[b][i]Caros amigos tenho alguns exercicios de Java da aula de programação
orientada a objetos que eu não consegui resolver.
Talvez seja pq eu seja um novato nessa área e ainda seja inexperiente.
Mas para vcs que ja são feras tenho certeza que esses exercicios serão
considerados uma simples diversão.
Para os que puderem me ajudar, os exercicios são esses:
*1 ? Crie uma classe Porta em JAVA, que represente uma porta e possua os seguintes atributos:
1 estaAberta
2 cor
3 dimensaoX
4 dimensaoY
5 dimensaoZ
e os seguintes métodos:
6 abre,
7 fecha,
8 pinta,
9 estaAberta
Teste sua Porta numa classe de teste. Nela, crie uma Porta, feche a mesma, pinte-a de diversas cores, altere suas dimensões e use o método estaAberta para verificar se ela está aberta.
*2 ? Desenvolva em JAVA uma classe Casa que represente uma casa e possua os seguintes atributos:
1 cor
2 portas (Lista de portas, ou seja, Array)
e os seguintes métodos:
1 pinta
2 quantasPortasEstaoAbertas
Teste sua Casa numa classe de teste. Nela, crie uma casa e pinte-a. Crie 3 portas e coloque-as na casa. Abra e feche as mesmas como desejar. Utilize o método quantasPortasEstaoAbertas para imprimir o número de portas abertas.
*4 ? Qual a diferença de se usar Métodos Abstratos e Interfaces?
*5 ? Crie em JAVA uma classe Racional que represente um número racional qualquer da forma p/q, onde p é o numerador da fração e q é o denominador da fração. As operações devem fazer cálculos aritméticos com frações, sempre no modo p/q. São as seguintes:
1 Adição de 2 Racionais
2 Subtração de 2 Racionais
3 Multiplicação de 2 Racionais
4 Divisão de 2 Racionais
5 Imprimir o Racional na forma p/q
6 Imprimir o Racional em ponto flutuante de precisão dupla.
Crie um programa de Teste para a classe Racional, de maneira que um usuário possa entrar com os números racionais na forma p/q e escolher a operação a ser feita através de um menu de opções. Toda a operação deve imprimir seu resultado na tela automaticamente.
É importante ressaltar que o uso de padrões de programação é imprescindível nas questões práticas, e que será avaliado não só a execução do código realizado, mas também todas as características de programação em JAVA ensinadas em sala de aula. Apenas para relembrar, não esqueça de utilizar corretamente os modificadores de acesso nem o conceito de encapsulamento. O uso de Tratamento de Exceções corretamente será bonificado com aumento substancial na nota, assim como Interfaces Gráficas.
Se os amigos puderem me ajudar, ficaria eternamente grato!!!
qualquer coisa entre em contato comigo: davidcostamsn@yahoo.com.br
Desde já agradeço
David