exeções e verificações

Oi pessoal, eu sei que é uma pergunta boba, mas estive pensando e me ocorreu uma dúvida XD.

existem excessões que podemos reconhecer utilizando um simples IF , como por exemplo o caso da ArithimeticException. O que é melhor? Programar um IF para saber se não esta dividindo por zero e enviar uma mensagem, ou uma exceção IllegalArgumentException OU fazer um try catch verificando a ArithimeticExcetpion?

valewww

( o guj tah bunito agora hein rsrsss)

Eu acho que cada caso e um caso.
Existem casos onde caso voce trate dessa forma vai acabar realizando muitos aninhamentos de IFs o que torna o código menos legível.

De maneira geral, você deve escrever o seu código de maneira a evitar a ocorrência de runtime exceptions. Os outros tipos de exceções devem ser tratadas com try-catch ou então relançadas para serem tratadas em outro escopo

[quote=javando]Oi pessoal, eu sei que é uma pergunta boba, mas estive pensando e me ocorreu uma dúvida XD.

existem excessões que podemos reconhecer utilizando um simples IF , como por exemplo o caso da ArithimeticException. O que é melhor? Programar um IF para saber se não esta dividindo por zero e enviar uma mensagem, ou uma exceção IllegalArgumentException OU fazer um try catch verificando a ArithimeticExcetpion?

valewww

( o guj tah bunito agora hein rsrsss)[/quote]
Os objetos do seu sistema devem ter pré e pós condições em cada operação disponível. Se zero é um valor que está fora da faixa de valores que sua operação aceita, recuse e lance uma exception. Ex:

/* Definição da classe, etc .... */

public void fazAlgumaCoisa(int param) {
   if (!param > 0 || !param < 10) {throw new IllegalArgumentException("param deve ser um valor entre 0 e 10");}
   /* Faz algumas coisas */
   int divisaoMaluca = (100 / param);
   /* Faz mais algumas coisas */
}

Seguindo o exemplo, esse problema não aconteceria, pois a operação rejeitaria o valor 0 (zero).

[]s