Estratégia para teste de envio de e-mail

Olá pessoal!

Gostaria de saber se alguém conhece como mockar um envio de e-mail, ou algo parecido.

A estratégia que pensei para fazer o teste de integração da funcionalidade de envio de e-mail por completo é demasiadamente morosa e passível de erro. Basicamente estou enviando um e-mail de teste e deixando um listener ligado em uma caixa postal que estou usando para este propósito, logo após o envio, para validar se o processo todo foi contemplado.

Cheguei a dar uma olhada no GreenMail test suite, mas não achei legal. É super simples de usar, mas queria evitar incluir uma biblioteca no projeto apenas para teste de e-mail.

Vocês conhecem alguma estratégia melhor e com solução nativa? Já zapeei um bocado e não estou encontrando solução interessante.

Grato,

fg

Olá pessoal!

Ninguém respondeu ainda, mas eu continuei aqui minhas pesquisas e concluí que a melhor forma de fazer um teste de email, utilizando jUnit é com o Dumbster (http://quintanasoft.com/dumbster/).
Ele é parecido com o GreenMail, mas achei mais completo e realmente mais voltado para test!

Um abraço,

fg