Entrando de Cabeça no Mundo Java (100% LEIGO)

Bem não sei por onde começar… mas vou ser bem curto e sem muitos rodeios.

Trabalho na area de TI tem uns 4 anos (estagios, contratos e CLT)…onde evolui de suporte tecnico a micro computadores…a “help desk” nivel 1o…2o… service desk…enfim analista de TI.

Não estou satisfeito com minha carreira…pelo menos pelo poco tempo que tive como experiencia na area de Infra… Certificacoes voltadas pra infra me encheram o saco… tenho uma boa bagagem em infra e experiencia.

Porem existe o outro lado…todos dizem q eu devia desenvolver…partir pra area de desenvolvimento em si…independente da funçao ou cargo.

Tenho uma boa base em linguagens como VB, C#… bons conhecimentos em SQL…mas nada se compara a algo que o mercado gostaria de pagar por meus conhecimentos nessas linguagens…

Missao: 1o - Aprender Java
2o - Tirar SCJP & SCJA ( Oq for mais facil e mais rapido de estudar eu tirarei)
3o - Migrar de area seja na empresa em que trabalho ou em outra.
4o - Queimar todos meus livros de Infra (MOC - MCP,MCDST,MCSA,MCSE & LPI-1 & CCNA)etc…
5o - Ganhar $$$$

Preciso de conselhos, dicas e ajuda. Vou seguir o que vcs do GUJ disserem; e a risca, bem quero ver se com essa consultoria eu terei um sucesso.

Estou aberto a mudanças e disposto ao extremo.

O que disserem eu farei.

PIMP ME!

[quote=vitorsv]Bem não sei por onde começar… mas vou ser bem curto e sem muitos rodeios.

Trabalho na area de TI tem uns 4 anos (estagios, contratos e CLT)…onde evolui de suporte tecnico a micro computadores…a “help desk” nivel 1o…2o… service desk…enfim analista de TI.

Não estou satisfeito com minha carreira…pelo menos pelo poco tempo que tive como experiencia na area de Infra… Certificacoes voltadas pra infra me encheram o saco… tenho uma boa bagagem em infra e experiencia.

Porem existe o outro lado…todos dizem q eu devia desenvolver…partir pra area de desenvolvimento em si…independente da funçao ou cargo.

Tenho uma boa base em linguagens como VB, C#… bons conhecimentos em SQL…mas nada se compara a algo que o mercado gostaria de pagar por meus conhecimentos nessas linguagens…

Missao: 1o - Aprender Java
2o - Tirar SCJP & SCJA ( Oq for mais facil e mais rapido de estudar eu tirarei)
3o - Migrar de area seja na empresa em que trabalho ou em outra.
4o - Queimar todos meus livros de Infra (MOC - MCP,MCDST,MCSA,MCSE & LPI-1 & CCNA)etc…
5o - Ganhar $$$$

Preciso de conselhos, dicas e ajuda. Vou seguir o que vcs do GUJ disserem; e a risca, bem quero ver se com essa consultoria eu terei um sucesso.

Estou aberto a mudanças e disposto ao extremo.

O que disserem eu farei.

PIMP ME![/quote]

SCJA é mais fácil. Mas se você quer aprender java, estude para a SCJP.

Entre em um projeto (ou invente um) em java. Se possível com Swing, JDBC e depois JSP. Esse é o basicão.

No way. Vende. Jogar fora livro eu acho sacanagem.

calma poh, nao eh bem assim, tudo depende de vc de quantas horas vai se dedicar por dia, etc

comece por aki mesmo pelo forum, va na aba de artigos e tutoriais, e comece pelo hello word, e o prazer java, para ir entendendo com as coisas funcionam, e quando tiver duvidas poste ae q a galera ajuda

quanto a seus livros, nao os queimes, entregue eles a uma faculdade, etc… mta gente busca materiais e
nao encontra

vlws

Você tem tudo isso? Eu tenho algumas dessas certificações (MCP, MCDBA, MCSA, MCSE, SCJP) e elas ainda me são bem úteis. Não queime suas pontes :stuck_out_tongue:

Minha estante aceita doações, quer meu endereço? :smiley:

Dica: Comece pelo HelloWorld, e vá avançando devagar, Java é uma linguagem limpa, com códigos organizados, porém precisa de atenção e dedicação.

