ExtJS 4.0

Pessoal,

Hoje saiu a versão 4.0 do excelente framework Javascript ExtJS.

Site: http://www.sencha.com/products/extjs/
Novidades: http://www.sencha.com/products/extjs/whats-new-in-ext-js-4/
Exemplos e Demos: http://www.sencha.com/products/extjs/examples/

[]'s

Muito bom

Interessante, eu só tinha mexido com JQuery até agora.
Gostei dos exemplos, tem bastante coisa mesmo. Achei legal aquele exemplo web desktop e os grids também.

Legal. :smiley:
Nunca usei ExtJS… vou dar uma olhada. Quem sabe substitua o JQuery.

Sempre paguei pau pro ExtJS!

A primeira vez que ví foi num Falando em Java, acho que em 2008!

btw, nice news

Muito legal! :smiley:

ExtJS para substituir o jQuery eu acho besteira.
A parte dela para manipulação do DOM, Ajax direto (sem usar nos componentes), etc (Ext Core) é mais chata de usar. jQuery é MUITO mais fácil nisso.

O que a ExtJS mata a pau são os componentes de interface gráfica, estruturas de dados, classes utilitárias, etc. Tem muuuuita coisa boa.
O mais legal é que dá p/ usar a jQuery junto, bastando usar o adaptador correto (que é distribuído junto com a ExtJS).

A ferramenta que redesenvolvi no meu mestrado usa ExtJS. Versão 3.1 se não me engano.

Link da ferramenta: http://lia.dc.ufscar.br/cognitorweb

[]'s

Alguém saberia citar um pontos fortes e pontos fracos dele? Já ouvi dizer que ele é meio pesado. Porém sempre que vejo essas aplicações simples e showcase não me parece muito pesado…

Peso 1 - Tamanho
É pesado se você usar a versão para desenvolvimento e também não minificar o seu código Javascript.
Se usar a versao minificada e usar alguma ferramenta para minificar seu Javascript como o Google Closure Compiler, além de ativar compressão GZIP no seu servidor para arquivos .js, pode ficar tranquilo, pois tamanho não vai ser problema.

Peso 2 - Desempenho
Se vc estiver usando um navegador atualizado, não acredito que a aplicação vá ficar lenta.

[]'s

Acho o ExtJs interessante, mais eu não vejo vantagem nele, caso for desenvolver em java. Se for pra escolher entre ele e o GWT eu fico com o GWT, tem praticamente a mesma ideia, criar aplicações RIA, tem até uma versão do Ext Js para GWT, a vantagem nisso é que GWT você desenvolve em java e não javascript.

Como o @davidbuzatto falou, vai depender muito do navegador a questão da performance.

O navegador tem que carregar o javascript e interpretar, feito isso, o javascript gera o html e css, isso fica meio pesado.

[quote=davidbuzatto]ExtJS para substituir o jQuery eu acho besteira.
A parte dela para manipulação do DOM, Ajax direto (sem usar nos componentes), etc (Ext Core) é mais chata de usar. jQuery é MUITO mais fácil nisso.

O que a ExtJS mata a pau são os componentes de interface gráfica, estruturas de dados, classes utilitárias, etc. Tem muuuuita coisa boa.
O mais legal é que dá p/ usar a jQuery junto, bastando usar o adaptador correto (que é distribuído junto com a ExtJS).

A ferramenta que redesenvolvi no meu mestrado usa ExtJS. Versão 3.1 se não me engano.

[]'s[/quote]
Parece interessante a idéia de usá-las juntas. Vou ver como fica. Valeu :smiley:

ele funciona como se fosse um jquery da vida ???

[quote=davisnog]Acho o ExtJs interessante, mais eu não vejo vantagem nele, caso for desenvolver em java. Se for pra escolher entre ele e o GWT eu fico com o GWT, tem praticamente a mesma ideia, criar aplicações RIA, tem até uma versão do Ext Js para GWT, a vantagem nisso é que GWT você desenvolve em java e não javascript.

Como o @davidbuzatto falou, vai depender muito do navegador a questão da performance.

