Error em tabela no PostgreSQL!

Bom dia,
Não tenho muito conhecimento na área de banco de dados, hoje me deparei uma um situação nova para mim.
Tenho uma base de dados na maquina, ao acessa-la tanto pelo pgadmin ou mesmo através de um software em java, uma das tabelas acontece um erro e não consigo acessar os dados.

Mensagem de erro: ERROR: could not open file “base/16393/49155”: Invalid argument

Os restantes das tabelas estão funcionando normalmente, consigo consultar, alterar, inserir…

Alguém que tenha conhecimento nessa área poderia me ajudar a solucionar esse problema?

Desde já agradeço.

Dei uma pesquisada aqui na web e falam muito de falta de permissão ou no objeto ou na pasta caso essa tabela esteja em outro tablespace.
Pode ser também falta de espaço em disco.

Se não for nenhuma dessas alternativa acima… espero que você tenha backup da base.

@Krismorte
Antes de mais nada, gostaria de dar mais uma informações:
Houve duas quedas seguidas de energia elétrica, no dia 05/03, pela parte da manhã.
Andei verificando no log do postgres e realmente esse erro apareceu depois da queda de energia.
Tive pesquisando na web, encontrei algo sobre arquivo corrompido.

Minha dúvida é se eu consigo ao menos visualizar os dados…

Obrigado pela dica.

Eita pau!
Vamos la. Essa dica vem da minha experiencia com SQL Server (Sou DBA desse banco).

Na ordem de perca de dados inicialmente são corrompidos índices, chave primaria e por últimos os dados.
Então tente ir apagando os mesmo e veja se a tabela fica disponível.

Caso isso não seja possível a última esperança é que apenas uma linha pode estar corrompida, então faça consultas restringindo a quantidades de linhas pra vê o que é retornado.

Em SQL Server essas são as tentativas válidas, veja se isso serve pra você :smiley:

@Krismorte
Infelizmente no momento não consegui nada.

Não consigo excluir nenhum registro.
Tentei fazer consultar de diversas formas e nenhuma é executada, mesmo erro em todas:

********** Error **********

ERROR: could not open file "base/16393/49155": No such file or directory
SQL state: 58P01

Resumindo não consigo fazer nada com a tabela.
Notei que no diretorio …base/16393 o arquivo 49155 realmente existe.
Será que perdi esses dados?

A partir de agora não posso mais ajudar :frowning: