Na empresa onde trabalho está havendo uma discussão muito grande sobre as tecnologias Java que iremos adotar.
A discussão sobre que ide utilizar só tem um consenso, tem que ser free.
Preciso obter dados sobre as 3 ides para poder demonstrar isso em reuniões futuras.
Temos defensores do Jdev, do Eclipse e gente que vê com bons olhos o netbeans.
Enquanto uns acham o fato de ter que configurar o eclipse com plug-ins para torná-lo produtivo como desvantagem, outros vêem nisso a vantagem do eclipse.
Na Siemens estamos usando o Eclipse. Embora a IDE seja realmente muito boa, acho que está meio estagnada. Estamos pensando seriamente em trocar para o Netbeans na próxima versão. Só não fizemos isso porque, até hoje, o editor de códigos do Eclipse ainda é muito superior ao do Netbeans e, como quase não desenvolvemos GUIs ou web, facilidade para edição ainda é uma das nossas prioridades.
No mais, todas as IDEs são muito poderosas e provavelmente te atenderão direito. Os plugins do Eclipse são mesmo meio chatos de instalar, mas você pode escolher a versão de cada um deles separadamente.
Se você procura um bom editor de telas, ou um ambiente muito integrado, parta para o Netbeans.
Já utilizei Jdev e não é ruim como muitos dizem, unico problema que eu vejo é que ele é muito pesado, consome muita memória e processador (Não que o Netbeans, por exemplo, não cosuma muita memória, mas o jdev consome mais).
Quanto qual IDE escolher, certa vez participei de um projeto onde o projeto java foi criado com Eclipse, com builds criados com ANT. Desta forma cada desenvolvedor utilizava a IDE que mais gostava, garantindo a estrutura padrão de diretórios…Tinha gente utilizando Eclipse, JDev, JBuilder, edit+, notepad (estes dois ultimos para pequenas coisas)
Obrigado pelas respostas. Graças a Deus ninguém começou aquelas discussões intermináveis defendendo o que mais gosta. Quando abri o tópico fiquei com medo de tê-lo bloqueado ou excluído pelo admin.
Bom, para diminuir a resistência com o pessoal com o eclipse, eu demonstrei a instalação da distribuição easyeclipse, que vem pré-configurada com um monte de plug-ins.
Ai o pessoal pegou no pé no lance da edição visual, e eu mostrei o exadel. O problema é que o exadel provavelmente vai deixar de ser free, pois a red hat vai lançar o red hat developer studio.
Pessoalmente eu acho mais produtivo o netbeans e acabo por utilizar os dois. O problema do netbeans é não permitir que se altere o código gerado por ele, quando edito interfaces swing. Se bem que isso não atrapalha tanto assim.
Mas espero que continuem postando suas experiências, preciso melhorar meus argumentos.
[quote=oldairjesus]O problema do netbeans é não permitir que se altere o código gerado por ele[/quote]Exatamente pq vc não deve e nem precisa editar esse código, tem tudo nas propriedades como já foi comentado, se precisar de algo a mais, adicione um método seu e chame ao final no initComponents() que o Netbeans cria automático.
Cara eu sempre usei o NetBeans… e quando tentei usar o eclipse senti uma dificuldade enorme…
Em todo caso como disse um moderador num dia desses…o netbeans vem sendo bem construído e seu ambiente fica cada vez mais robusto…enquanto que o Eclipse não sai da “mesmisse”…
E alguém consegue apontar alguma vantagem em se utilizar o Jdeveloper?
Deixando claro que só usaremos o que é free, ou seja, sem adf e seus benefícios.
Temos servidores de banco de dados Oracle e Sybase. Eu li que com oracle o Jdev libera alguns poderes extras, mas parece que só com oracle. Isso procede?
Apesarde ser meio “lerdo” o trabalho escrevendo comandos (eu não uso plu-in pra editar a tela na base do mouse), com o tempo tu acabas habituado e consegue fazer um programa mais organizado.
Eu por exemplo escrevi umas classes nas quais já deixei prontos os modelos de JFrame e JINternalFrame, além de todos os outros componentes gráficos do SWING, então, eu customizei o código ao máximo (minhas clsses são todas EXTENDS das classes dos componentes originais).
Daí, para fazer a interface gráfica, eu escrevo código diretamente no Eclipse. Não é tão complicado quanto parece à primeira vista uma vez que se saiba de cabeça as coisas. Eu já acho natural visualizar a tela, como ela ficará, enquanto escrevo as coordenadas no setBounds, por exemplo.
Afinal, isso aqui é Java, não Delphi ou VB.
O problema é que tanto o NetBeans quanto o Eclipse com plug-ins geram um monte de lixo quando se faz a interface gráfica usando os editores visuais. E quando eu falo de lixo, falo de código que o programador não escrveu pessoalmente e que portanto não tem tantas condições de customizar.
Pareci meio hardcore? Talvez. Mas eu rendo bem programando sem usar ajudas gráficas (a não ser, claro, o sempre providencial help do Eclipse que ajuda a completar os comandos com aquelas listas de complementos possíveis).
falando não como programador mais como pessoa mesmo, que sabe que em relação a uma “equipe”, o individual deve ceder um pouco para o grupo, considero que a ide a ser usada no projeto deve ser a que os não acostumados com ela possam se acostumar mais facilmente.
em um caso deste, considero que o eclipse não seja o mais indicado por que os acostumados com outras IDEs teriam que se acostumar com esses tantos plug-ins existentes, enquanto que a migração seria mais facil no nb por exemplo.
em relação ao Jdev, eu nem opino pq não conheço.
claro que são validas as perguntas anteriores de “o que vcs vão usar?”
se for apenas codigo mesmo, não forem fica usando framework, como jsf, struts, algum de ambiente grafico como o matisse, o eclipse deve ser mais indicado ja que ai o mais importante é o editor de codigo (e segundo nossos amigos ai em cima, esse é o ponto forte do eclipse).
dexo claro que procuro ser imparcial nessa opinião, e não esqueço que sem querer eu posso não ter sido ja que gosto do nb.
Eu conheço o jdev…pesaaaado…
e um pouco atrasado… é lançado preview , preview e mais preview… nenhuma versão estável faz tempo…
Talvez quando lançarem o java 7, eles lançem uma versão estável pro java 6… isso que a figura roda com o java 5 e pode ou não compilar para o java 6… Naum gostei… prefiro o NB…atual…poucos bugs em comparação com o
JBugDeveloper
Broder, ambas são otimas, porem o Netbeans se destaca mais an parte grafica, e o Eclipse na edicao de codigo, sabendo que um pode fazer o forte do outro na boa.
Eu voto pelo clipse, pois é importante ter um código bem estruturado
Se for para Desktop, eu simplesmente desisti do Swing. E olhá que programei 3 anos em Swing. Consegui uma produtividade boa quando utilizei o SwingBean. Hj em dia, se fosse pra fazer um Desktop, faria em Air (Flex). Muito mais produtivo e bonito que Swing.
Eu estou usando o Eclipse há pouco tempo, por conta do Flex, pois decidi n ficar usando duas ferramentas distintas,
mas ainda prefiro o NetBeans, e n entendo qdo dizem q o editor de código do Eclipse é superior ao do NetBeans, mas
de qq forma, temos q usar não só o q nos agrada, mas o q dá mais produtividade e isso é relativo pra caramba.