Estudar: SCWCD vs SCJP

Oi Pessoal,

Estou no momento estudando para a SCWCD e estou admirada como eh mais facil estudar para essa prova do que a SCJP levando em consideracao o termo ‘livro’. O Head First eh simplesmente fantastico! A leitura eh facil e divertida e em 3 semanas jah consegui ler 500 paginas. Lembro que com o livro da Kathy Sierra para a SCJP, a leitura foi cansativa e chata, eu lutava contra o cansaco para poder ler aquele livro…estou feliz, acho que em Marco consigo tirar a certificacao, ou seja 3 meses! =D

Quem leu o Head First ou estah lendo, acha a mesma coisa?

Não é a didatica do livro que melhora. É o conteudo.

É muito mais interessante ler sobre Segurança, Gerenciamento de Sessao, Filtros, e coisas que sao praticas no nosso dia a dia de desenvolvimento, do que ler sobre Threads, Serializacao (com os quais vc tb lida, mas em quantidade bem menor - levando em conta que a maioria do mercado de Java é pra aplicações Web)

A didática ajuda sim senhor. É bem diferente do livro da SCJP, que os autores vão vomitando todas aquelas regras (e bem vomitadas), se fossem fazer todo cheio de borboletas, teletubies e flores (igual o HF), ficaria com umas 3 mil páginas!

Desculpas, to morrendo de rir aqui …kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Bom saber pq vou começar a estudar pra prova por agora tb!

a scjp cansa estudar!

hahahaa engracado!!! mas entao… eh tao facil assim como voce diz??? soh esse livro do Head First JSP + servlets eh o suficiente? quem ja fez a prova, eh isso mesmo? bom… estou pensando em comprar o livro alguem tambem me recomenda esse? e qual edicao?

estudei somente por esse livro para a SCWCD e concordo com tudo que disseram ,

o livro realmente é muito bom e a leitura não é aquela coisa chata, voce le facilmente 30 paginas … ao contrario do livro da Kathy Sierra para a SCJP.

A série Head First foi projetada para ser bem didática e proporcionar um aprendizado de forma lúdica. Há também o Study Guide para a SCWD nos mesmos moldes da SCJP. Não acredito que só o livro Head First Servlets & JSP seja o suficiente para garantir um bom score na prova. Acho mais indicado, ao termino do livro entrar de cabeça no material de estudo oficial, neste caso o Study Guide.
Um abraço, bons estudos. :wink:

O Head First Servlets & JSP tem um conteúdo muito mais interessante e leve. O livro de SCJP tinha um conteúdo muito pesado, mesmo com todo o bom humor da Kathy e do Bert que me arrancaram muitas risadas durante os estudos.

Particularmente não estudaria somente pelo Head First Servlets & JSP, o conteúdo da prova é mais específico. Já o Head First Servlets & JSP é para quem quer aprender de forma lúdica os princípios básicos de desenvolvimento para a web utilizando Servlets e JSP. :wink:

Entao voce acha que mesmo quem nao tem conhecimento nenhum para prestar a SCWCD eh mais indicado comprar o study guide???

outra coisa… eu vi que o livro do Head First eh para a versao 1.4, foi o unico que eu encontrei no amazon… essa eh a mais nova mesmo?

Po cara me desculpe…mas não existe livro melhor do que o da Kathy Sierras, se vc ta falando mal deve conhecer algum melhor pra indicar pro pessoal. A leitura é cansativa, mas a recompensa vale a pena. Se fosse fácil tirar a SCJP ela não teria valor no mercado.

Quando ao livro do HF. Eu não gosto da didática deles, meio maternal. Essa semana eu vou passar numa livraria e comprar o “SCWCD Exam Study Kit”. Acho que depende da pessoa e do conhecimento que ela já possui ou não no assunto para decidir qual livro é melhor.
[]'s

Giulliano concordo com vc! Eu desisti de estudar esse livro HF por causa da didática mesmo.
Claro que cada tem seu jeito de estudar… mas aquelas histórinhas, desenhos etc me irritam… rsrs

Mas assim… tudo fica mais facil quando vc está curtindo o que vc tá lendo… então… boa sorte Carol! Que bom que se deu bem com o livro! Depois conta pra gente como foi na prova. :wink:

[quote=Carol M de Paula]Oi Pessoal,

Estou no momento estudando para a SCWCD e estou admirada como eh mais facil estudar para essa prova do que a SCJP levando em consideracao o termo ‘livro’. O Head First eh simplesmente fantastico! A leitura eh facil e divertida e em 3 semanas jah consegui ler 500 paginas. Lembro que com o livro da Kathy Sierra para a SCJP, a leitura foi cansativa e chata, eu lutava contra o cansaco para poder ler aquele livro…estou feliz, acho que em Marco consigo tirar a certificacao, ou seja 3 meses! =D

Quem leu o Head First ou estah lendo, acha a mesma coisa?[/quote]

Estou lendo também e realmente é como voce diz ! =)
O livro é fantástico (com teletubies e fluflus, como o Vitor disse! huaehuea) :twisted:

Digo isso, apesar de ter gostado de estudar o da kathy de programador Java. Para mim não foi tão cansativo assim.

Vou comprar Head First Rails na esperança de ser como o Head First Servlets e JSP =D
(Pois sou iniciante em RoR)

Penso que alguém mais experiente em Servlets e JSPs iria se encomodar ao ler o Head First Servlets e JSP.

Algumas pessoas pelo que veijo compram os livros da série Head First achando que estaram estudando para as provas de certificação. Este não é o objetivo desta série, se querem de fato estudar para as provas de certificação, seguem oz links abaixo:

:wink:

A minha opinião é que a certificação SCJP aborda assuntos que possuem diversos detalhes que a principio é cobrado na prova. Por exemplo o comportamento de uma Thread.

Ao meu ver, a SCWCD é mais direcionado no conhecimento da API, entre outras coisas.

Eu estou lendo HF JSP/Servlet e sou iniciante nessa ferramente … estou adorando pq eu vejo que o livro foca bastante no aprendizado do leitor.
Creio que ele esteja dando todo embasamento para a certificação SCWCD.

Ricardo

entao pro pessoal que ja tirou SCWCD, qual desses dois devo comprar para tirar a certificacao? ja tenho um conhecimento de JSP e Servlets mas nao tanto quanto para o que precisa na prova:

http://www.amazon.com/Certified-Component-Developer-310-081-310-082/dp/0072258810/ref=sr_1_4?ie=UTF8&s=books&qid=1234369590&sr=1-4

http://www.amazon.com/Head-First-Servlets-JSP-Brain-Friendly/dp/0596516681/ref=sr_1_12?ie=UTF8&s=books&qid=1234362581&sr=1-12

Estou pronto pra comprar soh falta um “empurraozinho” hehe…

Compre o Sun Certified Web Component Developer Study Guide para obter a SCWCD, pois este material é totalmente voltado para a prova. :wink:

ainda setou com receio… mas ja que diz… :shock:
soh pra saber… voce fez a prova? ou conhece alguem que fez… eh mais dificil o mais facil que a SCJP?