual é o mais rapido… O HTML será muito mais rapido…
Desenvolvo aplicações com ele desde a versão 1 e é notavel a evolução que o framework vem tendo e agora com a versão 3 que está para sair será ainda melhor…;
[quote=Loiane]
…
Usei Ext em um projeto bem grande - pra uma empresa americana de grande porte da área de saúde, onde a rapidez e performance eram algumas das questões chaves, e Ext caiu como uma luva.
…
Essa versão 4 ficou maravilhosa![/quote]
Loiane, tudo bem?
Só por curiosidade, qual estrutura/arquitetura do backend você utilizou neste projeto? Tem idéia de capacidade de banda dos usuários? Era um sistema intranet?
[quote=Adelar][quote=g4j]
3) Javascript puro. Sentimos falta de uma IDE que dê suporte decente a javascript, como code completion por exemplo;
[/quote]
Vocês tentaram com Aptana no Eclipse?[/quote]
[quote=fabiozoroastro][quote=Loiane]
…
…
Essa versão 4 ficou maravilhosa![/quote]
Loiane, tudo bem?
Só por curiosidade, qual estrutura/arquitetura do backend você utilizou neste projeto? Tem idéia de capacidade de banda dos usuários? Era um sistema intranet?
Valeu.
Até. =)[/quote]
Utilizamos Java no backend + teradata + oracle portal + um monte de coisas! rs
Foi um projeto para um empresa de planos de saúde dos eua, a maior de lá. Capacidade para aprox. 1k usuários logados simultaneamente. Foi um projeto bem parrudo, com uma super infra.