Existe vantagem do uso da Linguagem GO para o docker?

A poucos meses iniciei um estudo de docker e em breve iniciarei um estudo sobre kubernetes, e percebi uma relação entre eles dois, todos foram feitos em linguagem Go. Através de alguns fóruns de discussão fui informado que dar para fazer tudo com essa linguagem, desde de sistemas mobile, sistemas web, sistemas para desktop e sistemas embarcados.
Eu tentei procurar cursos dessa linguagem para eu poder usar como ferramenta de auxilio nos meus trabalhos com docker, e tudo que descobrir eram cursos superficiais, não encontrei nenhum curso que chegasse a se aprofundar, como por exempo… curso de linguagem GO com foco web, e não existe muita procurar de profissionais que saibam Linguagem GO, atualmente ela serve como alavanca de apoio e não como principal assim como acontece com Java.

Eu estou para fazer um curso muito recomendado pelo mercado de trabalho que são os cursos da 4Linux, no inicio do ano vou poder fazer a trilha de DevOps, e imaginei que estudando a Linguagem GO poderia me trazer performance nos meus trabalhos e administração de container.

Gostaria de ter mais opiniões em relação a tudo que mencionei nessa postagem, será que investir na linguagem Go irá realmente me trazer vantagens para os trabalhos com administração de container com o docker?

Go não é bala de prata, sendo mais usado em middlewares e microservices, mais forte em middlewares.

Não precisa fazer curso de Go pra administrar docker. Só se realmente tiver a necessidade de usar a linguagem.

Será que Python seria uma melhor opção para automatizar rotinas de trabalho com docker?

A princípio se usa comandos específicos do docker dentro do dockerfile. Pesquise sobre o que voce quer administrar com docker ao invés de imaginar o que poderia ser usado.

Por que saber programar em go ajudaria você a adminstrar containers? Não existem ferramentas específicas para isso? Kubernetes? Vai construir algo específico para essa administração?

Não é para administrar containers, mas são comando que me ajudaram administrar os containers. Para automatizar comando do docker que somente poderia ser feito se o usuário digitar no terminal, no meu caso o meu sistema operacional é o Linux.

Não existe, mas hoje descobri que posso fazer tanto pelo Shell Script ou Python.

O Kubernetes pode ser usado na segurança dos containers ou administração dos containers, ele não teria como me ajudar nas automatizações que preciso.

Vou sim, é como eu estava dizendo anteriormente, existem comando dos docker ou comandos do terminal que precisariam ser automatizadas, são comando que precisaram ser digitadas com frequência, não me refiro a lista containers ou listar volumes ou ver informações especificas de cada container, esse exemplo abaixo seria um exemplo de execução que criei automatizado pelo Shell Script.

A principio poderia escolher entre Python e o Shell Script, decidir pelo Python.
So deixando claro que antes de escrever a postagem realmente tinha dúvidas sobre esse assunto.