3- Este exercício deverá explorar a sua capacidade de pesquisa. Solicite ao usuário digitar:
Uma frase e identifique aonde existem vogais na frase.
Eu não tenho ideia de como realizo isso, o professor até passou no enunciado né, explorar a capacidade de pesquisa.
Porque ele não nos ensinou nenhum comando para identificar caracteres.
Ajuda por favor, obrigado.
[quote]3- Este exercício deverá explorar a sua capacidade de pesquisa. Solicite ao usuário digitar:
Uma frase e identifique aonde existem vogais na frase.
Eu não tenho ideia de como realizo isso, o professor até passou no enunciado né, explorar a capacidade de pesquisa.
Porque ele não nos ensinou nenhum comando para identificar caracteres.
Ajuda por favor, obrigado.[/quote]
Se voce for trabalhar com caracter por caracter o melhor seria charAt(posição)
{
...
char letra = mensagem.charAt(posicao)
...
}
Se você for trabalhar com um sequencia de caracteres aí o melhor seria substring
Você terá que fazer um for para percorrer a sua mensagem ate o final
Dentro do for você tera que pegar caracter a carat=cter e verificar se é ou nao vogal
Como você esta querendo identificar onde exise vogal, você poderia criar uma variavel para armazenar as posições onde as vogais aconteceram(Ps: A variavel nao pode ser inteira e acho que a melhor solução seria uma String)
Olá me Desculpa, mas eu não intendi o que você passaram é possivel vocês serem mais detalhados…
Eu e o caique estudamos na mesma sala e o professor ainda não passou nada disso… e por isso que ele falou que se quemconseguissem nunca mais iria ficar de recuperação na materia dele o.O;
charAT nunca vimos estamos no Básico mesmo acho, trabalhando com JOptionPane ainda
garanto para vc que o charAt(posicao) é mais basico que o JOptionPane
o charAt funciona assim:
Ex:
String msg = "Aula de Programação";
System.outprintln("posição 0 = "+charAt(0));
System.outprintln("posição 1 = "+charAt(1));
System.outprintln("posição 2 = "+charAt(2));
System.outprintln("posição 3 = "+charAt(3));
//resposta
posição 0 = A
posição 1 = u
posição 2 = l
posição 3 = a
...
posição 18 = o
qnt_vogais += 1;//+= significa a mesma coisa que qnt_vogais= qnt_vogais + 1
}
}
int qnt_palavra = palavra.length();
int qnt_consoante = qnt_palavra - qnt_vogais;
JOptionPane.showMessageDialog(null,"Essa palavra tem: “+ qnt_palavra + " caracteres sendo " + qnt_vogais + " vogais e “+ qnt_consoante +” consoantes”);
}
}
[/code]
Até agora meu código está desta Maneira que foi como o nosso colega ali emcima passou so mudei para JOptionPane
Agora para indicar as letras em que posições as vogais esta. exemplo: Arroz. Há uma vogal “A” na posição 1 e há uma vogal O na posição 4.
Necessito trocar o marcador de looping “i” por números ou o que?
Obrigado pela atenção
Vc poderia criar um vetor de String de tamanho 5(são 5 vogais) e com isso ir armazenando em cada posição do vetor a posição onde as letras a e i o u aparecem