Expresso Framework , PowerLogic e outros, alguém utiliza ? O que pensam a respeito?

Caros, gostaria a opinião de vocês sobre frameworks com soluções em caixinha para todos os cenários como - http://www.jcorporate.com/html/products/expresso.html

e PowerLogic, aliás, não sei o quanto o segundo tem de diferente do primeiro.

Vejo muitos comerciais da PL em revistas do meio, como solução mirabolante para os problemas de arquitetura e fico realmente preocupado com as empresas começarem a adotar tais medidas, ao invés de contratarem arquitetos para realmente analisarem seus problemas.

Queria a opinião de vocês sobre o tema :slight_smile:

Rapaz,

a mais ou menos duas semanas atrás eu assisti uma apresentação sobre o ScriptCase. E a minha opinião foi a seguinte, facilita demais naqueles minutos que você perde fazendo os cruds da vida, com uns recursos mais legais, como uns autocompletes na busca, etc, é só definir uma propriedade e boa, mas na hora que você precisa implementar uma regra de negócio um pouco mais elaborada, você vai penar. Não sei se é o caso do produto da PowerLogic, mas no ScriptCase (que é em PHP) você tem de implementar sua regra de negócio numa linguagem de script proprietária, que depois é interpretada por um parser do próprio sistema deles. Você até poderia implementar direto no fonte ( .PHP) que ele gera, mas pra isso você teria que entender o código que foi gerado e aí você perderia um bom tempo nesse brincadeira.

Resumindo, a minha opinião é, a não ser que a aplicação envolva regras simples de negócios e cruds, não use, pois na hora da implementação de algo mais complexo, ele pode não gerar a produtividade que tanto promete.

Especificamente sobre a PL não posso especificar, pois, não vi o programa deles em ação, mas o ScriptCase eu vi.

[quote] Vejo muitos comerciais da PL em revistas do meio, como solução mirabolante para os problemas de arquitetura e fico realmente preocupado com as empresas começarem a adotar tais medidas, ao invés de contratarem arquitetos para realmente analisarem seus problemas[/quote]O interessante é que o produto é OpenSource e até agora não conheço ninguêm que realmente tenha usado, inclusive já houve várias tentativas de debates sobre o produto em listas da comunidade “java” e parece que o pessoal da PL não gosta de discutir e debater sobre seus produtos “Open-Source”.

para sbaer mais sobre o ponto de vista do JCompany leia esta thread:
https://soujava.dev.java.net/servlets/ReadMsg?list=java-list&msgNo=19724

As ferramentas e frameworks são opensource, mas a solução é paga e bem paga.

[quote=pcalcado]para sbaer mais sobre o ponto de vista do JCompany leia esta thread:
https://soujava.dev.java.net/servlets/ReadMsg?list=java-list&msgNo=19724[/quote]

Shoes, vi pouca coisa na Thread respondida, por isso acho válido manter o tópico aqui no GUJ :slight_smile:

Outra coisa que não entendo também. Por que pagar por algo que na própria comunidade lhe é provido de graça ?

Treinamento ? Suporte ?

[quote=Kenobi][quote=pcalcado]para sbaer mais sobre o ponto de vista do JCompany leia esta thread:
https://soujava.dev.java.net/servlets/ReadMsg?list=java-list&msgNo=19724[/quote]

Shoes, vi pouca coisa na Thread respondida, por isso acho válido manter o tópico aqui no GUJ :slight_smile: [/quote]

Eu não sei qual era a pergunta (:D) mas o ponto é como o representante da empresa fica o tempo todo fazendo propaganda e tropeça em questões técnicas simples. E até onde eu sei é o arquiteto principal do projeto.

Esse -sistema- http://www.powerlogic.com.br/rhdemo tem 50 pontos de funcão? E cada ponto de funcão custa quanto? Quinze conto?

E sobre a thread, acho que, Talk is cheap, show me the code.

