[quote=felipec][quote=ronildobraga]
Tudo bem, entao entendemos que o VO e o BO deve ser descartado e virar uma coisa só, pois o BO é dependente do VO como diz no artigo, mas sinceramente nao vejo como fazer isso, pois os VOs representam os meus registros no banco de dados, e eu nao vou amarrar logica aos meus registros… ou pelo menos nao acho isso muito correto.
So para adiantar, creio que vc deva sugerir usar um POJO para representar os registros no banco de dados.
Portanto teriamos a entidade Usuario e o POJO usuario ? nao vejo muito sentido nisso, pois pra mim um POJO nao é nada mais que um VO.[/quote]
Tente esquecer do Banco de Dados por 1 momento…
Se suas classes todas estivessem na memória…
Objetos devem ter estado e comportamentos… Isso é modelagem Orientada a Objetos certo?
Imagine um JOGO…
Um personagem tem atributos e comportamentos… Modelando isso você teria um objeto com propriedades e métodos…
É tudo a mesma coisa… um Objeto…
A questão aqui é que todos querem enfatizar que modelar de uma forma não anêmica pode trazer benefícios…
Você pode fazer seus sistemas com VOs e BOs e ta tudo certo… O problema é que esse modelo foi encorajado por causa da spec EJB anterior a 3.0 onde teoricamente as logicas estariam em EJBs (BOs) em um ambiente distribuido… e os VOs encapsulariam os dados que iriam trafegar na rede dos EJBs (BOs) até os clientes (web talvez)
A partir do momento em que tudo está no mesmo ambiente, não há necessidade de usar um UsuarioVO se já existe uma classe Usuário… ai nesse caso VO é classificado como anti-pattern
espero ter ajudado[/quote]
Como eu não tenho muuuuitos anos de experiência, eu não tava presente no começo quando surgiu esssa história de BO e VO, mas acho que a Sun deve ter pisado na bola feio pra esse negócio estar errado, mas mesmo assim ser tão usado.
Eu trabalhei em 5 projetos. Os 5 usavam esse conceito de BO e VO, e nenhum usava EJB. Eu sinceramente nunca vi um sistema sem eles. Descobri que estava errado quando li o artigo do Shoes, dai que fui atrás pra pesquisar. E to tentando evitar mais um projeto usando BO e VO nesse que eu to agora, que eu to tendo oportunidade de palpitar na arquitetura…mas tah dificil…pq é um conceito que está arraigado no pessoal…uma praga! hehehe
O problema principal que eu vejo pra isso é o q jah foi citado aqui. O Banco De Dados é o grande vilão! :lol: O pessoal não consegue pensar no sistema sem pensar nas malditas tabelas…hehehe