Erro ao executar appletviewer

Olá galera, mais uma vez venho pedir socorro a vocês. No livro na qual estudo java cheguei em um capitulo onde aborda applets. Meu sistema é o fedora linux/gnu. Minha dificuldade é que não consigo executar o programa seguindo os exemplos do livro, pesquisei tutoriais na internet porem não consigo executar com sucesso. Tenho instalado o java 8. Mais quando tento rodar o programa recebo a mensagem dizendo que não tenho permissão mesmo executando como super-usuario. No livro o comando usado pra rodar o programa é esse “>appletviewer NomeArquivo.java”. Tentei executar o appletviewer diretamente da pasta /bin onde o programa fica localizado passando o caminho absoluto do arquivo.java que quero rodar porem não tive sucesso. E os videos no youtube são de publicações bem antigas na qual ensinam rodar no chrome, também tentei mais sem sucesso. Alguem com algum conhecimento mais atualizado que entenda e possa me ajudar? Desde já meu muito obrigado, comunidade muito top. Uma pequena observação, no livro o autor usa o terminal do Windows pra chamar o appletviewer e rodar o programa de exemplo.

Applets caíram em desuso em 2013 e foram completamente descontinuados em 2017 no Java 9.
Não faz sentido nem vale a pena estudar isso.

1 curtida

Obrigado pelo feedback… Deve ser por isso que os videos e publicações que encontrei sao tudo de 2013 pra baixo.

Sim, só pra entender, basicamente um Applet era um Panel AWT (ou JPanel do Swing) que podia ser embutido nas páginas HTML e rodar no browser, desde que houvesse um plugin instalado.