Bom pessoal, estou tentando fazer um código que seja impresso na tela os números de 1 até 100, mais apenas os números divisiveis por 3. Infelizmente não estou conseguindo, queria um código parecido, ou alguem para me dar uma luz nesse meu código. Muito Obrigado.
if (x % 3 == 0)
//faz algo
Não resolve ?
Vamos imprimir os números divisíveis por 7 que são menores que 1000.
Pra começar, quais são os números divisíveis por 7?
São 7, 14, 21, 28… (basicamente a tabuada do 7). Se você for esperto, vai perceber que 14 = 7 + 7, 21 = 14 + 7, e assim por diante, ou seja, o número seguinte é o número anterior mais 7.
Então você pode fazer algo como: (vou usar português estruturado, e você transforma em Java: )
x = 7
enquanto x < 1000
{
imprimir x
x = x + 7
}
Basicamente, uma coisa que as pessoas que ensinam programação nunca perceberam é que as pessoas têm, na verdade, muita dificuldade com matemática. Isso indica três coisas:
- Que o ensino brasileiro de matemática é sofrível
- Que o ensino brasileiro, de modo geral, também é sofrível
- E que as disciplinas de exatas são muito subvalorizadas - não é vergonhoso, por exemplo, não saber matemática (enquanto você não saber jogar futebol seja um estigma). E para as meninas o preconceito contra saber matemática é pior ainda.
Isso é piorado pelo fato que muitas disciplinas de Ciências da Computação ou Análise de Sistemas são exatamente as mesmas ministradas nos cursos de Exatas (como matemática ou física), então os professores simplesmente não conseguem enxergar que a pessoa média que quer aprender a programar não tem a menor idéia do conceito de “o número x é divisível por n quando o resto é zero”.
Então elas não conseguem fazer os exercícios mais simples (embora você saiba que muitos alunos sabem perfeitamente escrever um cadastro ou até um contas a pagar, perfeitamente).
cria um laço de repetição com um int i que enqanto i for menor q 100, e se for divisivel por 3 ele vai imprimir
for (int i = 0; i < 100; i++) {
if (i % 3 == 0) {
System.out.println(i);
}
}