Quando falo de desenvolvimento web em Java, qual é o estado da arte? O que eu preciso dominar (tecnologias, frameworks,…) para estar sintonizado a este patamar?
Para alguém que só programou desktop até hoje e quer começar a se aventurar pelo desenvolvimento web quais são as dicas? Por onde começo e quais os passos que devo dar para chegr ao estado da arte?
Não sou muito fã.Vá para JSF + Richfaces/Icefaces… ou então Flex + BlazeDS (é o que eu tenho feito e tenho adquirido experiencias boas, pois não incompatibilidade entre navegadores, o visual fica muito bonito e ele não precisa ficar carregando sempre a página, entre outras vantagens)
Não sou muito fã.Vá para JSF + Richfaces/Icefaces… ou então Flex + BlazeDS (é o que eu tenho feito e tenho adquirido experiencias boas, pois não incompatibilidade entre navegadores, o visual fica muito bonito e ele não precisa ficar carregando sempre a página, entre outras vantagens)[/quote]
A questão não é ser fã.
O cara tá iniciando e, ao meu ver, deveria estudar bastante servlets + jsp e padroes antes de ir para um framework MVC, como JSF que voce indicou.
Senão vira mais um utilizador de frameworks sem saber como as coisas acontecem. Concorda?
Jokabeludoid acredito que você deva seguir as dicas de raf4ever e de renan_.
Quando ja estiver entendendo bem a parte web direcione seus estudos a alguns frameworks.
[quote=m_bruckner]Jokabeludoid acredito que você deva seguir as dicas de raf4ever e de renan_.
Quando ja estiver entendendo bem a parte web direcione seus estudos a alguns frameworks[/quote]
é isso mesmo frameworks são bons e ajudam bastante no desenvolvimento mais se não tiver uma base boa no “Basico” os frameworks acabam atrapalhado.
Flex não é pago.A sua IDE de desenvolvimento que é paga, porém tem licença gratuita para estudantes.
Para os demais
Tá certo.Tenho que concordar com vocês para quem está começando, o ideal é ter uma boa base antes de explorar os frameworks.Tenho usado só frameworks, e me sinto uma pessoa dependente de frameworks Tenho que mudar isso…