Existe algum jogo melhor desenvolvido do que Runescape?

Fico impressionado com o que os caras fizeram, pois o jogo é feito em java e foi lançado em 2000 mais ou menos, tendo em vista que naquela epoca a plataforma java era nova

quem nao conhece e quer dar uma olhada

Melhor em termos de que?

Eu gosto muito do jogo nacional, o Taikodom:
http://www.taikodom.com.br/

Só uma correção: não tão nova. A primeira versão do Java saiu em 1995, portanto a linguagem já tinha 5 anos de existência.
Em 2000, já estavamos na versão 1.3.

Já o Runescape, na sua primeira versão, misturava elementos 3D e 2D, mas era uma engine basicamente 2D. Ele só ficou 3D mesmo na versão 2, que entrou em beta em 2003 e foi lançada em 2004 (em Java 4).
Nessa versão, a renderização deixou de ser feita pelo Java e passou a ser feita por bindings do OpenGL e do DirectX. Além disso, a medida que as placas de vídeo foram melhorando, novos efeitos foram implementados, incluindo melhorias na iluminação, aumento do número de polígonos dos meshes, melhores texturas, etc. Portanto, os gráficos que você hoje estão bem longe de ser os gráficos que o povo via em 2000.

Nossa ja joguei taikondom nao fazia ideia que tinha relaçao a java :shock:

Praticamente inteiro feito em Java.

Mas não existem muitos jogos feitos em Java. Ele não é uma plataforma muito interessante para o desenvolvimento de jogos, por várias razões:
a) Nenhum controle sobre o garbage collector, ele pode gerar pequenos glitches no jogo;
b) Ausência de suporte a jogos por parte da Oracle;
c) Poucas plataformas suportadas;
d) Nenhum suporte a dispositivos de entrada avançados: Kinect, wii mote e até controles como o Dual Shock do PS3, ou o controle do X-Box;
e) Nenhum apoio por parte das companhias de video-game.

Java para games hoje? Só se for em Android.

[quote=ViniGodoy]Mas não existem muitos jogos feitos em Java. Ele não é uma plataforma muito interessante para o desenvolvimento de jogos, por várias razões:
a) Nenhum controle sobre o garbage collector, ele pode gerar pequenos glitches no jogo;
b) Ausência de suporte a jogos por parte da Oracle;
c) Poucas plataformas suportadas;
d) Nenhum suporte a dispositivos de entrada avançados: Kinect, wii mote e até controles como o Dual Shock do PS3, ou o controle do X-Box;
e) Nenhum apoio por parte das companhias de video-game.

Java para games hoje? Só se for em Android.
[/quote]

valeu vini, sempre me interessei por essa area

Então você provavelmente vai gostar de ler os artigos do meu portal de game dev:
http://www.pontov.com.br/site/

As boas alternativas no Java, hoje, são:
C# - Você pode usar com ele o XNA, da MS, ou a Unity3D. O XNA permite que você faça programas para o X-Box e a MS recém lançou também o toolkit para desenvolvimento com Kinect.
A vantagem do C# é que tem sintaxe e conceitos similares ao Java;

C++ - É a linguagem oficial da indústria. Tem ótimas APIs como Ogre, Irrlicht, Crystal Space. Tem API de física (Box2D, Havoc, BulletPhysics).
Tem até API para desenhar árvores (SpeedTree). E tem acesso aos pipelines diretos DirectX, OpenGL, OpenAL. O Toolkit do Kinect tem versão para C++ também.

Se você quer desenvolver jogos em web, a alternativa ao Java mais completa ainda é o flash. A tendência é que no futuro entre forte também o HTML 5 e o WebGL (por isso estudar OpenGL é uma boa alternativa).

Para celulares, o mercado tem se dividido em três grandes vertentes:

  • Android: Que é com Java, e OpenGL;
  • iPhone: Com objective C e OpenGL (há APIs para jogos mais simplificadas, como a Cocos2D).
  • Silverlight: Com C#, no Windows Phone. Interopera com PC e X-Box.

Foi dito dia 7 de Julho, no ‘lançamento’ do Java 7, que partes do jogo League of Legends foi desenvolvido em Java.
Não tenho a fonte correta disso. Uma pessoa subiu ao palco pra dar o ‘testemunho’ e falou isso, apesar de eu ver somente vagas pra C++ na job board do site.

Bom, é o que eu falei. Não é impossível desenvolver um jogo em Java. É possível, e pode sair até jogos muito interessantes (o Taikodom é um exemplo disso).
Só não é a linguagem mais adequada. Você terá muitas dificuldades e limitações no caminho, que simplesmente não existirão se você optar por outra alternativa.

É por isso que o mercado é tão escasso de jogos em Java. Não sei se posso dizer o mesmo dos servidores de jogos de MMO, como a tecnologia deles é privada, é difícil dizer no que são implementados.
E, para eles, o java me parece uma excelente alternativa.