Maior parte dos pesquisados diz que a propriedade intelectual de suas empresas é utilizada pela concorrência
http://www.imasters.com.br/noticia/6169/estudo_diz_que_45_dos_funcionarios_roubam_informacoes_quando_mudam_de_emprego/
[quote=camilolopes]Maior parte dos pesquisados diz que a propriedade intelectual de suas empresas é utilizada pela concorrência
http://www.imasters.com.br/noticia/6169/estudo_diz_que_45_dos_funcionarios_roubam_informacoes_quando_mudam_de_emprego/
[/quote]
Levar exemplo de código é roubo?
Pois é cara, sempre tive dúvida nesse assunto…
Se por exemplo, desenvolvi uma funcionalidade na empresa X, e eu mando esse código pro meu e-mail para utilizar como consulta depois em uma empresa Y, teoricamente estaria agindo de forma ilícita ?
Depende do exemplo e do ponto de vista.
Uma empresa paga pra vc ficar um mês inteiro pesquisando e desenvolvendo uma rotina e vc leva pra outra empresa como “exemplo”. Não acho isso correto.
Das empresas que eu trabalhei eu só levei a experiência. Nunca quis nada além disso e até re-desenvolvi as rotinas que achava legais. A única vantagem é que da segunda vez sai mais rápido e melhor, hehehe.
geralmente voce tem um contrato de confidencialidade que diz oq voce pode ou nao levar da empresa, isso inclui codigo ou documentos que ficam na rede como faturamento definicioes de estrategias entre outros. Algumas empresas ainda fazem vc assinar um contrato de exclusividade, por exemplo, vc soh pode trabalhra com a determinada tecnologia X na empresa, no caso de um desligamento vc ficaria impedido x anos de trabalhar na mesma area ou concorrente. o que a lei brasileira declara ilegal ja que voce nao pode proibir alguem de trabalhar.
o artigo cita dados da area comercial das empresas e isso acontece muito, geralmente os vendedores de TI sao contratados mais pela carteira de clientes do que pela capacidade
Acho que coisas que não são específicas do negócio, não devem infringir as “regras” entre prestador de serviço e empresa, por exemplo, um otimização/algoritmo seu, que facilita alguma coisa no seu desenvolvimento, poderia ser usado como “exemplo” pra vc em outro lugar, agora algo específico que vc faça a pedido da empresa, já não poderia.
mais ou menos isso rsrs
imagine uma fabrica de sofá…
vc fez o sofá… sozinho…
Pergunta
se vc levar o sofá é roubo??
Resposta
sim!
naum se compara sofá com codigo… mas teoricamente é a mesma coisa!..
afinal… vc está fazendo algo para a empresa… ela está pagano vc para fazer isso para ela… vc vai pegar e levar embora??? rsrs
num pode neh! hehe…
chega de comparações bestas… mas ae… papo serio… é roubo… é crime!..
[quote=erickcellani]imagine uma fabrica de sofá…
vc fez o sofá… sozinho…
Pergunta
Resposta
sim!
naum se compara sofá com codigo… mas teoricamente é a mesma coisa!..
afinal… vc está fazendo algo para a empresa… ela está pagano vc para fazer isso para ela… vc vai pegar e levar embora??? rsrs
num pode neh! hehe…
chega de comparações bestas… mas ae… papo serio… é roubo… é crime!..
[/quote]
Cara, com todo o respeito mas acho que a comparação que você fez que é “besta”.
Segundo seu exemplo estariamos levando o sistema inteiro, aqui a questão é um pouco mais específica, fica difícil fazr uma analogia a um sofá.
[]´s
Levar o sofá não pode… mas e a maneira que vc criou que prega os pregos mais rápido e mais firmes que o convencional, vc pode usar isso na outra empresa de sofá?
bom… q o exemplo é besta… isso eu sei… tanto é que está no post!! rsrs…
foi mal… acho que me expressei mto mal!! hehee…
mas não importa… levar codigo para casa é roubo sim… afinal … vc fez o codigo… apartir deste momento ele é da empresa… se vc fizer uma cópia e levar embora vc estará levando algo que é da empresa!!! ou seja, roubo!
independente de ser uma parte ou inteiro!.!.! a naum ser que a empresa te de essa permissão! (oq é mto dificil)
foi mal pela idiotice que citei acima!!.. rsrs…
[quote=Luiz Aguiar]Levar o sofá não pode… mas e a maneira que vc criou que prega os pregos mais rápido e mais firmes que o convencional, vc pode usar isso na outra empresa de sofá?
;)[/quote]
Bem, se vc criou isso fora do ambiente de trabalho e levou isso para o trabalho (sempre que fizer isso acerte antes com seu chefe ou superiores) vc pode. Porém se vc desenvolveu essa técnica de pregar durante seu horario e dentro do seu ambiente de trabalho, vc não pode levar isso para fora.
[quote=flaleite][quote=Luiz Aguiar]Levar o sofá não pode… mas e a maneira que vc criou que prega os pregos mais rápido e mais firmes que o convencional, vc pode usar isso na outra empresa de sofá?
