Pessoal, trabalho com JSF a quase 5 anos, conheço em nível profundo a linguagem java e um pouco de C.
Html, css, js nem considero como programação.
Estou querendo estudar um framework novo, principalmente para desenvolvimento de websites dinâmicos e projetos de sistemas web ágeis. Qual dos frameworks seria mais interessante na opinião de vocês? E qual deles é mais robusto e dá melhor suporte para escalabilidade das aplicações?
Obrigado
Vc não considera js programação, mas é programação sim.
Ruby não é framework, é linguagem, acho que vc quis dizer Rails né?
Bom, como vc já sabe java, acho que VRaptor seria mais fácil, se vc for estudar Rails, vai ter que aprender Ruby primeiro. Já usei os 2 e são mt bons. Estuda os 2 se puder. Mas se vc não tiver tempo, eu ia de VRaptor por vc já saber java.
Cara JavaScript nunca esteve tão bem como hoje,
É possível ter JavaScript no Server com Node.js, além de ter um MVC no client com Backbone.js, Ember.js, Angular.js e Spine.js,
O CSS tbm, pra fazer um site responsivo tem que manjar muito de css, quando usar less ou scss
Ou seja, nunca na sua vida desconsidere js e css.
Mas cara o VRaptor se eu não me engano foi baseado no Rails que é um framework fantástico da linguagem Ruby,
Eu aprendi Ruby on Rails a uns 5 meses e fiz bastante coisa e lógico estou apaixonado pela linguagem,
A comunidade é fantástica tem bastante projetos pra participar,
Hoje se for utilizar algum framework web pra Java eu iria disparado de VRaptor ou Play,
Abrcs,
[quote=pirado18]Pessoal, trabalho com JSF a quase 5 anos, conheço em nível profundo a linguagem java e um pouco de C.
Html, css, js nem considero como programação.
Estou querendo estudar um framework novo, principalmente para desenvolvimento de websites dinâmicos e projetos de sistemas web ágeis. Qual dos frameworks seria mais interessante na opinião de vocês? E qual deles é mais robusto e dá melhor suporte para escalabilidade das aplicações?
Obrigado[/quote]
Desenvolvimento ágil: ASP.NET MVC, Rails, VRaptor (embora este seja muito pouco usado à nível mundial). Para Java aconselho o Spring MVC. Se é para aprender por aprender sem objetivo real inicial, experimenta os dois que você está particularmente interessado (Rails e VRaptor) sem precisar aprofundar tanto até vir um caso real e consiga avaliar o melhor para o caso que vier e assim dedicar mais tempo a um. Mas se tiver algum objetivo real, exponha ele para ter uma resposta mais prática.
Sobre js é onde vai passar o maior tempo programando dependendo da sofisticação do frontend do projeto. Entao estude muito javascript e a biblioteca jquery. CSS é mais para webdesigner, mas deverá saber o básico para lidar os selectors.
JS não é programação mesmo não…? Então me diz por que os componentes do Primefaces (que você deve adorar, já que mexe há tanto tempo com JSF) são tão belos e fáceis? Porque por baixo dos panos tem alguém que encapsulou toda a parte hard-core por baixo dos panos e expôs pra vc uma tag simples…
Mania desse povo subestimar as tecnologias front-end, sendo que a mágica toda acontece ali. Sem HTML, CSS e JS, meu amigão, vocês adoradores do component-based não fariam nada!
Agora você migrando para um action-based e ter que mexer na unha com essas coisas, quem sabe dê o devido valor a essa tão poderosa trinca.
Pessoal, me entenderam errado. Quando disse que desconsidero html, js, css quis dizer que essa parte não preciso aprender pois já sei. Mesmo trabalhando com primefaces a um bom tempo e saber que ele é um encapsulamento de html/js/css basicamente, eu sempre precisei recorrer a alguma funcionalidade customizada.
A questão é, eu não conheço VRaptor nem Ruby (on rails), então, acredito que tanto Ruby quanto VRaptor utilizem html/css/js na interface, procede? Com isso quis dizer, que para aprender, e avaliar as complexidades, caracteristicas, pontos positivos e negativos da linguagem/framework, compreendido?
É isso!
Oh, cara, foi mal então. Bom saber que vc não é desses a quem referi… E desculpa mesmo, pq a forma que escreveu foi o que me levou a entender dessa forma… Reconheço meu erro … Eu não conheço Ruby, mas acho o VRaptor fantástico, e quando sair a versão com suporte a CDI, vai ficar melhor ainda…
Fora o que falamos, pesquise também tópicos existentes, como estes, considerando o que foi falado aqui e lá você pode evoluir mais a discussão ativamente. E se possível seria bom expor melhor seu objetivo ou caso para não ficar uma discussão abstrata.
As vezes o simples fato de experimentar um pouco de cada coisa já faz descartar algumas opções. Quando eu quis experimentar Ruby on Rails já descartei pelo simples fato de não gostar da principal linguagem utilizada que é Ruby, mesmo se é usada outra linguagem não seria bom ir contra a maré do que é usada para Rails. Então veja o que vai fazer você se sentir melhor, a maioria dos mais usados frameworks action based proporcionam o mesmo caminho para um resultado. VRaptor é pouco usado no mercado, isso já me fez não perder tempo com ele, só mesmo experimento, embora saiba que tecnicamente é excelente, mas é mais para projetos independentes ou que a TI do cliente tenha ciência dos fatos. Atualmente trabalho com ASP.NET MVC, que considero o melhor dos mundos entre robustez Java e facilidade do Rails, logicamente se estiver trabalhando em empresa com servidor web Windows Server. Já para servidor Linux atualmente prefiro Java com Spring MVC. Por causa disso ou outros detalhes que é bom saber qual objetivo ou caso a ser atendido.