Existe maneira correta de se iniciar o desenvolvimento de um sistema?

Bom dia,

Me deparei com essa pergunta, já que estou começando a desenhar um, mas não consigo enxergar direito os relacionamentos, o jeito certo de fazer, já tentei entrevistar os funcionarios para ver se facilitava, digamos que ajudou, mas ainda assim é complicado…

Quando eu disse “correta”, quis dizer mais usual pois devem existir N maneiras…

Pelo que li eu deveria começar pelo diagrama de classes, é isso mesmo?

eu gosto de seguir a seguinte sequencia, Modelar Banco de Dados, Camada de Persistencia, Camada de Negocio e Camada de Visão.

t+

Eu acho que o ideal é começar pelos processos, um bom trabalho de BPM com Aris mapeando processos em EPC ou BPMN faz muita diferença. Se a empresa já possui um AS-IS de todos os processos, vc poderia gastar mais tempo do projeto planejando o TO-BE de todos os processos, nessa modelagem vc identifica quais são oportunidades de reusabilidade e se uma atividade é melhor aproveitada sendo completamente humana ou suportada por algum sistema ou funcionalidade.

Após esse trabalho com o TO-BE vc já tem um norte, fica mais fácil elaborar uma arquitetura de referência vc saberá com quais sistemas irá interagir e se os componentes que vc irá adicionar irão atender os processos.

Em paralelo ao trabalho de arquitetura pode ser tocado um mapeamento de requisitos funcionais a partir dos requerimentos gerados nos processos, os requisitos são o insumo para produção dos casos de uso e prototipação.

Após a definição dos Casos de Uso e com os processos a mão fica mais fácil produzir artefatos para desenho técnico, em paralelo a essa etapa acho que é possivel produzir o documentação para testes.

Obrigado pelas rápidas respostas Alisson e Davi!

E se no caso a empresa ainda não possui um bom AS-IS, por assim dizer? Vou pesquisar sobre como obter isso, mas gostaria da opinião de vocês.

Vou estudar o TO-BE para já começar alguma coisa quando o AS-IS tiver pronto.