[quote=ViniGodoy][quote=SneepS]Então galera, já fazem muitos anos que venho acompanhando o GUJ, acho que desde 2003 quando entrei na faculdade.
Na área de programação já é quase 10 anos, tenho muita intimidade com java swing, e acho que posso dar um parecer técnico ao meu ponto de vista.
O DefaultTabelModel não pode, nem deve ser morto, ele é o feijão com arroz, o básico onde as pessoas usam sem entender para fazer funcionar o básico de uma tabela.
Quando a pessoa passa por uma situação diferente tipo colocar imagem, jProgressBar dentro da tabela, a pessoa estuda o caso mais a fundo.
Ai sim passa a entender o funcionamento de um model e vai implementar um com esses exemplos todos que estão rolando por aqui no forum.
É ótimo os exemplos, eu os uso, mas para quem esta no javaBaby, tem que começar de algo básico e ir progredindo.
Abraços![/quote]
E quem paga o custo da manutenção das tabelas deixadas com o DefaultTableModel?
No fundo, usa-lo é ferir bons modelos, como o MVC. É ter trabalho extra à toa e aumentar os custos de produção e manutenção do sistema.
Você não sai por aí recomendando que as pessoas não dividam o software em camadas, sai?
Ou dizendo que programadores júniores, por serem júniores, tem o direito de sair fazendo sistema de qualquer jeito, diz?
É a mesma coisa com o DefaultTableModel. Estamos falando em aboli-lo de desenvolvimento profissional. Acho impressionante que muita gente aqui gasta esforço real criando DAOs, Controllers, dividindo a View mas, não sei por que, chega na hora do TableModel, fica resistente em aprender algo tão simples. Já vi mais de um caso desse no GUJ.
Para fins didáticos, ele pode até ser usado como exemplo, mas só. O problema é quando algum recurso didático é tão pobre, e tão ruim, que você no fundo está deseducando ao invés de educar.[/quote]
Ai sim Vini, quem atua profissionalmente deve aprender, ir a fundo no que esta fazendo, não simplesmente copiar o codigo de alguem, deve compreender o que o codigo esta fazendo e deve se possivel melhora-lo com as melhores práticas da programação como estas que tu citou.
Mas, como eu disse, aprender é um passo de cada vez, ir aumentando o nivel da programação gradualmente, quem esta na fase de primeiro contato com JAVA, mal entende orientação a objeto, muito menos o conceito de MVC.
Mas, você me convenceu…rsrsr. Se no primeiro contato com uma table o cara já aprende-se junto a implementar um model seria um “adiantamento” na vida de quem esta aprendendo.