[quote=esmiralha]A documentação essencial de uma arquitetura é:
Contexto do Sistema - O sistema representado como uma caixa preta e seu “entorno” (os sistemas e usuários com os quais o mesmo interage)
Visão Geral da Arquitetura - Um ou mais diagramas informais (não use UML) que ilustram diferentes visões (no sentido de enfoques) do sistema. Pode-se enfatizar o ponto de vista de negócio (departamentos, fluxos de dados, usuários) e/ou o ponto de vista da TI corporativa (sistemas, servidores, datacenters, links de rede).
Modelo de Componentes - Um modelo UML dos componentes de software do sistema e suas interfaces. É um modelo inicialmente grosseiro que será refinado sucessivamente à medida que o projeto avança. Esse modelo começa em nível de subsistema e desce até o nível de especificação, se você realmente tiver cojones ou 1000 indianos trabalhando para você.
Modelo Operacional - Uma visão física (hardware, redes, distribuição) do sistema, podendo ser implementada com um ou mais diagramas de implantação (deployment diagrams) da UML. O foco aqui é descrever como os requisitos não funcionais são atendidos pela arquitetura. Se os usuários estão usando PC XTs conectados a um link WAN de 2kbps acessando uma máquina VAX conectada a uma unidade de fita é aí que você vai escrever seu testamento.
Documento de Decisões Arquiteturais - Um arquivo de texto onde você documenta e justifica decisões arquiteturalmente relevantes, como por exemplo tecnologias e componentes de terceiros utilizados, padrões utilizados, a estrutura de camadas da aplicação e a distribuição dos componentes nessas camadas e mais uma cacetada de informações, se você quiser.
Essa é a documentação by the book. By the IBM/Rational book.
Agora,se você já fez a bagaça e quer apenas documentar para garantir que ninguém amaldiçoe sua mãe no futuro, então a Visão Geral da Arquitetura e o Documento de Decisões Arquiteturais seria um bom começo.
OU ainda diga que vocês usam Scrum e não documente nada.[/quote]
Vlw esmiralha,
Bem os sistemas já existem, mas estão em .Net 1.0, teremos que migrá-los e tenho como idéia, iniciar a migração já com alguma documentação no mínimo decente, algo não tão exagerado, mas que não deixe requisitos importantes de lado e que mostrem o bom profissionalismo. E a idéia é que se “abandonar” o projeto alguém possa dar continuidade nele também.
Minha idéia é pegar o bom de cada idéia postada aqui e analisar o que melhor vai se encaixar no contexto do negócio da empresa.