Esse Fórum - Trata de Análise de Sistemas

Pessoal gostaria de saber se esse fórum trata de Análise de Sistemas pois estou com um dúvida em DFD que estou fazendo.

DFD? Putz, a única vez que precisei fazer isso foi na faculdade mesmo…
Qual sua dúvida?

Estou fazendo um estudo de caso pois estou fazendo um curso de análise de Sistemas mas estou com algumas dúvidas nos DFD, e o DFD é o ponto de partida pra depois fazer o DER tals, o estudo de caso não é difícil mas não sei se o DFD esta certo!!!
se tivesse como mandar os DFD!!!
agradeço desde jah!!!

Fiz os DFDs no Dia um programa bacana!!!
que eu utilizo

Estudei DFD na faculdade a 11 anos atrás (caraca como o tempo passa rápido). E já era antiquado na época.

Bom, deve ter lugar por aí que usa DFD… talvez organizações com sistemas legados. Mas certamente não é algo que um curso deveria estar fazendo os alugnos gastarem tempo com.

Por outro lado, se você precisa estudar para passar na prova… boa sorte! E depois guarde o livro bem no fundo do armário porque você nunca mais vai usar.

Bom eu acho em minha opinião que não é algo antiquado pois ainda trabalham com DFDs na faculdade principalmente em Sistemas de Informação!!!

ok
vlw

Acredite, é antiquado sim. O pessoal da sua faculdade anda meio defasado.

isto é um grande problema nas faculdades de computação… a maioria é tudo defasada e antiga principalmente em questão de analise…

Bom fazer o q!!!
Então os analistas de hoje em dia não recorrem mas a DFDs e DERs DTE etc etc, com funciona atualmente???
e será que não trabalham mais com a análise de Banco de Dados???
vlw

Ou talvez eles repasse esse tipos somente para facilitar o aprendizado pois estou somente no início do curso

[quote=bsijava]Bom fazer o q!!!
Então os analistas de hoje em dia não recorrem mas a DFDs e DERs DTE etc etc, com funciona atualmente???
vlw[/quote]

Acho que hoje em dia deve ser diagrama de classes, use cases e entidade relacional. Talvez diagrama de sequencia.

Preferia que fosse user stories ou product owner backlogs, sprint backlogs, burn down charts (dá pra ver que ando estudando SCRUM) . :slight_smile:

SCRUM!!!1

O que seria isso???

[quote=bsijava]SCRUM!!!1

O que seria isso???
[/quote]

Primeira coisa que saiu no Google:

[quote=bsijava]Bom fazer o q!!!
vlw[/quote]

Análise estruturada/essencial hoje em dia é legado. Se a sua faculdade ensina isto como algo recomendável ela está atrasada uns 15 anos.

Se quiser saber “como funciona atualmente”, procure por metodologias ágeis em geral e orientação a objetos, XP, Scrum, DDD e TDD em específico.

[edit: um bom roteiro de estudos pode ser encontrado aqui.]

Agora estou vendo que a coisa é grave!!
se isso está acontecendo por base na nossa região é uma coisa errada sequer comentaram pra gente sobre XP, Scrum, DDD e TDD
vlw pelo alerta tomarei providencias

Isto é generalizado. Eu sou professor universitário e sei o quanto é difícil - mas não impossível, diga-se - atualizar os currículos dos cursos superiores. Por incrível que pareça para quem está iniciando, o ensino acadêmico em geral (com as exceções de praxe) está anos-luz aquém do estado da arte em desenvolvimento de software.

Quando paguei Análise Estruturada, eu argumentei bastante com minha professora sobre isso. Mas ela sempre fugia da discussão dizendo que “pra entender a forma atual de se desenvolver sistemas, é preciso entender como se fazia antigamente”.

Ha ha ha

Bem isso Tnaires eh uma forma de eles esconder o grande problema!!!
De quem será a culpa???
Do Sistema de Ensino??
Dos professores???
Do Governo??
Falta de Competência

Oi bsijava :slight_smile: ,

1. Atenção à palavra “estruturada”. Os sistemas continuam sendo estruturados, só que muitas coisas melhoraram.
  2. Sem querer gerenalizar, a dita “Análise estruturada” deixou de ser utilizada por muuuuitas organizações.
  3. Hoje é utilizada a dita “ANÁLISE ORIENTADA A OBJETOS”.

De uma forma bem básica a Análise estruturada dá enfase na SEPARAÇÃO entre o comportamento e os dados e a Análise orientada a objetos dá enfase nas estruturas sem fazer distinção entre o comportamento e os dados, são entendidos como um conjunto só.

É claro que a análise orientada a objetos trouxe vários benefícios mas também trouxe vários outros desafios, fica ai uma coisa pra vc pesquisar rsrsrsrsr.

Verifique na faculdade se no curriculo do curso consta o tema orientação a objetos, se não constar. Aconselho vc a procurar outro lugar para estudar.

