Existe RIA com Ruby on Rails?

Todos os exemplos e tutoriais de Ruby on Rails que já vi mostram páginas web muito simples… do tipo "Digite seu Nome:… Olá nome"
Procurei por referência de aplicação web rica para RoR e encontrei somente artigos sobre Flex e Ruby.
Existem outras formas de se criar páginas mais elaboradas para usar com Rails? Assim como temos várias alternativas de frameworks de componentes para JSF?

Cara, por coincidência outro dia mesmo publiquei algo no meu blog sobre isto: http://www.itexto.net/devkico/?p=558

A conclusão que cheguei é a seguinte: RIA só é implementada mesmo, de fato (ou seja, crossbrowser) hoje usando algum framework como Flex, JavaFX, Silverlight, etc.

O que rola é o seguinte: é possível fazer coisas lindas com HTML/Javascript/CSS? Sim, é. Mas o trabalho que você tem não compensa.
Eu inclusive inciei uma discussão no GUJ sobre isto: http://www.guj.com.br/posts/list/148750.java

[quote=ctdaa]Todos os exemplos e tutoriais de Ruby on Rails que já vi mostram páginas web muito simples… do tipo "Digite seu Nome:… Olá nome"
Procurei por referência de aplicação web rica para RoR e encontrei somente artigos sobre Flex e Ruby.
Existem outras formas de se criar páginas mais elaboradas para usar com Rails? Assim como temos várias alternativas de frameworks de componentes para JSF? [/quote]

Ruby on Rails é uma tecnologia de servidor. Para rodar RIA no browser vc precisa usar algo no cliente. Existem frameworks Javascript que são otimos para isso, como JQuery e Capuccino. Funciona muito melhor entre browsers do que tecnolgias de plugin.

[quote=mochuara][quote=ctdaa]Todos os exemplos e tutoriais de Ruby on Rails que já vi mostram páginas web muito simples… do tipo "Digite seu Nome:… Olá nome"
Existem outras formas de se criar páginas mais elaboradas para usar com Rails? Assim como temos várias alternativas de frameworks de componentes para JSF? [/quote]

Ruby on Rails é uma tecnologia de servidor. Para rodar RIA no browser vc precisa usar algo no cliente. Existem frameworks Javascript que são otimos para isso, como JQuery e Capuccino. Funciona muito melhor entre browsers do que tecnolgias de plugin.[/quote]

Oi mochuara,

fiquei curioso: como podem funcionar melhor do que tecnologias baseadas em plugin (Flash, Silverlight, JavaFX, etc) se as implementações do Javascript, assim como do CSS e do HTML variam entre os navegadores, enquanto a estrutura básica do plugin é a mesma em todos eles?

[quote=kicolobo]
Oi mochuara,

fiquei curioso: como podem funcionar melhor do que tecnologias baseadas em plugin (Flash, Silverlight, JavaFX, etc) se as implementações do Javascript, assim como do CSS e do HTML variam entre os navegadores, enquanto a estrutura básica do plugin é a mesma em todos eles?[/quote]

Com JQuery e Capuccino voce não esta programando pra Javascript, CSS e HTML, mas em um outro nível, principalmente usando Capuccino.

Plugin, como o próprio nome já diz, é algo que precisa estar instalado.

[quote=mochuara][quote=kicolobo]
Oi mochuara,

fiquei curioso: como podem funcionar melhor do que tecnologias baseadas em plugin (Flash, Silverlight, JavaFX, etc) se as implementações do Javascript, assim como do CSS e do HTML variam entre os navegadores, enquanto a estrutura básica do plugin é a mesma em todos eles?[/quote]

Com JQuery e Capuccino voce não esta programando pra Javascript, CSS e HTML, mas em um outro nível, principalmente usando Capuccino.

Plugin, como o próprio nome já diz, é algo que precisa estar instalado.[/quote]

Concordo em parte com relação ao que você diz mochuara.

JQuery, assim como Capuccino (acho o Capuccino interessantíssimo inclusive), apesar de serem abstrações, ainda são Javascript. São apenas uma roupagem mais elegante para os nossos velhos amigos.

E com relação ao plugin, concordo, é realmente um estorvo ter de instalar alguma coisa, mas levando-se em consideração algo como Flash por exemplo, que tem 98% de penetração, este não seria um problema.

[quote=kicolobo][quote=mochuara][quote=kicolobo]
Oi mochuara,

JQuery, assim como Capuccino (acho o Capuccino interessantíssimo inclusive), apesar de serem abstrações, ainda são Javascript. São apenas uma roupagem mais elegante para os nossos velhos amigos.

E com relação ao plugin, concordo, é realmente um estorvo ter de instalar alguma coisa, mas levando-se em consideração algo como Flash por exemplo, que tem 98% de penetração, este não seria um problema.[/quote]

E qual o problema do JavaScript?

[quote=mochuara][quote=kicolobo][quote=mochuara][quote=kicolobo]
Oi mochuara,

E com relação ao plugin, concordo, é realmente um estorvo ter de instalar alguma coisa, mas levando-se em consideração algo como Flash por exemplo, que tem 98% de penetração, este não seria um problema.[/quote]

E qual o problema do JavaScript?[/quote]

As implementações que querendo ou não, variam um pouco. O Capuccino e o JQuery conseguem abstrair isto, é verdade, mas a outra parte nem tanto. O CSS ainda varia pra daná, assim como o HTML.

E ainda temos algumas limitações no Javascript atual. Por exemplo: multi threading em Javascript AINDA é horrível. A gente pode até tentar fazer alguma coisa, é verdade, mas o máximo que conseguimos ainda é o “alguma coisa”. Em uma interface rica, este aspecto é importante.

A solução para tudo seria o HTML 5, o problema é que o problema ainda persiste, e na realidade piora, porque o bicho só vai ser recomendado pela W3C a partir de 2022. Sinceramente, sou muito pessimista com relação à situação atual dos web standards. Acho que devemos fazer a nossa parte como desenvolvedores os apoiando, não estou vendo muita melhoria. Este é o problema.

Encontrei inclusive um post em um blog hoje muito interessante sobre o assunto: http://www.onderhond.com/blog/work/the-decline-of-web-standards

kicolobo, vc estuda na fumec aqui em BH ?

Yeap! Você também? Se quiser pode me contactar por mp ou msn (kicolobo@itexto.net)