Exercícios com JavaScript

Pessoal, estou aprendendo javascript básico ,e preciso que vocês me ajudem nos seguintes exercícios. Não estou conseguindo fazê-los, ja tentei de tudoooo! To até desistindo já! Se puderem fazer e me passar o código por aqui, eu agradeceria.
OBS: sei que JavaScript tem como usar muito mais coisa do que IF ELSE, FOR, WHILE, DO WHILE, e esses outros códigos de programação básica. Mas eu não consigo entender, portanto usem somente esses códigos básicos mesmo para resolver os exercícios para que depois eu possa entender a resolução!(IF ELSE, FOR, WHILE, DO WHILE, etc…)

Exercícios:

1. Tem-se um conjunto de dados contendo a altura e o sexo (M ou F) de 15 pessoas. Faça um programa que calcule e escreva:
  • a maior e a menor altura do grupo;
  • a média de altura das mulheres;
  • o número de homens.
  1. Cada espectador de um cinema respondeu a um questionário no qual constava sua idade e a sua opinião em relação ao filme: ótimo - 3, bom - 2, regular -1.
    Faça um programa que receba a idade e a opiriião de 15 espectadores, calcule e imprima:
  • a média das idades das pessoas que responderam ótimo;
  • a quantidade de pessoas que responderam regular;
  • a porcentagem de pessoas que responderam bom entre todos os espectadores analisados.
  1. Faça um programa que receba 10 números, calcule e imprima a soma dos números pares e a soma dos números primos.

2. Faça um programa que receba a idade, o peso e o sexo de 10 pessoas. Calcule e imprima:

• total de homens;
  • total de mulheres;
  • média das idades dos homens;
  • média dos pesos das mulheres.

MUITO OBRIGADO!

Não diga que seu problema é urgente, apenas seja mais claro sobre sua dúvida logo no título da questão, afinal, “exercícios com Javascript” não significa muita coisa.

Dificilmente alguém vai querer responder esses exercícios e lhe passar o código. Eu até faria, seria legal e tudo, mas seria prejudicial pra você como aprendiz.