O navegador tem que carregar o javascript e interpretar, feito isso, o javascript gera o html e css, isso fica meio pesado.
[/quote]

Cara na empresa que eu trabalhava foi feito um estudo com a ExtJs para o GWT mas ficou absurdamente pesado/lento com relação ao GWT “normal”,alem do componentes serem muito “componentizados” :smiley: o que tira um pouco da liberdade do programador.Alguem já usou GWT com ExtJs em algum projeto e teve o mesmo problema nessa questão?

[quote=davidbuzatto]ExtJS para substituir o jQuery eu acho besteira.

[]'s[/quote]

Concordo!

Pra mim Ext é o melhor framework JS do mercado para componentes.
A versão 4 está bem leve, eles fizeram várias otimizações na parte de layout, o que era que gastava mais tempo e era a parte “pesada”. Pra mim agora ficou perfeito!

Usei Ext em um projeto bem grande - pra uma empresa americana de grande porte da área de saúde, onde a rapidez e performance eram algumas das questões chaves, e Ext caiu como uma luva.

Ext não se compara a JQuery, existe um core da biblioteca, mas ainda não é tão bom quanto JQuery para manipulação de DOM.
Você pode comparar Ext com Dojo, YUI, JQuery UI.

Essa versão 4 ficou maravilhosa!

@Markus Alemao, realmente a versão do Ext JS pra GWT é bem pesada, mais tem algumas facilidades que eu interessantes.
Apesar de nunca ter usado nenhuma das soluções(GWT, GWT + Ext JS ou Ext JS), usei somente em aplicações protótipos.
Até então só usei o Jquery.

Eu discordo quanto ao GXT (gwt com extjs) ser pesado. Temos aplicações rodando internamente com ele e nunca tivemos problema com isso.
Muito pelo contrario, é muito satisfatorio sua performance…
Na minha opinião não tem como comparar GXT com GWT pois são coisas diferentes… Seria igual criar um campo html, e criar um campo usando JSF e comparar qual é o mais rapido… O HTML será muito mais rapido…

Desenvolvo aplicações com ele desde a versão 1 e é notavel a evolução que o framework vem tendo e agora com a versão 3 que está para sair será ainda melhor…;

:slight_smile:

[quote=Loiane]

Usei Ext em um projeto bem grande - pra uma empresa americana de grande porte da área de saúde, onde a rapidez e performance eram algumas das questões chaves, e Ext caiu como uma luva.

Essa versão 4 ficou maravilhosa![/quote]

Loiane, tudo bem?

Só por curiosidade, qual estrutura/arquitetura do backend você utilizou neste projeto? Tem idéia de capacidade de banda dos usuários? Era um sistema intranet?

Valeu.

Até. =)

Fizemos aqui alguns testes em projeto piloto com o ExtJS. Gostaria de expor alguns pontos que observamos:

1. É pago para desenvolver sistemas comerciais;
  2. Curva de aprendizado bem alta. Demoramos muito tempo para começar a produzir algo útil, sem ficar catando exemplos prontos da internet;
  3. Javascript puro. Sentimos falta de uma IDE que dê suporte decente a javascript, como code completion por exemplo;
  4. Existe um aplicativo chamado Ext Designer para desenvolver GUI. É pago. Testamos por 14 dias e observamos diversos bugs;

[]'s

Vocês tentaram com Aptana no Eclipse?

[quote=Adelar][quote=g4j]
3) Javascript puro. Sentimos falta de uma IDE que dê suporte decente a javascript, como code completion por exemplo;
[/quote]
Vocês tentaram com Aptana no Eclipse?[/quote]

Adelar,

Valeu pela dica. Vou avaliar.

[quote=fabiozoroastro][quote=Loiane]

Essa versão 4 ficou maravilhosa![/quote]

Loiane, tudo bem?

Só por curiosidade, qual estrutura/arquitetura do backend você utilizou neste projeto? Tem idéia de capacidade de banda dos usuários? Era um sistema intranet?

Valeu.

Até. =)[/quote]

Utilizamos Java no backend + teradata + oracle portal + um monte de coisas! rs
Foi um projeto para um empresa de planos de saúde dos eua, a maior de lá. Capacidade para aprox. 1k usuários logados simultaneamente. Foi um projeto bem parrudo, com uma super infra.