;)[/quote]
Bem, se vc criou isso fora do ambiente de trabalho e levou isso para o trabalho (sempre que fizer isso acerte antes com seu chefe ou superiores) vc pode. Porém se vc desenvolveu essa técnica de pregar durante seu horario e dentro do seu ambiente de trabalho, vc não pode levar isso para fora.[/quote]
Quando uma empresa paga para você “criar” coisas, é inevitável que quando você saia do emprego você leve conhecimento sobre aquilo em que trabalhou. Você pode até deixar para trás os resultados, mas o conhecimento ninguém pode te tirar (pelo menos não legamente).
O que a lei tenta fazer é impor limites éticos, de maneira que este conhecimento adquirido não venha a ferir os interesses da antiga empresa.
Neste exemplo da técnica de pregar, por exemplo, mesmo que você tenha feito durante o horário de trabalho, vai também do interessa da empresa em liberar ou não isso para você levar pra fora.
Ou seja, na dúvida é sempre melhor perguntar. Se você não quer perguntar, grandes as chances do que está fazendo ser algo ilegal hehe
[quote=erickcellani]imagine uma fabrica de sofá…
vc fez o sofá… sozinho…
Pergunta
Resposta
sim!
[/quote]
Existe alguém de vendas que sai de algum lugar sem levar sua carteira de clientes? Duvido…
Se um médico muda de clínica ele também faz isso de certa maneira.
Teoricamente o código de uma empresa é sua propriedade intelectual. Mas na prática quase ninguém respeita isso…
Olá
Perfeito! E certíssimo o Meyer que falou no famoso NDA.
Mas cada um tem sua própria ética. Em mais de 35 anos que trabalho com informática, nunca desenvolvi para outro solução que vendi. Quando fiz um ERP para uma editora, fui autorizado a vender e até me indicaram potenciais clientes. Me disseram assim:
“Venda o que você quiser mas se vender nossa política interna a gente entra na justiça contra você”. Na verdade eu preferi não vender o ERP para um concorrente porque coincidiu com minha vontade de abandonar o Clipper em janeiro de 1997.
[]s
Luca
Se o software for registrado, levar é roubo. Se não, pode ser anti-ético, dependendo do caso.
levar todo o fonte de um projeto de uma empresa e copiar descaradamente em outra é roubo!!! (a nao ser que mudem as cores e imagens claro!! :lol: :lol: :lol: ironicos)
agora levar exemplo de uma rotina, de um algoritmo, ou metodologia empregada… balela!
Deixando o código em si de lado, mas as soluções em si estão na cabeça de quem desenvolve, e com certeza, isso ajuda/influencia na hora de desenvolver soluções em outras empresas, não é preciso copiar e colar o código, mas sim (re)usar a lógica que vc adquiriu em outras soluções para lhe trazer um melhor desempenho em coisas “repetidas”.
Alguém que passou por 10 projetos que por exemplo faça acesso a impressoras matriciais, não vai repetir o código em nenhum, mas a maneira de desenvolver isso ele já tem na cabeça e saber como melhor deve ser feito.
[quote=Luiz Aguiar]Deixando o código em si de lado, mas as soluções em si estão na cabeça de quem desenvolve, e com certeza, isso ajuda/influencia na hora de desenvolver soluções em outras empresas, não é preciso copiar e colar o código, mas sim (re)usar a lógica que vc adquiriu em outras soluções para lhe trazer um melhor desempenho em coisas “repetidas”.
Alguém que passou por 10 projetos que por exemplo faça acesso a impressoras matriciais, não vai repetir o código em nenhum, mas a maneira de desenvolver isso ele já tem na cabeça e saber como melhor deve ser feito.
[/quote]
concordo!!!
já trabalhei em um lugar aonde nao podia levar disquete, nem cd, nem pendrive… que tinha que assinar um maldito papel que caso comprovasse roubo de codigo a multa era de 120.000 reais…
mas veja bem… grande parte dos sistemas la eu fiz do 0. Tenho todas as metodologias fresquinhas na memoria… tanto que desenvolvi em casa um pra uso pessoal parecidíssimo com o que tem la… seria ridiculo me processarem por roubo!! kkkkkkkkkkk
Eu nao sei se isso tem lei, mas pelo que eu sei todo software feito nas dependencias de uma empresa a propriedade intelectual é dela. Ja perticipei de projeto em orgao publico onde tudo teve que ser desenvolvido nas dependencias do orgao pois a propriedade intelectual era deles.
]['s
o roubo de informações vai alem do código - metodologias, informações sobre o cliente, soluções encontradas, etc.
uma parte disso é a tua experiência se tu trabalhou e passou por estas coisas, outra parte pertence a empresa. eu sei, por exemplo, como o sistema X feito pra empresa Y funciona. pode ser algo que lide com dinheiro ou que abra uma brecha de segurança, acho que pode ser muito tênue a linha que separa estas coisas em alguns casos. em outros é crime mesmo.