Seria essa uma duvida basica?Até creio (e espero) que seja, mas o fato é que nao estou conseguindo resolver…
Tenho a necessidade de enviar os dados da minha aplicação para uma URL externa. Não vi como poderia submeter um form do JSF para uma url de fora da aplicação, mas de qualquer forma o HTML clássico resolve:
Surgiu a necessidade de executarmos um método do managedbean NO MOMENTO EM QUE O FORM É SUBMETIDO. Mas…sendo um form comum, do html, não consegui uma maneira de fazer isso.
Alguma ideia, amigos?Ou alguma outra maneira de submeter esse form?
Então, acho que nem precisa de ajax, um simples javascript funciona. Não sei o que a aplicação faz após o submit, mas imagino que não haverá problema, colocar no evento onSubmit, um location.href para a jsf que contenha o método a ser executado.
Expondo uma ação do managedBean no JavaScript via a4j:
<a4j:jsFunction name=“nomeDaFuncaoJs” action="#{managedbean.acao}"/>
Vale lembrar que:
Isso vai criar um protótipo de função JS visivel globalmente no qual vc pode chamar em qualquer DHTML válido de uma página.
Esse mecanismo só vai criar um ponto de invocação managed bean (ciclo de vida do JSF) não tendo como enviar os parâmetros de campos localizados dentro form HTML para o JSF.
[quote=FernandoFranzini]Eu ja fiz isso de 2 formas diferentes:
Expondo uma ação do managedBean no JavaScript via a4j:
<a4j:jsFunction name=“nomeDaFuncaoJs” action="#{managedbean.acao}"/>
Vale lembrar que:
Isso vai criar um protótipo de função JS visivel globalmente no qual vc pode chamar em qualquer DHTML válido de uma página.
Esse mecanismo só vai criar um ponto de invocação managed bean (ciclo de vida do JSF) não tendo como enviar os parâmetros de campos localizados dentro form HTML para o JSF.
Eu tentei o a4j:jsFunction, mas nao rolou. Embora no mesmo projeto eu utilize esse componente em outros locais, devo ter feito algo errado :lol:…vou tentar novamente.
Não gostaria de colocar o DWR nesse momento do projeto, mas eu utilizo o Jboss Seam…li a sua resposta e dei uma procurada na doc do Seam, e tem um recurso semelhante ao do DWR! Vou pesquisar e tentar implementar, e se deus quiser meter um RESOLVIDO no topico, …valeu pessoal, brigado mesmo