Erro quando vou criar uma conexão no sql_developer (Ora-12505)

Bom dia!!

Pessoal sou novo por aqui , pra ser sincero esse e o primeiro forum que participo , antes de qualquer coisa peço desculpas caso não esteja no lugar correto !

Pois bem Vamos ao problema(rsrs)

Realizei a instalação do Banco de Dado Oracle 11g XE, como manda o figurino , porém sou novo nesse mundo de banco de dados e estou usando o mesmo pra estudar , não consigo realizar conexão com ele, todas as vez que vou criar uma nova conexão dentro do sql_developer tenho um erro chamado ORA- 12505.

OBS: Já verifiquei se o banco esta de pé e se a porta esta ativa e está tudo normal.

Olá boa tarde , blz?

Vc já tentou conectar pelo SQL Plus para ver se tem os mesmos problemas ?

E quando vc entra pelo admin via browser está tudo correto?

Pelo que eu me lembro pra entrar no express via sql developer vc tem que ter um usuário diferente de system, pq n tem a permissão de conexão, ai o ideal é criar via browser.

[]'s

Bom dia Rafael

Então fiz os seguintes processos:

1. instalei novamente o oracle dessa vez sem o Developer , e nao consigo realizar conexão pelo sql plus:
  2. Alterei o arquivo sqlnet.ora SQLNET.AUTHENTICATION_SERVICES = (NONE) e não resolveu. Quando fiz esse processo ganhei dois novos erros( rsrsrs) deixou de ser o 12505 e surgiram os erros:
 ERROR:
ORA-01034: ORACLE not available
ORA-27101: shared memory realm does not exist
ID do Processo: 0
ID da SessÒo: 0 N·mero de sÚrie: 0

Imagens do processos q fiz junto com os arquivos.

Quando tento acessar via o ícone de Conceitos Basicos do Oracle.

OBS: TENHO O BANCO DE DADOS POSTGRE NESSA MESMA MAQUINA ISSO TEM ALGUMA INTERFERÊNCIA ?

ARQUIVOS ORA.

>  SQLNET.ORA

>  This file is actually generated by netca. But if customers choose to 
>  install "Software Only", this file wont exist and without the native 
>  authentication, they will not be able to connect to the database on NT.
>  SQLNET.AUTHENTICATION_SERVICES = (NONE)

> LISTENER.ORA

> SID_LIST_LISTENER =
>   (SID_LIST =
>     (SID_DESC =
>       (SID_NAME = PLSExtProc)
>       (ORACLE_HOME = C:\oraclexe\app\oracle\product\11.2.0\server)
>       (PROGRAM = extproc)
>     )
>     (SID_DESC =
>       (SID_NAME = CLRExtProc)
>       (ORACLE_HOME = C:\oraclexe\app\oracle\product\11.2.0\server)
>       (PROGRAM = extproc)
>     )
>   )

> LISTENER =
>   (DESCRIPTION_LIST =
>     (DESCRIPTION =
>       (ADDRESS = (PROTOCOL = IPC)(KEY = EXTPROC1))
>       (ADDRESS = (PROTOCOL = TCP)(HOST = WTSTID02.wct.local)(PORT = 1521))
>     )
>   )

> DEFAULT_SERVICE_LISTENER = (XE)

> TNSNAMES.ORA

> XE =
>   (DESCRIPTION =
>     (ADDRESS = (PROTOCOL = TCP)(HOST = WTSTID02.wct.local)(PORT = 1521))
>     (CONNECT_DATA =
>       (SERVER = DEDICATED)
>       (SERVICE_NAME = XE)
>     )
>   )

> EXTPROC_CONNECTION_DATA =
>   (DESCRIPTION =
>     (ADDRESS_LIST =
>     )
>     (CONNECT_DATA =
>       (SID = PLSExtProc)
>       (PRESENTATION = RO)
>     )
>   )

> ORACLR_CONNECTION_DATA = 
>   (DESCRIPTION = 
>     (ADDRESS_LIST = 
>     ) 
>     (CONNECT_DATA = 
>       (SID = CLRExtProc) 
>       (PRESENTATION = RO) 
>     ) 
>   )

Olá boa tarde.

Bom eu instalei aqui em uma VM para ver se eu conseguia reproduzir o erro, mas não.

Alguns palpites:

1 - Este é o nome do seu computador?

2 - O serviço está inicializado?

3 - Pelo que vc falou tb tem postgree em seu computador. Ele está iniciado na porta 1521?

[]'s

Boa tarde ,

Resposta aos Palpites;

1º Sim esse o nome da minha maquina , e que a mesma se encontra em um domínio por isso o nome meio estranho.

2º Sim o serviço esta inicializado segue print:

3º O postgre esta em porta diferente tbm !

Juro que eu nao sei mais oq fazer (rsrs).
Realizei o mesmo processo na minha maquina pessoal e o mesmo funcionou normalmente, aqui ja desabilitei anti-virus etc e nada. :cry:

Olá boa tarde.

Apenas um detalhe: esse nome da máquina está com o dominío?

Se sim, tenta tirar esse nome de dominio das configurações.

Outro teste que pode ser feito é trocar o nome do host e colocar “localhost”. Não estou com uma VM aqui para testar, mas n custa ^^

[]'s

Boa tarde Rafael,

E sim esse nome da maquina já com o domínio , tentei sem a parte do domínio, mais tbm não deu certo.
Então já realizei a troca do hostname da maquina, coloquei o IP direto e nada , troquei o nome de para localhost como vc falo mais sem sucesso tbm .

OBS: Desculpa se a resposta foi mais de uma vez e a internent aqui da deu uma oscilada justo quando estava respondendo acho que acabei enviando mais de uma vez a mesma resposta desculpa.

Como tinha dito anteriormente obrigado pelas sugestões de ajuda sei que isso requer tempo etc , agradeço por dedicar uma parte do seu tempo tentando me ajudar !.

Olá, bom dia.

Bom, sinceramente não sei o que pode ser, pois verificando os arquivos que vc mostrou e os que instalei estão iguais.
Um outro palpite são as permissões que vc tem no computador, pois como vc disse é um computador empresarial.
Outra sugestão seria ativar o serviço OracleJobSchedulerXE e reiniciar o computador para ver os efeitos.

Fiz teste com SQL Developer, SQL Plus e DBeaver e todos funcionaram.

Desculpa n poder ter uma ajuda mais eficiente.

[]'s

Bom dia Rafael,

Então tenho permissões de administrado , mais tbm não sei o que vem ocorrendo , ativei o serviço que você indicou mais sem sucesso tbm , acho que deve ser alguma coisa de permissão sei lá , de qualquer forma eu agradeço todo o respaldo que me deu.
Bom como e pra estudo fiz um ambiente em casa e deu tudo certo , mais de qualquer forma muito obrigado , vou deixar o tópico aberto por mais um tempo , vai que consigo achar a solução ou mais alguém tem uma sugestão diferente das que já realizamos.

Mais uma vez muito obrigado Rafael.

Att: Maike.