Quero saber a opnião de vcs. É vantajoso ou não usar EJB junto com hibernate para fazer a persistencia de dados? Pois existe um Bean chamado Entity Bean que já define um modelo de persistencia. Ai veim a questão, o que é mais vantajoso, usar só Entity Beans ou Entity Beans + Hibernate??
a idéia do Entity Bean e cuidar da persistência, porém ele nao implementa o acesso ao bd. Esse é o trabalho do Hibernate. Acho que seria válido sim usar EB + Hibernate.
Oi
maxwell_monteiro, tu até pode usar os dois juntos… mas sinceramente… vai ficar uma @#$@#$ e ainda por cima fica muito deselegante…
Se tu precisar de uma coisa extramente robusta e que precise atender milhões de requisções simultaneas, use EJB, mas se não, use o Hibernate… bom, como 99% das pessoas vão se enquadrar no meu senão, ja deu pra ver que eu acho melhor usar Hibernate né. hehehe
T+
ou o padrão DAO, ja q o hibernate faz milhares de consultas por baixo dos panos pra uma ação qualquer… :roll:
Daí gurizada,
Não sei se vocês já leram a JM Ed. 14, o artigo do Fernando Lozando sobre Entity Beans no JBoss.
Ali dá uma noção legal de como usar somente EJB depois das alterações que foram feitas nas APIs do CMP e BMP, que melhoram o funcionamento dos EJB.
Vale a pena dar uma lida.
Novamente, JM Ed. 14, Pg. 14, Seção Java Livre, Artigo Entity Beans no JBoss. Parte 1: CMP e CMR em exemplos. De autoria do Fernando Lozano.
Esse artigo tem uma seqüência na Ed. 15. Que também já está nas bancas.
(Nossa que marketing pra JM, hein ?)
[]s
Realmente renatopb. Eu estava dando uma lida aqui em um livro de EJB e o EJB 2.0 traz uns tal de BMP(Persistencia manipulada por beans) CMP (Persistencia manipulada pelo conteiner). sendo que o mais interessante é o CMP é que ele implementa toda a parte de acesso a dados e manipulação de dados atraves do EJB QL que é quase igual ao SQL. e ele implementa isso tudo em arquivos xml assim como todo o relacionamento entre as entidades ou seja o mapeamento objeto relacional. E ele chama isso de descritor de implantação. Assim o uso do hibernate fica inutil.
Agora aproveitando este topico. Vcs não conheçem nenhuma ferramenta de interface para criar esses descritores de implantação pois eu estava vendo eles ficam enormes e fazer isso na unha é cançativo. E também se não for pedir demais vc tambem não conheçem alguma ferramenta que automatiza a criação dos builds.xml usados pelo ant. Pois já não aguento mais ficar escrevendo xml.