Obviamente nem tudo está perdido…a análise estruturada é boa quando vc pretende trabalhar com linguagens estruturadas (cobol, fortran, pascal, c etc…) que possuem a mesma ideologia vamos dizer assim; tem muitas empresas que ainda utilizam estas linguagens e até pagam bem. Se este for seu objetivo talvez vc esteja no lugar certo. Mas tenho que lhe passar a mensagem de que o mundo é muito maior do que isso meu caro.

[quote=bsijava]De quem será a culpa???
Do Sistema de Ensino??
Dos professores???
Do Governo??
Falta de Competência [/quote]

Agora que vc ja está sendo alertado as chances da culpa ser também sua aumentaram bastante, quero dizer o seguinte: avalie seus objetos (talvez novamente), faça algumas pesquisas sobre “Analise Estruturada” e “Analise Orientada a Objetos” e defina sua direção porque não vai dar para dizer “eu não sabia!” ou “ninguém me avisou!” etc…

P.S. Não sei lembro bem mas acho que vc não descreveu o seu problema. Se não descreveu, descreva talvez alguem consiga lhe ajudar.

System.out.println(“Abraços!”);

Isso a idéia que a culpa pode ser minha é muito grande!!!
Poderia ter visto isso antes!!!
E muitos agora podem estar com essa idéia na cabeça!!!
!!!
Mas uma dúvida. por que fazer isso que fim eles estão querendo com isso alem de R$???

AHHHHHhh ja ia me esquecendo quanto a minha dúvida ai vai vou passar o estudo de caso a vai facilitar a compreensão!!!

Este caso é simples porém gostaria de ter certeza se não me esqueci de nada!!!

ESTUDO DE CASO: SISTEMA DE MULTAS DE TRÂNSITO

O departamento responsável pela aplicação de multas de trânsito de um estado resolveu automatizar o processo de cadastro e cobrança dos autos de infração. Os autos envolvidos no sistema serão apenas aqueles aplicados nas rodovias estaduais.
O policial pode aplicar infração tanto parando o condutor como apenas anotando a placa do automóvel:
Ao parar o condutor, o policial vai notificá-lo preenchendo o auto com os dados do automóvel: placa, renavan, marca, modelo, cor, ano, tipodo auto(passeio, carga, etc.) e como os dados do condutor: nº da carteira nacional de habilitação (renach), nome do condutor, idade, sexo. Também vai resgistrar a data e hora da infração, a rodovia e as infrações cometidas (até 3 num mesmo auto).
Caso não consiga para o automóvel, o policial vai registrar sua placa e a data e hora da infração, a rodovia e as infrações cometidas (até 3 num auto).
O policial também registra seu nº na corporação, para ficar anotado o reponsável pela aplicação da infração.
Todas as notificações aplicadas no dia são encaminhadas ao posto policial mais próximo aonde o policial irá digitá-las no computador. No caso das infrações onde o veículo não foi parado, será considerado infrator o proprietário do mesmo, um vez que não foram apresentados os dados do condutor. Ao digitar a placa do veículo, o sistema automaticamente trará para a tela os dados do mesmo, para conferência. O sistema também consiste nº da corporação do policial que aplicou o auto, trazendo para a tela seu nome e sua patente.
No departamento de trânsito (setor de licenciamento de automóveis) ao fazer-se o licenciamento ou transferência de um veículo, são cadastrados todos os seus dados e de seu proprietário. Para os veículos são armazenados os mesmos dados do auto de infração, mais o chassi. Para o proprietário, são registrados seu nome, endereço, telefone, município, CPF, data de nascimento e sexo caso seja pessoa física ou CNPJ e Inscrição Estadual caso seja pessoa jurídica. Um proprietário pode ter vários automóveis, mas um automóvel pertence a um proprietário.(DER)
Também no departamento de trânsito (setor de emissão de carteiras de motoristas) são cadastrados os dados dos condutores, contendo: renach, CPF, data de nascimento, sexo, nome, endereço, telefone e município. Um condutor nunca pode ser uma pessoa jurídica.
No setor de cobrança serão emitidos, diariamente, os autos de infração novos, que deverão conter os dados das infrações aplicadas pelos policiais, com o endereço registrado para o automóvel no cadastro de automóveis. Este setor irá encaminhar as notificações via correio para cobrança.
O proprietário do automóvel, ao receber a notificação, terá um prazo de 30 dias para recorre da multa, passando este prazo, deverá obrigatoriamente pagá-la.
O setor de defesa irá receber as justificativas do proprietário e julgá-las, cadastrando no sistema o deferimento ou não do recurso (ou seja, caso julgue-se justa a explicação do proprietário, esta multa será retirada, caso contrário, será cobrada).
No setor de cobrança, será registrado o pagamento do auto de infração, informando o número do auto de infração e o valor total pago. Neste momento, o infrator fica em quites com o departamento de trânsito.

ta ai o estudo de caso pessoal se alguém se interessar em rever, rever(anos luz atrás) isso agradeço desde já

não sei se da para anexar arquivos aqui???
se não poderia disponibilizar os meus DFD agradeço des já