Estágio aos 30

Ola meu caros colegas.
Me chamo Leonardo sou estudante de sistemas de informação da UMC, quinto semestre. Trabalhava na área de controle de qualidade mas resolvi entrar na área de TI por simplesmente ser apaixonado por esse ramo. Mas algo que preocupa muito que é a questão da idade, pois tenho 33 anos. Gostaria da opinião de vocês, o quanto isso pode me atrapalhar na hora de procurar um estágio. Eu tenho dado o sangue, levado muito a sério minha carreira, séria muito frustrante ter dificuldade de entrar na área por algo banal.

Embora idade não traduza competência nem capacidade, existe sim um preconceito nas empresas que, na minha opinião, poderá lhe trazer dificuldade.
Não me é difícil imaginar aquela analista de RH, do alto dos seus 20 e poucos anos, escolher naquela primeiríssima etapa de seleção de currículos, pessoas mais novas.
Ou se passar nesta primeira etapa, ser preterido na segunda porque o futuro chefe prefere “gente sem vícios” para este cargo.
E por aí vai… um monte de coisas jamais admitidas por nenhuma empresa ou RH, mas que acontecem.
Idade entra naquela nebulosa variável junto com “Boa aparência”, “cor”, e outras coisas jamais admitidas, que interferem sim (vamos falar sem hipocrisia), porque ali do outro lado quem está avaliando você é a “empresa” através de pessoas, e pessoas tem seus “pré-conceitos”.
Então não acho que isto será algo banal. Mas se este é o seu sonho, como você fala, dê o sangue e vá à luta.
Não se esqueça que ainda existem outros fatores de determinam contrações (além dos óbvios conhecimentos necessários). Network é um deles. E que você já deve estar preparado para, na casa dos 30, iniciar com uma remuneração bem baixa. Pelo que entendi, iniciar uma nova carreira perto dos 35.
E dê uma lida nestas discussões, pode ser interessante a você:

Desejo muita boa sorte para você, que você encontre pessoas boas no seu caminho que lhe ajudem neste processo.

2 curtidas