Pow pessoal o Cara falow em queimar no sentido figura, ninguem e doido de sair queimando livro ou certificados :frowning: :evil:

Soh uma duivda vc quer ganhar mais grana né o seu salario atual mesmo com todos esses conhecimentos e tao assim pouco? pq acho q vai demorar alem do tempo de aprendiazado na linguagem o tempo de experiencia pra começar a ganhar bem mesmo com java

Entendo… ate porque eu paguei uma nota nos cursos… e o material eh o oficial…azulzinho e tal… profissa…
da pra ganhar uns 1.500 so pelos livros da M$

Sao cerca de 10 livros… é MOC de infra completo…mas ajudem-me a esquecer essa merda de infra…(palavrao pode aqui no forum? nao sei…qualquer coisa desculpem).

Mas enfim…Quero comecar uma jornada… sei dos desafios a vir… e estou disposto a enfrentar tudo…

Queria um roteiro… pois nao sei como comecar… minha disponibilidade financeira esta boa… entao se vcs me aconselharem livros ta ok.

tipo:

1o - Aprenda x
2o - Aprenda y
9999o - Aprenda java

Sei q nao existe uma receita…feijao com arroz…" faca isso e fique rico"…mas estou confiando minha disposicao em mudar meu futuro…nos conselhos da galera do GUJ… as referencias da galera sao otimas…e confio nas dicas e conselhos

isso ae

PIMP ME!

Bem o basico para aprender Java é saber OO é pelo visto vc ja deve conhecer pois sabe C#, entaum o que vc tem q saber e a linguagem java e suas particularidades. o que vai ser facil para vc que conhece c, entaum amigo, acho q o primeiro passo é começar a estudar para a certificação SCJP, a SCJA quase ninguem faz, para estudar para a SCJP o livro mais indicado e este http://www.livrariacultura.com.br/scripts/cultura/resenha/resenha.asp?isbn=0072253606&sid=0961962331052642499505074 como vc tem grana compre ele hj mesmo e ja aproveite e compre um voucher para esta certificação aproveita q ta na promoção voucher com retake :slight_smile:

Vitor,
Cara hoje se eu estivesse eu seu lugar faria o seguinte:

Planejaria um tempo de transição de no minimo uns 8 meses a no máximo 1 ano.

Começaria por livros que abordem noções de engenharia de software, analise orientada a objetos. É melhor aprender a pensar bem, antes de programar. Para você ter algum entendimento você gastaria um mês com leitura frequente, mas isso le ajudará na compreensão daquilo que você vai ler pra frente.

Caso seu nivel em OO seja ótimo, então vá programar.

Um bom percentual das boas vagas de TI acompanham um tal de inglês fluente ou avançado esse seria um ótimo diferencial, se você tem tempo vc pode começar com inglês que irá te ajudar muito.

Após vc ter adquirido alguma visão da area de desenvolvimento analise, vc ataca programação, leia livros inicialmente macetosos tipo “Use a cabeça! Java” e “Java como Programar” seria um bom começo.

Após uma leitura de alguns desses livros eu recomendo que você faça os cursos da caelum www.caelum.com.br, assine a mundo Java que vai te ajudar!

Quando você começar a ter noções um básicas de java, procure sem se aprofundar saber oq significa um framework, programação em camadas, design patterns. As siglas em java procure aprender tambem no começo oq significam pois te ajudaram em momentos que você esteja fazendo o curso, podem surgir siglas que te deixem confuso.

Após vc fazer os cursos da caelum tipo JAVA OO ou Certificação JAVA, faça a certificação SCJP que lhe será util.

Após a SCJP, procure entender J2EE, começe por servlets, JSP e vá pra EJB, depois frameworks, webservices.

Existem livros macete como o Use a Cabeça! Servlets e JSP que podem te ajudar nessa fase.

Seria bom um curso da Caelum para acompanhar essa fase.

