Estou desenvolvendo um sistema financeiro para a empresa em que trabalho, já fiz a parte de cadastro, relatorios, etc.
Mas estou completamente perdido na parte financeira, é simples é entrada e saida e controle do tipo de pagamento mas não sei por onde começar, alguem teria um exemplo de código ou poderia me indicar algo para estudar, alguem poderia dar alguma luz!!???
Desde já agradeço a atenção e ajuda!! :roll:
Falar com alguém do setor financeiro não te ajudaria?
Cara e como o dionat4n falou vc tem que falar com alguém do financeiro, mas na parte financeira envolve varias coisas, como por exemplo: lançamentos de contas a pagar e receber, liquidação é movimentação bancaria, baixas entre outras coisas. O gente mesmo e falar com quem entende de administração
Justamente ai que tá o problema, não tem assim um finaceiro na empresa. Eu to perdido sei o que eles fazem movimentação de caixa (entrada e saida) mas não to conseguindo desenvolver nada.
Queria um exemplo simples mesmo só para dai ir deixando com a cara da firma.
Mas agradeço a atenção de vcs!!!
Procura no sourceforge,googlecode, ou algum desses sites que tenham projetos em java.
Voce ira achar algum que poderá lhe ajudar.
Procurando no google:
Isso te ajuda?
http://java-source.net/open-source/finance
Procura por finnacial open-source, algo assim, você poderá achar algo interessante, para dar uma iniciada.Mas para algumas (ou a maioria) das coisas só falando com pessoal especializado da área.
No superdownloads vc encontra sistemas simples para controle financeiro, talves la te ajude. Mas aconselho a vc não se basear muito nesses sistemas simples, pq muitas das vezes não é o que a empresa necessita, a melhor coisa a se fazer e da uma boa pesquisada
Cara, no seu lugar eu procuraria entender muito bem os processos de um módulo financeiro:
(1) não são processos simples
(2) devem ter integridade transacional
(3) é o módulo mais importante de uma empresa: se a empresa errar nas sua finanças, perde dinheiro (mesmo)
Se a sua dúvida é por onde começar, isso é bem fácil: faça uma pequena entrevista com os futuros usuários e conheça qual será o processo mais importante desse sistema e comece por ele.
Eles querem uma coisa que não sabem exatamente como funciona?
Não seria melhor ter um sistema comprado pronto? Ou pelo menos se basear em um para implementar então.
O básico de uma sistema financeiro:
- Contas financeiras irão manter os saldos, mas pode ser que estas contas não tenham tudo que foi realizado, como o contas a receber.
- Contas de classificação servem para classificar a movimentação das contas financeiras. Toda movimentação deve ser classificada.
- Centro de resultado, plano de contas (classificação), pagamentos, recebimentos, pagamento avulso e principalmente estornos devem ser implementados.
Não confunda o sistema financeiro com o sistema contábil (realizados).
Esta é uma abordagem que pode confundir no começo mas contempla tudo com menos problemas.