Como arrumar esse errro?
Não tem esse $ no comando. O correto é apenas:
java -version
O $ costuma aparecer nos terminais do linux, mas não faz parte do comando. Veja como é na minha maquina:
Não digitei esse $, ele já aparece no terminal. No linux, é comum vc ver dois símbolos e cada um representa uma coisa, veja:
-
$
: Significa que é um usuário normal que está logado no terminal. -
#
: Significa que quem está logado é um super usuário (root)
Agora o erro mudou, e significa que, ou o java não está instalado na sua máquina, ou não está devidamente configurado nas variáveis do sistema.
O que aparece qdo vc executa esse comando:
echo %JAVA_HOME%
E tb está no PATH?
Não, como é?
Nessa mesma janela, nas Variáveis do Sistema, tem a variável Path. Nela vc concatena o JAVA_HOME
. Basta vc adicionar no final do Path assim:
;%JAVA_HOME%/bin
Deu certo. Desinstalando o java jdk ainda consigo entrar no eclipser. Antes dava errro, por que agora não?
Foi mal, por hábito (pq uso o linux) usei a barra /
, mas como vc usa windows, a barra deve ser \
.
;%JAVA_HOME%\bin
Talvez ainda tenha alguma JDK instalada na sua maquina q o eclipse, de alguma forma, esteja reconhecendo.
Provavelmente. O instalador deve está baixando uma JRE exclusivo para o eclipse usar.
Tem como não instalar o jdk na instalação do Eclipse, pois quero usar a versão JDK 11?
Se me lembro, acho que dá para usar uma JDK existente usando o modo avançado do instalador.
Olha no canto superior direito da janela do instalador que vc irá achar o modo avançado.
Onde será que ele instala o java?
Não vou saber dizer onde é instalado.