Após isso eu creio que vc possa trabalhar em muitas empresas sem ter dificuldades.

Lembre-se o ingles é um plus, certificação outro plus e assim vc vai crescendo.

Espero que isso ajude!

Td de bom!

O segredo é não desistir quando der cabeçada na parede.

Acredite: Você vai dar muitas cabeçadas.

Good luck! =)

Amigo, tenho o roteiro perfeito para o seu caso…

Primeiro: Matricule-se em um curso de Java.

Segundo: Estude livros e tente iniciar uma aplicação própria.

Terceiro: Arrume um ESTÁGIO para ser programador Java e aprenda na prática com pessoas mais experientes.

Quarto: Durante o estágio, estude para SCJA (vai te dar um bom overview da linguagem) e depois, caso você passe, estude para SCJP com mais calma e depois faça a prova.

Resumo: Em menos de 1 ano acredito que você já esteja encaminhado!

Abraços e boa sorte!

Tenho uma idéia diferente pra treinamento cara.

Você já viu Star Wars? Pra virar um bom programador de verdade, não digo nem em java, mas em qualquer coisa. Você tem que fazer um treinamento quase como o verdadeiramente de um Jedi. Na verdade, prefiro a analogia Sith, pois você precisa literalmente se apaixonar pelo poder da programação, sonhar com coisas fodas de programação, etc.

Eu, quando estava aprendendo, sonhava com Strings, algoritmos, etc. Você tem que quebrar MUITO a sua cabeça, quebrar conceitos, morrer de estudar sem parar.

Eu não acho que valha a pena um curso java, se você tem um pouco de vontade. Um exemplo simples de estudo é: pega um projeto em Java (um JBoleto, por exemplo), dá um olhada em TUDO que tem nele, e tudo que voce nao souber, GOOGLEIE. Google é deus cara.

Be a Sith Master of coding. Sempre pense nisso, quase tatue isso na tua pele.

hehehehe

nossa, eu queria gostar tanto assim de programar.

no geral concordo contigo, ter um objetivo como por exemplo analisar ou criar um sistema para aprender sobre a linguagem é bem interessante.

ainda acho muito importante, dependendo dos recursos financeiros, se matricular em um curso e realmente se dedicar, pois o seu progresso será maior e em menos tempo.

O cara com M([A-Z]){3} cursos, analista, querendo ganhar bem mais, e querem que ele faça estágio… nessa vida não se regride.

Eu falaria p/ você continuar com C#, e quiser fazer Java, ainda fazer com um pé em C#. O motivo disso é o mundo infra do qual você vem, e essa é uma vantagem enorme.

há pouquíssimos desenvolvedores que conhecem infra à fundo, e uma pessoa especializada adaptar um programa à infraestrutura da empresa consegue tirar o máximo do programa. Um profissional assim é muito valorizado em empresas que querem manter um programa distribuido rodando, por exemplo, em grid/clusters, fail-safe, com máxima disponibilidade. Exemplos são o Submarino, Americanas.com, Google, qualquer que faça parte do e-Business.

Seguindo essa trilha você sairia p/ área de arquitetura de sistemas .NET, mas precisa ter um pé firme tanto em infra quanto em desenvolvimento.

No futuro eu vejo você ganhando horrores pra responder a pergunta do cliente “Tenho uma infra X, Y e Z, como desenvolvo a minha aplicação p/ tirar o melhor disso?”

[quote=vitorsv]

PIMP ME![/quote]

Você quer isto realmente? :shock:

vitor, não querendo te desanimar mas acho que a área de programação tem praticamente os mesmos problemas da área de infra, as vantagens que eu vejo na programação é que realmente paga mais - Java/.NET - além do que a pressão por prazos em infra são maiores normalmente…

.

[quote=natz][quote]

Minha estante aceita doações, quer meu endereço? :smiley:

[/quote]

Eu quero!!! :lol:

uma dica… não mude de area… se vc e da infra continui na infra evolua na infra… mudar de area sera jogar o seu conhecimento em todo este tempo em infra pro espaço… enquanto vc pode evoluir nesta area… onde o mercado tem oportunidades para quem manja…