Envio e recebimento de dados entre bases de dados offline

Procuro uma forma de aprimorar o envio/recebimento de dados entre várias bases de dados offline.
Atualmente, por força do legado da solução, utilizo rudimentarmente um arquivo .mdb (Access). Se por um lado tenho a liberdade de utilizar nele, comandos SQL e macros para recuperar informações; do outro, me custa a dependência em uma tecnologia antiga.
Indiscutivelmente, acho que a melhor forma, é partir para a solução utilizando arquivos .xml.

Minha dúvida é, se for o caso de utilizar .xml, terei liberdade suficiente para recuperar os registros, regravar as informações, etc?

Alguém já passou por isso para indicar alguns cuidados que deverei ter com esta escolha?

Desde já muito obrigado.

pq ñ migrar para um banco de dados?

Concordo com o PedruHenrik,

Será muito melhor utilizar um banco de dados, como o MySql por exemplo.

Já é utilizado banco de dados na unidade central. Estou falando da forma de transferência de dados entre unidades OFFLINE.

q tal um banco de dados offline?

att,

Qual é seu problema amigo?
O tipo do mecanismo de persistencia? Ou o tipo de comunicação que vc usa na integração?

Tente utilizar o HSQLDB.
Utilizei em meu TCC. Muito facil de trabalhar :wink:

Vou dar mais detalhes, tá dificil de entender ou tá difícil de expressar…

Possuo uma base de dados central (matriz) e 9 bases OFFLine (filiais). Em todas as bases utiliza-se banco de dados, não é essa minha dúvida.
No entanto, tenho informações que envio em forma de .MDB para as unidades OFFLINE. É essa forma que pretendo mudar.

Esta difícil de entender sim…
Posta ai sua arquitetura, como funciona, quem fala com quem e como.
Quais são os pontos positivos e negativos?
Dai vemos se podemos te ajudar com ideais para melhorar a solução :wink:

é uma boa.

ai vc pensa em uma maneira de transportar os dados quando estiver off.

ou com qualquer outro banco ne?
ficou off manda um “import.sql” e pronto.

att,