Exercícios com JavaScript

Pessoal, estou aprendendo javascript básico ,e preciso que vocês me ajudem nos seguintes exercícios. Não estou conseguindo fazê-los, ja tentei de tudoooo! To até desistindo já! Se puderem fazer e me passar o código por aqui, eu agradeceria.
OBS: sei que JavaScript tem como usar muito mais coisa do que IF ELSE, FOR, WHILE, DO WHILE, e esses outros códigos de programação básica. Mas eu não consigo entender, portanto usem somente esses códigos básicos mesmo para resolver os exercícios para que depois eu possa entender a resolução!(IF ELSE, FOR, WHILE, DO WHILE, etc…)

Exercícios:

1. Tem-se um conjunto de dados contendo a altura e o sexo (M ou F) de 15 pessoas. Faça um programa que calcule e escreva:
  • a maior e a menor altura do grupo;
  • a média de altura das mulheres;
  • o número de homens.
  1. Cada espectador de um cinema respondeu a um questionário no qual constava sua idade e a sua opinião em relação ao filme: ótimo - 3, bom - 2, regular -1.
    Faça um programa que receba a idade e a opiriião de 15 espectadores, calcule e imprima:
  • a média das idades das pessoas que responderam ótimo;
  • a quantidade de pessoas que responderam regular;
  • a porcentagem de pessoas que responderam bom entre todos os espectadores analisados.
  1. Faça um programa que receba 10 números, calcule e imprima a soma dos números pares e a soma dos números primos.

2. Faça um programa que receba a idade, o peso e o sexo de 10 pessoas. Calcule e imprima:

• total de homens;
  • total de mulheres;
  • média das idades dos homens;
  • média dos pesos das mulheres.

MUITO OBRIGADO!

Não diga que seu problema é urgente, apenas seja mais claro sobre sua dúvida logo no título da questão, afinal, “exercícios com Javascript” não significa muita coisa.

Dificilmente alguém vai querer responder esses exercícios e lhe passar o código. Eu até faria, seria legal e tudo, mas seria prejudicial pra você como aprendiz.

Por que não faz assim, reformule sua questão adicionando o código do que tentou fazer até agora, mas focando apenas nas dúvidas do primeiro exercício, seria melhor, não acha? Assim poderemos ver em que parte exatamente está sua dúvida e todos podemos aprender juntos. Aposto que com a ajuda do primeiro será fácil fazer os outros.

Não pense em desistir ainda, persista. Programação não é fácil e requer atenção, dedicação e perseverança. No início parece impossível entender, mas com o tempo, conforme for vendo exemplos e explicações diferentes sobre o mesmo assunto e for exercitando tudo, as coisas começarão a fazer sentido.

2 curtidas
  1. Tem-se um conjunto de dados contendo a altura e o sexo (M ou F) de 15 pessoas. Faça um programa que calcule e escreva:
  • a maior e a menor altura do grupo;
  • a média de altura das mulheres;
  • o número de homens.

Meu código:

Pronto, a partir dai ja nao sei mais o que fazer e não sei o pq o código nao esta funcionando!

Pronto, fiz o que vc mandou! Mudei o título e a resposta! Alias, não sei pq a resposta não mudou sendo que eu cliquei em “Editar esta Resposta”.

Legal, mas seu código ainda não está aparecendo pra gente ver. Tem que colocar eles entre estes sinais aqui >>> ** ** ```

Tipo assim:

** ** ** `seu código aqui` ** ** **

Ah, entendi! Bom, a boa notícia é que consegui fazer!!! Mas não sou bom em programação, foi quebrando a cabeça e com ajuda que consegui fazer! Mas ACONTECE QUE NÃO ESTOU CONSEGUINDO POSTAR O CÓDIGO! COMO FAZ? EU COPIEI AS APÓSTROFES(’’’’) QUE VC MANDOU E NÃO CONSEGUI. MANDA FOTO DE COMO POSTA , ONDE APERTO PRA POSTAR O CÓDGIO! OBRIGADO!

Parabéns!
Para postar código eu uso as teclas Ctrl + ´ (control + acento agudo, aquele que costuma ficar ao lado do P)

Aperto CTRL+ ACENTO AGUDO e abre um documento em PDF pra salvar, não esta dando certo!

Que estranho isso

`Ah, entendi! Não pode colocar tag por exemplo, script. Bom, todos os códigos abaixo estão dentro da tag script que estão localizadas em head.