[quote=pcalcado][quote=Kenobi][quote=pcalcado]para sbaer mais sobre o ponto de vista do JCompany leia esta thread:
https://soujava.dev.java.net/servlets/ReadMsg?list=java-list&msgNo=19724[/quote]

Shoes, vi pouca coisa na Thread respondida, por isso acho válido manter o tópico aqui no GUJ :slight_smile: [/quote]

Eu não sei qual era a pergunta (:D) mas o ponto é como o representante da empresa fica o tempo todo fazendo propaganda e tropeça em questões técnicas simples. E até onde eu sei é o arquiteto principal do projeto.[/quote]

Arquiteto do projeto ? Até onde eu entendi isso é filho do Expresso ou algo assim, nada criado aqui dentro. Talvez umas poucas parametrizações.

Eu só não entendo como empresas pagam por isso. Se querem soluções de caixinha, vá ao Expresso, AppFuse, ou seja …fonte original.

Aliás, pra mim esses frameworks Cruds perderam o sentido quando falamos em SEAM ou RoR. (aliás, testes unitários em RoR é mamão com açúcar ) :slight_smile:

[quote=faq]Esse -sistema- http://www.powerlogic.com.br/rhdemo tem 50 pontos de funcão? E cada ponto de funcão custa quanto? Quinze conto?

E sobre a thread, acho que, Talk is cheap, show me the code.[/quote]

Cara, fazendo por UCPs, ali você tem 9 cases, cada média de produção de 12 horas ( o que é um exagero , não levo 1h pra fazer a maior parte rsss) , mas estou contando como o UCP padrão.

X 55 reais, valor de um analista sênior - R$ 5940,00.

Seria esse o custo desse treco :slight_smile:

PS: Isso é preço de consultoria … mega inflado !! hehe :slight_smile: acho que dá pra pra dividir por 5 , se você for fazer ( seu custo) e vende a esse preço, está no lucro !! :smiley: E ainda fala pro cliente: "Olha, estou fazendo preço de custo !! "

Mandei uma pancada de pvt pro Kenobi responder esse tópico !
Cara … me desculpa, eu não tenho a menor noção de como se estima o preço de um sistema utilizando “métricas”.:smiley:

Levando em conta o tal preço de custo, uns 1200, ainda assim tá muito caro!
Desconsiderando a papagaiada, esse sistema não faz nada! Ou eu não tô vendo alguma coisa ali além do manter estado, cidade, lotacao, cargo, funcionario e curso?

Esses 9 use case points, quais seriam? 12 horas em cada? (hehehe, piada)

[quote=faq]Mandei uma pancada de pvt pro Kenobi responder esse tópico !
Cara … me desculpa, eu não tenho a menor noção de como se estima o preço de um sistema utilizando “métricas”.:smiley:

Levando em conta o tal preço de custo, uns 1200, ainda assim tá muito caro!
Desconsiderando a papagaiada, esse sistema não faz nada! Ou eu não tô vendo alguma coisa ali além do manter estado, cidade, lotacao, cargo, funcionario e curso?

Esses 9 use case points, quais seriam? 12 horas em cada? (hehehe, piada)[/quote]

Procure ler sobre UCP - Use Case Points.

Resumindo, de uma à 4 transações - Simples, 4 à 7 - Médio e Acima disso complexo.

Precisa separar os fluxos alternativos, considerar o caminho feliz, tem uma certa metodologia pra isso.

Existe tb cálculos e você precisa saber o tempo que sua equipe demora pra resolver cada caso de uso, esse é o segredo.

A primeira vista o Jcompany parece ser legal. Mas não se enganem, nem perca o tempo de vocês.

O Jcompany é limitado. É FRACO.
Estamos a tempos tentando utilizar o Jcompany. Mas a cada dia é uma decepção.

Pense que você terá que alterar todas as suas tabelas. irá “foder” com todo o seu banco de dados. Não irá consegui fazer as coias mais simples.

(OPINIÃO EXCLUSIVAMENTE PESSOAL)

Usem qualquer ferramenta da sun.
Pelo menos você pode encontrar mais de 6 pessoas que utilizam a ferramenta.