Hoje temos acesso a vários posts e livros sobre metodologias de desenvolvimento e novos termos sendo criados para coisas que sempre fizemos.
Não é aceitável ouvir que uma metodologia é melhor que outra para qualquer tipo de projeto, ambiente, cliente, ou mesmo que uma metologia não mereça adaptações no dia-a-dia. O que mais se lê é: se você não está fazendo isso então alguma coisa está errada !!!
Não é aceitável ouvir que tudo o que você fez por vários anos da sua vida com sucesso não foi concebido da melhor forma porque a metodologia x ou y diz o contrário, ou a mesma coisa com outro nome.
Existe uma expressão do pessoal de ITIL que diz: Adote e Adapte. E com certeza isso é empregado no desenvolvimento de software.
O livro de Henrik Kniberg, Srum and XP from the Trenches ? How we do Scrum de 2007, me chamou atenção. Ele está disponível na internet e pode ser baixado pelo link http://www.infoq.com/minibooks/scrum-xp-from-the-trenches. Na verdade não foi só pelo conteúdo ou pela abordagem, mas sim pela exposição de como o autor faz funcionar o desenvolvimento de software na empresa dele.
Precisamos de mais publicações desse tipo. Como funciona na sua empresa ? Qual a sua história de sucesso ? Por que você precisa deixar de lado a sua experiência para implantar a de alguém ?
Agregaríamos mais valor ao mundo de desenvolvimento de software se os gerentes de desenvolvimento publicassem como fazem nas empresas, qual o índice de sucesso ?
Será que existe interesse em vender uma metodologia nova, livros, palestras, certificações e títulos ? Será que temos que comprar tudo que nos oferecem ?
Mudar para metodologia do momento é realmente se atualizar ou jogar fora o seu conhecimento ?
Será que eu preciso mudar ou posso agregar aquilo que achar interessante ?
Precisamos realmente levantar a bandeira de alguém ?
Quanto vale a sua experiência ?
Responda começando com: Eu desenvolvo software assim …