var i, altura, sexo, maioralt = 0, menoralt = 0, mulh = 0, hom = 0, mediamulh = 0, contamulh = 0, contahom = 0;

for(i = 1 ;i <= 15; i++) {		
			altura = parseInt(prompt("Informe sua altura["+i+"]:"));
			sexo = prompt("Sexo: M ou F:");

if(i == 1) {
				menoralt = altura;
			} if(altura > maioralt) { 
				maioralt = altura;
			} if(altura < menoralt) { 
				menoralt = altura;
			} if(sexo == 'F') {
				mulh += altura;
				contamulh++;
			} else if(sexo == 'M') {
				hom += altura;
				contahom++;
			}
		}
		mediamulh = mulh/contamulh;
		alert("A maior altura é: "+maioralt); 
		alert("A menor altura é: "+menoralt);
		alert("A média das mulheres é: "+mediamulh);
		alert("O número de homens é: "+contahom);
		var i, idade, opniao, idadeotimo = 0, contaidadeotimo = 0, mediaidot, quantregular = 0, contquantregular = 0, quantbom = 0, contquantbom = 0, prctbom;

for(i = 1; i <= 15; i++) {
			idade = parseInt(prompt("Sua idade["+i+"]:"));
			opniao = prompt("Sua opnião em relação ao filme: ótimo - 3, bom - 2, regular - 1:");

if(opniao == 3) {
				idadeotimo += idade;
				contaidadeotimo++;
			} if(opniao == 1) {
				quantregular += opniao;
				contquantregular++;
			} if(opniao == 2) {
				quantbom += opniao;
				contquantbom++;
			}
		} mediaidot = idadeotimo/contaidadeotimo;
		prctbom = (contquantbom*100)/15;
		alert("Média das idades das pessoas que responderam ótimo: "+mediaidot);
		alert("Quantidade de pessoas que responderam regular é: "+contquantregular);
		alert("Porcentagem de pessoas que responderam bom: "+prctbom);
		var i, num, par = 0, impar = 0;			

for(i = 1 ;i <= 10; i++) {		
			num = parseInt(prompt("Informe um numero["+i+"]:")); 

if(num %2 == 0) { 
				par += num; 
			} else { 
				impar += num;
			}
		}
		alert("A soma dos números pares é: "+par); 
		alert("A soma dos números ímpares é: "+impar);
  1.  	var i, idade, peso, sexo, quanthom = 0, quantmulh = 0, mediaidhom, idadehom = 0, pesomulh = 0, mediapesomulh;

for(i = 1; i <= 10; i++) {
     		idade = parseInt(prompt("Sua idade["+i+"]:"));
     		peso = parseInt(prompt("Seu peso["+i+"]:"));
     		sexo = prompt("Sexo: M ou F:");

if(sexo == 'M') {					
     			quanthom++;
     			idadehom += idade;
     		} if (sexo == 'F') {
     			quantmulh++;
     			pesomulh += peso;
     		}
     	}
     	mediaidhom = idadehom/quanthom;
     	mediapesomulh = pesomulh/quantmulh;
     	alert("Total de homens: "+quanthom);
     	alert("Total de mulheres: "+quantmulh);
     	alert("Média das idades dos homens: "+mediaidhom);
     	alert("Média dos pesos das mulheres: "+mediapesomulh);

`

Pode colocar tags sim desde que estejam entre os três acentos, olha:

<html>
  <head>
    <script> alert("Funciona!"); </script>
  </head>
</html>

Bom, olhei seu primeiro exercicio e parece que tá funcionando, apenas tenho algumas observações.

1. Ao invés de usar parseInt use parseFloat, pois a altura pode ser expressa assim 1.73 e se você deixar do jeito que está, o programa só pegará os números antes do ponto, no caso o 1 e deixará de fora o 73.

2. Quando você pede que informe o sexo com “M” ou “F” pode ser que alguém use letras minúsculas, então faça isso para evitar problemas:

sexo = prompt("Sexo: M ou F:").toUpperCase();

Assim prompt retornará sempre uma letra maiúscula independente do usuário usar “M” ou “m”.

1. Sobre a série de ifs que usou, o primeiro é desnecessário, eu removeria isso:
if ( i == 1)

Quanto aos outros, você fez:

if(altura > maioralt) { 
  maioralt = altura;
} if(altura < menoralt) { 
  menoralt = altura;
}

Dessa forma seu programa analizará os dois ifs, mas eu penso que altura pode ser menor que menoralt OU maior que maioralt, então eu colocaria um else no segundo if, assim:

if(altura > maioralt) { 
  maioralt = altura;
} else if(altura < menoralt) { 
  menoralt = altura;
}
  1. Tenta pegar o costume de dar nomes mais significativos para suas variáveis e seguir o padrão Camel Case. Se o nome da variável contém mais de uma palavra, essas palavras tem sua primeira letra maiúcula, tipo “maiorAltura”, “alturaMediaMulheres”. Assim acho mais facil de visualizar e também de entender, melhor do que usar palavras abreviadas como “maioralt”, sabe?

Espero ter ajudado.

3 curtidas

Ok, muito obrigado! Desculpa a demora para responder!!! Eu agradeço!

var totalPessoas = 0;
var alturaF = 0;
var alturaM = 0;
var pessoasF = 0;
var pessoasM = 0;
var qtdAlturas = [];

while(totalPessoas < 4) {

var sexo = prompt("Digite o SEXO a pessoa " + (totalPessoas + 1));
	var altura = parseFloat(prompt("Digite a ALTURA da Pessoa " + (totalPessoas + 1)));

if(sexo == "F" || sexo == "f") {

qtdAlturas.push(altura);
		alturaF = alturaF + altura;
		console.log(alturaF);
		pessoasF++;
		console.log(pessoasF);

} else {

if(sexo == "M" || sexo == "m") {

qtdAlturas.push(altura);
			alturaM = alturaM + altura;
			console.log(alturaM);
			pessoasM++;