Olá,
Estou desenvolvendo um pequeno sistema usando Java Enterprise, com única finalidade de aprendizado. Mas gostaria de saber uma estrutura usual e simples para este tipo de aplicação.
Estou fazendo da seguinte forma:
Páginas JSP (JSF) e seus respectivos backing beans.
Uma classe Usuario que nada mais é do que a entidade que representa a tabela Usuarios do banco. É essa classe que é persistida com os dados do banco.
E uma classe UsuarioDBAO - a nomenclatura segui do The Java EE 5 Tutorial - que contém métodos como addUsuario, getUsuario… É nesta classe que está o EntityManager.
Primeiro: Gostaria de saber se esta é uma boa estrutura, lembrando que é algo simples, mas depois pretendo avançar em JEE.
Segundo: Na forma que representei, a classe Usuario não passa de um objeto burro, contendo simplesmente os dados persistidos no banco, e é na classe UsuarioDBAO que estão os métodos que persitem o Usuario. Tanto é assim que o backing bean da página de cadastro de usuários usa diretamente UsuarioDBAO. Mas isso é o certo? Se eu precisar adicionar um método de regra de negócio para o usuário, como efetuarLogin(), ele deve ser colocado na classe Usuario ou UsuarioDBAO? Ou estou completamente perdido?
Agradeço por qualquer ajuda,
Ederson