Decidir hoje comprar um notebook da Dell, pois o meu atual notebook que está trabalhando, gostaria de saber se existem grandes desvantagens em comprar um notebook que não tenha a tecla do cedilha?
Depende da sua necessidade, pois o padrão do teclado é em inglês, então você terá dificuldades em redigir textos por falta do ç. Seria apenas essa a diferença.
Dependendo da sua necessidade você pode adquirir um teclado externo para quando precisar utilizar.
Eu vou usar o computador para trabalhos acadêmicos e profissionais, tudo em português, mesmo assim você acha que irei ter muita dificuldade?
Estou perguntando porque eu nunca tive computador sem cedilha, eu optei por esse notebook porque ele está num preço bom.
Por muito tempo eu usei um pc comprado nos EUA que não tinha cedilha, o meu único problema era que eu usava a configuração de teclado português quando tinha que escrever um texto português, e ficava um pouco difícil de achar os acentos, e voltava para a configuração americana quando terminava. O problema é que tinha que ficar trocando e eu tinha que saber meio que de cabeça onde ficava cada acento, mas com um pouco de paciência você acaba decorando. Nunca tive nenhum problema referente a incompatibilidade com algum software ou hardware que utilizava.
pode existir incompartibilidade se eu colocar um teclado externo num notebook que o teclado é americano?
É só configurar o teclado corretamente que dá certo. Para imprimir a ç no teclado americano é só teclar acento agudo (´) e em seguida o c comum.
Você pode colocar um teclado usb e trocar a linguagens do teclado para português que funciona tranquilamente.
Depois de um tempo acostuma. Mas não é só o cedilha que deverá se acostumar, alguns símbolos ficam em posições diferentes, como por exemplo as aspas.