Estágio aos 30

Ola meu caros colegas.
Me chamo Leonardo sou estudante de sistemas de informação da UMC, quinto semestre. Trabalhava na área de controle de qualidade mas resolvi entrar na área de TI por simplesmente ser apaixonado por esse ramo. Mas algo que preocupa muito que é a questão da idade, pois tenho 33 anos. Gostaria da opinião de vocês, o quanto isso pode me atrapalhar na hora de procurar um estágio. Eu tenho dado o sangue, levado muito a sério minha carreira, séria muito frustrante ter dificuldade de entrar na área por algo banal.

Embora idade não traduza competência nem capacidade, existe sim um preconceito nas empresas que, na minha opinião, poderá lhe trazer dificuldade.
Não me é difícil imaginar aquela analista de RH, do alto dos seus 20 e poucos anos, escolher naquela primeiríssima etapa de seleção de currículos, pessoas mais novas.
Ou se passar nesta primeira etapa, ser preterido na segunda porque o futuro chefe prefere “gente sem vícios” para este cargo.
E por aí vai… um monte de coisas jamais admitidas por nenhuma empresa ou RH, mas que acontecem.
Idade entra naquela nebulosa variável junto com “Boa aparência”, “cor”, e outras coisas jamais admitidas, que interferem sim (vamos falar sem hipocrisia), porque ali do outro lado quem está avaliando você é a “empresa” através de pessoas, e pessoas tem seus “pré-conceitos”.
Então não acho que isto será algo banal. Mas se este é o seu sonho, como você fala, dê o sangue e vá à luta.
Não se esqueça que ainda existem outros fatores de determinam contrações (além dos óbvios conhecimentos necessários). Network é um deles. E que você já deve estar preparado para, na casa dos 30, iniciar com uma remuneração bem baixa. Pelo que entendi, iniciar uma nova carreira perto dos 35.
E dê uma lida nestas discussões, pode ser interessante a você:

Desejo muita boa sorte para você, que você encontre pessoas boas no seu caminho que lhe ajudem neste processo.

2 curtidas

Acho que o que pode pegar é na hora de negociar o salário, pois se você estiver competindo uma vaga com o pessoal de 20 e poucos anos, eles tendem a aceitar um valor bem menor.
Outro coisa que pode influir é que, em geral, pessoas mais velhas não aceitam ser lideradas por gente mais nova. Embora isto varie de pessoa a pessoa, é algo que acaba gerando este preconceito.

2 curtidas

Obrigado pessoal pelas repostas Para mim a questão financeira não é tão importante, receber um salário de mil reais já séria de bom tamanho pois tenho outras fontes de renda. Eu não teria problema em ser liderado por uma pessoa mais nova.

Minha opinião:

Seja transparente com suas intenções. Estagio é para aprender, e para aprender não tem idade. Com uma idade maior pode passar mais responsabilidade. Não tenha você “pré-conceitos” com isso.

1 curtida

Valeu, minha intenção é essa mesma aprender e também por em prática tudo que eu sei fazer. Tenho medo do fator idade, mas por outro lado esse medo tem me feito me dedicar mais aos estudos

Esqueça o medo e tenha fé em você!
hehehe

1 curtida

Valeu, muito obrigado.

Pode ser que você encontre alguma dificuldade, mas não é algo que te colocará de fora. Aliás, nem todo mundo começa tão cedo assim. Onde trabalho tem várias pessoas que começaram na faixa dos 20~25 anos. Lembro que tive um colega de estágio que tinha 28 anos e isso não o impediu de encontrar outro emprego pra ganhar três vezes mais como programador.

O único problema é ter que se sujeitar a um salário tão baixo, pois sei que é mais difícil para alguém de 30 anos casado e com filhos viver com R$ 800,00 do que um jovem de 18 anos.

Aí vai de cada um. Comecei meu estágio na área de desenvolvimento e na época já tinha 2 filhos, mas estava com 25 anos e o salário era exatamente este. R$800,00 e mais R$250,00 de alimentação. Para complementar a renda não almoçava para ter esse complemento de R$250,00 no mercado. Trabalhava até às 14:30 então não era tão complicado assim.

É lógico que uma mudança de área quanto mais tarde pior. Mas aí depende de cada um. Se o salário não compensa, pode ser que compense na felicidade, pois nada pior que trabalhar com algo que não goste. Acordar de manhã para trabalhar pensando que está indo para uma guerra e vivendo infeliz ninguém merece.

Cara seja transparente, têm muita gente com pré-conceitos definidos, porém têm pessoas que vai preferir um cara mais experiente que já vêm com uma bagagem e experiência de vida que vai levar o estágio mais a sério.Acho que depende da visão que o gestor vai ter de você.
Lembre-se que a primeira impressão é a que fica,conseguindo uma entrevista se veste adequadamente e nada que uma boa conversa mostrando os seus objetivos não resolva.
Te desejo boa sorte.

Eu lembro de um rapaz no programa de trainee para TI da Porto Seguro que estava com idade por volta dos 35 anos, eu acho que idade não é impeditivo e se uma empresa põe isso como restrição talvez não seja o melhor tipo de lugar para se trabalhar.

Eu vou fazer 33 agora em março e vou começar a faculdade de tecnologia, eu me sinto um pouco mal com isso, mas acho que é mais preconceito meu que do que das pessoas por aí.

Voltei aqui para dizer que deu tudo certo! Consegui sim fazer o meu estágio e entrar na área, não foi fácil, mas a idade foi de menos. Só quero para quem estar aqui lendo que acredite em seus sonhos, não importa a situação. Agradeço a todos amigos aqui a palavras e incentivo, me ajudaram muito.

4 curtidas

Muito bom ler isso Leo. Boa sorte na jornada, precisando de ajuda, não deixe de entrar em contato aqui no fórum!

1 curtida

Fantástico! Parabéns!

1 curtida