Erro de iniciante

Boa tarde,

Sou iniciante e estou com problemas ao tentar reproduzir a construção de um programa de controle de estoque do professor Neri. Consegui efetuar a conexão do formulário com o banco de dados, mas após conseguir efetuar a conexão o arquivo que contém a classe principal não está compilando e está aparecendo a seguinte mensagem de erro:
unreported exception java.sql.SQLException; must be caught or declared to be thrown…

esse erro aparece na linha

public void actionPerformed(java.awt.event.ActionEvent evt) {               
                    cadPecasActionPerformed(evt);
              }

O netbeans sugere duas soluções:

Add throws clause for java.seq.SQLException
Surround With try-catch

tentei as duas soluções, mas nenhuma resolve o problema…

Aí aparece mais essas informações:

Note: Some input files use or override a deprecated API.
Note: Recompile with -Xlint:deprecation for details.

Me ajudem, por favor!

Isso aí são somente warnings e não erros.

A sim, ok! Mas como posso resolver o problema?

Repetindo: isso não é um problema.

Isso é só um aviso de que você está usando classes e/ou métodos depreciados.

Se você vê isso como um problema, não utilize tais classes e métodos.

Se você simplesmente não quer ver a mensagem, anote sua classe com @SuppressWarnings("deprecation").

Acredito que você não leu todo o meu texto. Eu disse que o arquivo que contém a classe principal (tela principal do programa) deixou de compilar após eu fazer a conexão de um formulário qualquer com o banco de dados. E está aparecendo o seguinte erro: unreported exception java.sql.SQLException; must be caught or declared to be thrown… e esse erro está exatamente no método que chama esse formulário conectado a banco de dados. As informações que você cita do meu texto realmente não são o problema

Preciso de ajuda com o seguinte erro que me impede de executar a classe principal: unreported exception java.sql.SQLException; must be caught or declared to be thrown

É só tratar a exceção SQLException. Dentro do seu método cadPecasActionPerformed(evt);, englobe os métodos de manipulação do banco com um try e um catch para SQLException. Se vc postar o código, fica mais fácil mostrar onde deveria ficar.

Exemplo:

try {
    // acesso ao banco...
} catch ( SQLException exc ) {
    exc.printStackTrace();
}

Consegui resolver. Obrigado a todos!