Enterprise Architect x Rational Rose

Pessoas ja trabalhei com o EA e com o Rose e na minha opnião o EA está melhor visualmente e com mais funções porem nao consegui identificar uma forma de bloquear no EA a criação de objetos com mesmo nome fato esse que no Rose jamais é permitido independente do objeto e configuração portanto alguem conhece algum recurso para que o EA não permite a criação de duplicidade de objetos (boundary, control, entity, package) ocorrendo dessa forma desastrosa o mapeamento dos objetos?
Qual a ferramenta top hoje com tendencias para desenho de solução que nao são o EA e Rose?

Whiteboard?

Screenshots:

[quote=pcalcado]Screenshots:

http://www.flickr.com/photos/pcalcado/2203683654/[/quote]

Charmosos esses cards com marquinha “ThoughtWorks”… he he he… manda um pacote pra mim… Já os diagramas de vocês é bem pouco UML compliant… ha ha ha… espero que vocês se entendam nessas cores e linhas.

Respondendo ao javarei, o EA é uma boa ferramenta UML. Mande uma pergunta no fórum que eles respondem. Uso o EA a bastante tempo e não tive essa sua dificuldade. Agora o Rose é uma ferramenta que já deu o que tinha que dar… é UML 1.4, é pesada, é ruim. Se quiser ferramenta da IBM use o RSM/RSA. Mas prepare o bolso tanto pra software quanto pra Hardware.

Discutimos muito o uso da UML na lista UML-BR. Se você usa UML pra modelar talvez nem seja necessário uma ferramenta. Leia meu artigo “Modelagem Ágil” na MundoJava da edição passada. Ferramenta só se justifica se você manter alguns diagramas como artefatos. Eu particularmente modelo algumas coisas na ferramenta. Mas, nenhum dos meus últimos 10 projetos manteram mais do que 10 diagramas como artefatos.

Seria muito bom ter uma ferramenta leve, open-source, UML2 e dentro do Eclipse.